Turismo - Espanha

Espanha

Um dos países europeus de maior riqueza cultural, a Espanha é também um dos mais vibrantes, coloridos e, por que não, kitsch. Não à toa, nos últimos anos a Espanha superou a França como o país mais visitado do mundo por turistas.
As polêmicas touradas são internacionalmente conhecidas, mas o que nos ganha mesmo é a sofisticada simplicidade: praças, ruas, museus, igrejas, prédios, arquitetura, arte, comida, dança, festas, montanhas, praias, ilhas, peregrinação. E o povo, claro. Muito parecido com o brasileiro, você vai se sentir em casa.
Considere a similaridade da língua como um bônus. Quase 30 anos de ditadura (Franco) e eventuais atos de estúpida violência em nome de movimentos separatistas (que querem a independência do País Basco, no extremo norte) não tiraram a alegria de sua população, que é uma das grandes atrações do país. Autênticos, você já começa a desvendar a Espanha pelo cinema, com mestres como Luís Buñuel (O Discreto Charme da Burguesia), Carlos Saura (Cría Cuervos) e Pedro Almodóvar (Mulheres à Beira de um Ataque de NervosTudo Sobre Minha Mãe). Mais Espanha do que isto, só estando lá.
AcomodaçãoDiversão
ClimaLíngua
Comes & BebesSaúde
ComprasSegurança
ComunicaçãoServiços Consulares
DicionárioViagem
DinheiroVisto

 Cidades

ÁvilaMadriSalamanca
BarcelonaMálagaSan Sebastián
BilbaoMaiorca e Ilhas BalearesSantander
CádizOviedoSantiago de Compostela
CórdobaPamplonaSegóvia
Costa BlancaParc Nacional d’AiguestortesSevilha
Costa del SolParque Nacional de DoñanaTarragona
El EscorialPicos de EuropaToledo
GranadaPobletValência
Jerez de La FronteraRias BaixasZaragoza
LeãoRonda 

 Quando viajar

Agosto é o movimentado mês das férias espanholas. Espanhóis e milhões de turistas estrangeiros viajam para o litoral. Na Páscoa acontecem as fiestas mais importantes do país. Além disso, as temperaturas são mais suportáveis, principalmente no sul. A estação de esqui em Serra Nevada e nos Pirineus vai de meados de dezembro até maio.

 Organize sua viagem

A riqueza cultural das regiões e cidades espanholas pede uma viagem intensa, cruzando o país de norte a sul, do Mar Mediterrâneo à fronteira portuguesa. Madri é o centro geográfico e uma das mais excitantes capitais europeias. Barcelona é encantadora e imperdível, assim como as obras únicas de Gaudí. A região de Castilla-Leon, no centro-norte, é a maior do país, apresentando belas cidades como Salamanca, que tem uma das mais antigas universidades da Europa, Burgos, com a famosa catedral em estilo gótico, e Valladolid, a capital da região, onde dizem se fala o melhor espanhol castelhano. Ainda ao norte, as montanhas dos Pireneus, um bom local para trekking, e Pamplona, capital da Navarra, onde ocorre um dos maiores e mais polêmicos eventos na Espanha: a corrida dos touros pelas ruas da cidade, de 6 a 14 de julho. A região de Andaluzia, onde estão Sevilha, Córdoba e Málaga, ao sul, é a das mais visitadas. Entre os espanhóis, pontos turísticos são as ilhas Baleares - Palma de Maiorca, Minorca e Ibiza. Muito popular também é a Galícia e sua capital, Santiago de Compostela, ao noroeste do país, onde peregrinos do mundo inteiro percorrem o Caminho de Santiago desde a Idade Média.

Espanha (continuação)

Informações úteis

 Visto

Brasileiros não precisam de visto para permanência por até 3 meses.

 Serviços Consulares

Embaixada
Calle Fernando el Santo 6 - Madrid
Fone: 91 700 46 50
Fax: 91 700 46 60
www.brasil.es
Consulado-Geral
Av. Diagonal, 468, 2o - Barcelona
Fone: 93 488-2288
contato@brasilbcn.org
www.brasilbcn.org

Informações Turísticas

As Oficinas de Turismo oferecem mapas e frequentemente algum guia gratuito com informações gerais da cidade ou região. Estão localizados no centro da cidade, estações de trem ou aeroporto. Diferente de outros países europeus, os CIs da Espanha não estão autorizados a fazer reservas em hotéis, cabendo este serviço a agências especiais.

