Turismo - Irlanda
Irlanda
A Irlanda é uma república situada nas ilhas britânicas, a oeste da Inglaterra. É também chamada de Eire, nome do país na sua língua tradicional, o gaélico.
O país ocupa aproximadamente 83% do território da ilha da Irlanda, onde a população católica é maioritária. Os 17% restantes formam a Irlanda do Norte (Ulster), de maioria protestante, que permanece vinculada ao Reino Unido.
O território irlandês abrange uma área de 70 284 km² (extensão menor que o estado de Santa Catarina). É um país independente desde 1916 (pertencia ao Reino Unido, e só teve sua independência reconhecida de fato em 1922).
A terra da antiga cultura celta – repleta de mitos, lendas e da famosa festa de São Patrício – é a terceira maior ilha da Europa. As paisagens de belos campos e chalés rústicos se harmonizam com a vida agitada das grandes cidades, como a capital Dublin e a vibrante Belfast.
O povo irlandês esbanja simpatia e alegria. Quase metade da população é formada por jovens que adoram cantar, dançar e contar piadas. Cultivam o rito dos pubs, considerados o centro da vida social dos irlandeses. U2, James Joyce e cerveja Guinness são algumas das delícias que os irlandeses nos presentearam e que você poderá conferir de pertinho ao visitar o país. A beleza local é encantadora e faz a experiência ser inesquecível.
A Ilha da Irlanda é conhecida como "Ilha Esmeralda" por ser muito verde devido às chuvas. Divide-se em República da Irlanda (ocupa maior parte do território) e a Irlanda do Norte. Na costa oeste irlandesa há colinas e montanhas baixas; já no centro do país, a superfície é relativamente plana, cortada por rios e grandes lagos.
![]() | Acomodação | ![]() | Língua |
![]() | Clima | ![]() | Saúde |
![]() | Comes & Bebes | ![]() | Segurança |
![]() | Compras | ![]() | Serviços Consulares |
![]() | Comunicação | ![]() | Viagem |
![]() | Dinheiro | ![]() | Visto |
![]() | Diversão |
Cidades
Dublin (capital)Cork
Galway
Limerick
Sligo
Waterford
Quando viajar
A Irlanda fica mais agradável no período de junho a setembro, quando o sol dá as caras e a temperatura oscila de 8 a 25 graus. No resto do ano, o país é frio e chuvoso, mas continua animado dentro dos pubs. Março é um mês especialmente indicado para visitar a Irlanda, já que nessa época são celebradas as festas em homenagem ao seu patrono, São Patrício (Saint Patrick, em inglês).
Organize sua viagem
Uma vez na Irlanda, deixe-se levar pela cordialidade e simpatia dos Irish. Na capital irlandesa, Dublin, você poderá desfrutar de uma boa pint de cerveja no lendário Temple Bar, comprar artigos de marcas famosas e passear por ruas de arquitetura georgiana. No restante da Irlanda, aproveite para visitar os castelos medievais e as abadias mais antigas, traçando uma rota histórica e cultural extraordinária.
Ao sul da ilha está Cork, uma cidade jovem e dinâmica que possui um grande legado cultural, cheia de estudantes e edifícios famosos, como o campanário de Shandon e a rua comercial St. Patrick. No leste da Irlanda, perto de Galway, também você sentirá a emoção à flor da pele ao visitar os penhascos de Moher, os mais altos e impressionantes do país. Não deixar de visitar cidades como Limerick, Shannon ou Bray.
Aproveite para escutar a música tradicional da Irlanda em algum pub, provar a cerveja negra mais famosa do mundo e degustar as especialidades da cozinha irlandesa. Descubra paisagens incríveis como The Burren ou o lago da Guinness. Caminhe por lugares pitorescos como Glendalough, o vale dos dois lagos e das sete igrejas.