 Segurança

Cuidados mínimos evitam possíveis inconvenientes. Há muitos relatos de furtos e batedores de carteira nas grandes cidades, especialmente em Madri, Barcelona e Sevilha. Cuidado com sua carteira e pertences. Atenção para os seus pertences nos albergues. Os homens costumam ser galantes (piropos) com as mulheres nas ruas, mas sem maiores intenções.
Telefone de emergência: 091 para polícia em todo país; ambulância varia conforme o local.

 Saúde

Somente a Policía Nacional possui um mesmo número de telefone de emergência em todo o país. As listas telefônicas locais colocam os números de emergência na seção Servicios de Urgencia. Para emergências médicas, entre em contato com a Cruz Roja (Cruz Vermelha) ou vá ao pronto-socorro de um hospital (Urgencias).
Os farmacêuticos espanhóis podem aconselhar e, em alguns casos, receitar remédios sem necessidade de consulta médica. Quando não for uma emergência, o melhor é ir primeiro ao farmacéutico. O símbolo da farmácia é uma cruz iluminada verde e vermelha. As que ficam abertas durante a noite estão listadas nas vitrines de todas as outras farmácias da cidade.

 Clima

Temperado; no interior o verão é quente e o inverno é frio, com dias nublados. Na costa, o verão é um pouco nebuloso e mais agradável, e o inverno ameno. Em julho e agosto as temperaturas podem chegar a 450C em partes da Andaluzia. No interior, o inverno pode ser rigoroso, com chuva ou neve no norte e em Madri.

 Língua

A língua oficial é o espanhol, mas em algumas regiões predominam os idiomas locais, como o catalão (em Barcelona), galego (noroeste do país) e basco (em Bilbao). Você pode ter problemas com o inglês, pois não são muitos que o falam na Espanha. De qualquer forma, para nós, brasileiros, até para entrar no clima, o ideal é tentar a comunicação na língua deles, ou muito provavelmente no velho portuñol, aquele espanhol canastrão em que a maioria das palavras é em português com um esforçado sotaque español, no melhor estilo "duela a quien duela". Você sabe, o idioma é parecido e vale a pena fazer uma forcinha para voltar de viagem com, quem sabe, uma língua a mais.

 Dicionário

Eis um idioma em que dá pra você sair arranhando legal. Não se intimide em pedir aos espanhóis para corrigir a sua pronúncia.
Falo mal, mas sou educado
Oi - ¡Hola!
Tchau - ¡Adios!
Bom dia - Buenos días
Boa noite - Buenas tardes/noches
Por Favor - Por favor
Obrigado - Gracias
Desculpe - Lo siento
Com licença - Perdón
Sobrevivência
Sim - 
Não - No
Socorro - ¡Socorro! Ayude!
Quanto custa? - ¿Cuánto cuesta?
Onde fica...? - ¿Dónde está...?
Caro - Caro
Barato - Barato
Contando...
Um - Uno, una
Dois - Dos
Três - Tres
Quatro - Cuatro
Cinco - Cinco
Seis - Seis
Sete - Siete
Oito - Ocho
Nove - Nueve
Dez - Diez
Coisas e Lugares
Aeroporto - Aeropuerto
Água - Água
Albergue - Albergue juvenil
Banco - Banco
Banheiro - Cuarto de baño/servicios
Bebida - Bebida
Cerveja - Cerveza
Comida - Comida
Correio - Correo
Estação - Estación
Farmácia - Farmácia
Hotel - Hotel
Hospital - Hospital
Ônibus - Autobús/autocar
Praça - Plaza
Restaurante - Restaurante
Rua - Calle
Trem - Tranvía
A Semana
Segunda - Lunes
Terça - Martes
Quarta - Miércoles
Quinta - Jueves
Sexta - Viernes
Sábado - Sábado
Domingo - Domingo

 Dinheiro

Moeda: o euro substituiu a peseta espanhola, quando 1 euro = 166,386 pesetas.
Câmbio: bancos e casas de câmbio podem apresentar cotações e comissões variáveis. Vale fazer uma rápida pesquisa.
Bancos:  os bancos abrem usualmente das 8h às 14h, de segunda a sexta. Alguns, especialmente nas grandes cidades, abrem até 13h aos sábados, exceto em agosto. Há agências do Banco do Brasil em Barcelona e Madri, que funcionam apenas nos dias úteis. O cartão de crédito de maior aceitação no país é o Visa.

Espanha (continuação)

 Compras

Fazer compras na Espanha é uma atividade prazerosa, principalmente se o visitante souber conjugá-la com relaxantes pausas para o café. Em lojas pequenas, de administração familiar, há um caloroso atendimento aos clientes. Os mercados vendem artigos frescos e vinhos de boa qualidade podem ser encontrados em qualquer mercearia. Os trabalhos em couro ainda figuram como uma tradição do artesanato da Espanha, que também tem se destacado no setor de design, sobretudo em moda e decoração.
Feriados: muitos. Genericamente são: Ano Novo, 6 de janeiro (Dia dos Reis Magos), Páscoa, 1o de maio, 15 de agosto (Festa da Assunção), 12 de outubro (Dia Nacional), 1o de novembro, 8 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição) e Natal.
Horário Comercial: é difícil acreditar, mas a siesta é real - de fato os espanhóis dão uma boa parada para dormir à tarde. Em geral trabalham de seg/sex, das 8h30-13h30 e 17h-20h. Muitos museus também fecham entre 13h-14h; funcionam nos finais de semana, mas não nas segundas.

 Comunicação

Telefone: telefones públicos (teléfono público ou locutorio) funcionam tanto com moedas quanto com cartões (tarjetas telefónicas ou teletarjeta) e alguns até com cartão de crédito. As tarjetas são vendidas nos correios (correos) e bancas (estancos). Os números de telefone espanhóis são de 9 dígitos, devendo contar sempre com o código de acesso local.
DDI: 0034.
Correio: em geral abrem das 8h-14h e 17h-21h (sábado 9h-19h), mas alguns podem estender este horário e sem tirar o cochilo do almoço. Selos (sellos) podem ser comprados também em bancas. O serviço postal espanhol é bastante lento e, pagando mais, seu despacho pode sair mais rápido, como correo urgente (expresso) ou certificado (registrado).
Internet: cybercafés estão espalhados por toda a Espanha. É possível encontrar "máquinas de Internet" em pontos públicos como estações de trem, mas aí o negócio é consultar o e-mail rápido, quando elas estão funcionando, é claro.

Espanha (continuação)

 Viagem

O sistema de transporte espanhol é cada vez mais eficiente. Todas as principais cidades têm aeroportos e vôos de várias partes do mundo chegam a Madri e Barcelona, mas há outros aeroportos internacionais como Sevilha e Valência. Tanto a rede ferroviária como a rodoviária foram muito aperfeiçoadas nos anos 1980 e nos preparativos para as Olimpíadas de 1992. Os trens interurbanos mostram-se confiáveis, mas os ônibus são a opção mais rápida e frequente entre cidades menores. No interior, de transporte público limitado, é mais prático viajar de carro. Há serviços de ferryboat para as Ilhas Baleares e diversos portos do Reino Unido.
Avião: a Ibéria, empresa aérea espanhola, e a Tap oferecem várias opções de vôos, com ou sem escalas, entre Brasil e Espanha.
Trem: têm diferentes classes e horários, de modo que pode variar muito o preço da passagem para um mesmo destino. Em alta temporada espere vagões lotados.
Ônibus: são operados por várias companhias, criando uma rede mais extensa que a de trens. Os preços variam, compare sempre com os de trem. É a opção mais econômica para as cidades costeiras.

 Acomodação

A Espanha oferece uma variedade de opções de hospedagem, em diversos preços. No topo da escala estão as suítes de antigos castelos medievais ou palácios reais – muitos desses locais são paradores, luxuosos hotéis estatais. Em seguida, vêm os hotéis de praia e as mansões adaptadas. A alternativa econômica está nas hospedarias familiares (simples, mas confortáveis), os  hostals e os albergues. Hostal é a hospedagem típica da Espanha. Costumam ser como grandes apartamentos em prédios velhos e com pé-direito alto, ostentando quartos com pia para uma ou duas pessoas, com banheiros no corredor, e sem café da manhã. Não estranhe em encontrar velhas señoras e señores em estações marqueteando seus estabelecimentos. Os preços variam muito conforme a qualidade e localização e sempre podem ser barganhados, principalmente quando o local não está cheio. Grandes cidades como Madri possuem dezenas de hostales numa única quadra (muitos inclusive no mesmo prédio) e você pode entrar e olhar um por um se quiser.