Visite também:
Dublin
- Castelo Malahide
- Catedral de St. Patrick
- Four Courts
- Galeria Nacional da Irlanda
- Museu Nacional de Pinturas da Irlanda
- Museus Irlandês de Arte Moderna
- Galeria Nacional da Irlanda
- Hugh Lane Municipal Gallery
- Custom House
- Catedral de St. Patrick
- Four Courts
- Galeria Nacional da Irlanda
- Museu Nacional de Pinturas da Irlanda
- Museus Irlandês de Arte Moderna
- Galeria Nacional da Irlanda
- Hugh Lane Municipal Gallery
- Custom House
Cork
- Mercado Inglês
- Catedral de San Finbarr
- Edifício da Câmara Municipal
- Igreja de Shandon
- Fitzgerald Park
- Castelo Blarney
- Hospital mental (edifício da época vitoriana)
- Catedral de San Finbarr
- Edifício da Câmara Municipal
- Igreja de Shandon
- Fitzgerald Park
- Castelo Blarney
- Hospital mental (edifício da época vitoriana)
Galway
- Museu de Galway
- St. Nicholas Church
- Castelo de Aughnanure
- Arcos Espanhóis
- St. Nicholas Church
- Castelo de Aughnanure
- Arcos Espanhóis
Limerick
- Catedral de St. Johns
- Catedral de St. Mary
- Castelo do Rei João
- Pedra do Tratado
- Catedral de St. Mary
- Castelo do Rei João
- Pedra do Tratado
Irlanda (continuação)
Informações úteis
Visto
Brasileiros precisam de visto a turismo/negócios/estudos para permanência de até 90 dias na Irlanda. Entretanto, não é necessário solicitar o visto aqui no Brasil, de forma antecipada. Ele será solicitado no Departamento de Imigração da Irlanda.
- Visto a negócios: leve a carta da empresa em papel timbrado informando o motivo da viagem, período de estadia, nome e endereço da empresa a ser visitada.
- Visto a estudos: leve a carta de aceitação da escola, além de documentos que comprovem onde ficará hospedado durante sua estada na Irlanda (ou no período inicial).
Serviços Consulares
Embaixada da Irlanda em Brasília
Endereço: SHIS QL 12 Conjunto 05, Casa 09; Lago Sul - Brasília - DF
Telefone:(0xx61) 3248-8800
Site: http://www.embaixada-irlanda.org.br/
Endereço: SHIS QL 12 Conjunto 05, Casa 09; Lago Sul - Brasília - DF
Telefone:(0xx61) 3248-8800
Site: http://www.embaixada-irlanda.org.br/
Consulado da Irlanda em São Paulo
Avenida das Nações Unidas, 13.301
04578-000 - São Paulo –SP
Tel.: (11) 5506-8258
Fax: (11) 6838-3308
Email: hcisp@yahoo.com
Avenida das Nações Unidas, 13.301
04578-000 - São Paulo –SP
Tel.: (11) 5506-8258
Fax: (11) 6838-3308
Email: hcisp@yahoo.com
Embaixada do Brasil em DublinEuropa House, 5th Floor 41 - 54 Harcourt Street, Dublin 2
Tel.: (353 1) 475-6000 / 416-1202 / 416-1204
Fax: (353 1) 475-1341
Email: brasembdublin@brazil-ie.org
Tel.: (353 1) 475-6000 / 416-1202 / 416-1204
Fax: (353 1) 475-1341
Email: brasembdublin@brazil-ie.org
Segurança
A Irlanda é um país seguro, você pode caminhar à noite sem grandes preocupações pela maioria das ruas do país. No entanto, é sempre recomendável estar atento aos seus pertences, uma vez que a maioria das cidades europeias enfrenta problemas com relação à presença de carteiristas.
Saúde
O sistema de saúde na Irlanda é gratuito e razoavelmente eficiente. O nível de cobertura que cada pessoa recebe, entretanto, depende das suas condições financeiras - quanto menos ganha, mais assistência gratuita tem. A assistência médica gratuita costuma demorar muito. Listas de espera para indivíduos sem um seguro-saúde particular podem esticar-se por anos - até mesmo no caso de operações críticas, como do coração. Portanto, ter um seguro-saúde particular é extremamente importante.
Clima
As quatro estações climáticas são bem definidas na Irlanda. O inverno é frio, mas a temperatura não costuma ser menor que 0 °C; já no verão, a temperatura dificilmente passa dos 28 °C. Durante a primavera, as ruas e parques florescem de forma intensa e exuberante. No outono, prevalecem os galhos secos característicos da estação. A Irlanda é caracterizada por um clima oceânico, geralmente suave e chuvoso. Devido às correntes do Atlântico, pode chover até 275 dias ao ano em várias cidades do país.
Língua
O inglês e o gaélico irlandês (ou simplesmente irlandês) são as duas línguas oficiais da República da Irlanda. Na Irlanda do Norte, o inglês é a língua official. O ensino de irlandês é obrigatório nas escolas, mas o inglês domina a metrópole Dublin. É comum ouvir irlandês no interior do país, onde as raízes da língua são mais preservadas. Geralmente, nos lugares públicos as placas são escritas em inglês e em irlandês, como tentativa de manter a língua local ativa, embora não seja mais utilizada pela maioria das pessoas.
Dinheiro
Moeda: o Euro é