 Comes & Bebes

O almoço (almuerzo) é a principal refeição dos espanhóis antes da nacional siesta. O jantar (cena), é servido até às 23 horas. Há uma grande diversidade de comidas típicas. Um dos pratos mais tradicionais, e que você não pode deixar de comer, é a Paella, arroz com açafrão, frutos do mar, verduras, e às vezes frango ou carne. Paella na Espanha, só na Espanha. Muito populares também são as Tortillas, uma omelete com batatas, cebolas e alho. Tapas são socializantes, ideal para comer em bares com amigos. São pequenas porções de comidas de diferentes tipos e tamanhos. Você encontra as empanadillas (atum e tomates fritos), boquerones (peixe frito), setas (cogumelos em molho de alho) e mejillones (mexilhões), entre uma grande variedade de frutos do mar e outras opções alimentícias. O Gazpacho é uma sopa de tomates, pepino e pimenta, servida frio, e por isso consumido basicamente no verão. Vinho e cerveja são bebidas comuns, mas o mais típico é mesmo a sangria, vinho tinto adocicado, misturado com frutas e outros drinks.

Espanha (continuação)

 Diversão

O povo espanhol orgulha-se de sua herança cultural. Assim como a tradicional dança flamenca e o verdadeiro drama em três atos representado pela tourada (corrida), os teatros e casas de ópera locais proporcionam um dos melhores modos de se aprofundar na cultura espanhola. Muitas atividades começam depois da meia-noite: adote a siesta vespertina para poder aproveitar a vida noturna do país. As regiões montanhosas, as áreas verdes e uma extensa costa oferecem um grande potencial para o contato com a natureza e para quem aprecia esportes.
Guias de programação: para quem entende espanhol, a mais completa publicação sobre o que acontece em Madri e Barcelona é o semanal Guia del Ocio (que sai na sexta-feira em Madri e na quinta-feira em Barcelona). Jornais diários como El PaísEl Mundo e ABC também têm suplementos semanais dedicados ao entretenimento. Editada em inglês, mensal e gratuito, a publicação In Madrid é encontrada em livrarias e pubs.
Temporadas e ingressos: a principal temporada de concertos e teatro na Espanha vai de setembro a junho. Em Madri, o modo mais fácil de comprar ingressos de teatro, concertos e ópera é pelo telefone: as empresas Casa Madrid e Tel-Entrada aceitam cartão de crédito e não cobram taxas pelo serviço. A agência TEYCI vende ingressos para a maioria dos eventos, mas cobra comissão de 20%. Outra agência que cobre diversos eventos é El Corte Inglês. Em Barcelona podem-se comprar ingressos de teatro nos bancos Caixa de Catalunya ou La Caixa. Os postos de turismo cuidam das vendas para eventos especiais. Em outras partes do país, informe-se no hotel ou no posto de informação turística. Geralmente realizadas entre o meio de março e o meio de outubro, as touradas têm ingressos vendidos sob reserva nas bilheterias (taquillas) da própria arena de touros.
Ópera e Zarzuela: uma visita à capital espanhola não pode Sr considerada completa caso não inclua uma noite na zarzuela, variedade de ópera cômica de Madri. As melhores produções são encenadas no Teatro de La Zarzuela. Outras opções são o Teatro Albéniz e o reinaugurado Teatro Príncipe – Palacio de las Variedades. Vários outros teatros oferecem esse tipo de espetáculo no verão. O melhor local para ver óperas internacionais e nacionais, incluindo as da companhia de ópera de Madri, é o Teatro Real de Madrid. O Teatro Calderón também sedia excelentes espetáculos de ópera moderna e música erudita. O Gran Teatre del Liceu, a ópera de Barcelona, sofreu um incêndio em 1994. Hoje funciona normalmente.
Teatro: entre as casa mais prestigiadas de Madri estão o Teatro de La Comedia e o Teatro Maria Guerrero: o primeiro encena clássicos de dramaturgos espanhóis; o segundo abriga produções estrangeiras e teatro espanhol moderno. O Teatro Muñoz Seca e o Teatro Reina Victoria são especializados em comédias. O Festival de Otoño (que reúne tanto peças clássicas como modernas) é realizado em Madri entre meados de setembro e meados de novembro. Em Barcelona o novo Teatre Nacional de Catalunya é o belo reduto da dramaturgia catalã.
Música Erudita: em Madri, as duas salas de concerto do Auditório Nacional de Música trazem espetáculos internacionais de música erudita. A Orquestra Nacional de España toca aqui regularmente. O recém-renovado Teatro Real de Madrid também abriga concertos eruditos. O modernista Palau de La Música Catalana, em Barcelona, além de uma das mais belas salas de concerto do mundo, tem acústica ímpar.
Touradas: a tourada, um espetáculo ainda muito apreciado em todo o país, não é para pessoas sensíveis. A Plaza de Toros de las Ventas, em Madri, é a mais famosa arena do mundo. Exibe corridas a cada domingo, na temporada de touradas. Durante as Fiestas de San Isidro, em maio, os embates são diários. Algumas das mais importantes corridas da Espanha são realizadas na Maestranza, arena de Sevilha, durante a Feria de Abril (feira de primavera realizada na quinzena posterior à Páscoa). Muitas cidades da Andaluzia têm suas próprias arenas: as melhores são as de Ronda, Córdoba e Granada.
Flamenco: forma musical característica, o flamenco tem suas raízes na cultura cigana da Andaluzia. Porém muitos dos expoentes dessa arte hoje estão sediados na capital. Em Madri, a Casa Patas ainda é o melhor local para conferir o poder genuíno do canto e da guitarra flamenca. Música e dança de qualidade estão no Café de Chinitas. O flamenco é exibido tarde da noite e as casas de espetáculo oferecem um pacote com jantar e show. Na Andaluzia, os visitantes assistem a belas performances nos tablaos (bares de flamenco) do Barrio de Santa Cruz, em Sevilha, e podem ouvir emocionantes canções em bares de outro bairro da cidade, Triana. Uma das mais famosas casas de flamenco em Granada situa-se nas cavernas ciganas de Sacromonte.
Cursos e atividades nas férias: todos os postos de turismo na Espanha podem fornecer detalhes sobre atividades para visitantes em férias. Cursos de culinária, vinhos e pintura, bem como excursões históricas e arqueológicas, são comuns. Amantes da natureza e alpinistas lotam os parques nacionais. Informações sobre cursos de língua espanhola podem ser obtidas no Instituto Cervantes.
Atividades ao Ar Livre: para informações sobre passeios a cavalo ou pônei na maioria das regiões, contate a Real Federación Hípica Española ou os postos de informação turística. Pequenas estradas em muitas partes da Espanha são excelentes para viagens de bicicleta, assim como para caminhadas. A Federación Española de Montaña y Escalada tem dados sobre escaladas e outros esportes de montanha. As estâncias mais procuradas para a prática do esqui são Vall d’Aran, na Catalunha, e Sierra Nevada, perto de Granada. Além da canoagem e do rafting, uma ampla variedade de esportes aquáticod pode ser praticada na Espanha. Os hotéis da costa alugam jetskis e equipamentos de windsurfe. Para mais informações sobre iatismo, procure a Real Federación Española de Vela. A Espanha tem diversos (e bons) campos de golfe e a Real Federación Española de Golf fornece endereços e informações adicionais. Na maioria das áreas turísticas há quadras de tênis com locação por hora. Agentes de viagem fazem programações especiais para aficionados: basta contatar a Real Federación Española de Tenis.
Brasileirada: talvez mais do que os portugueses e disputando com os italianos, os espanhóis sejam o povo mais próximo dos brasileiros. Descontração, informalidade, alegria, pessoas politizadas, de ideias e ações lembram o que temos de melhor. Muitos brasileiros, assim, moram por lá, favorecidos pela proximidade do idioma, e também do clima. Diferente de muitos países europeus, um brasileiro na Espanha não tem nada de mais, longe de ser encarado como um imigrante invasor ou uma rara e exótica espécie étnica do terceiro mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções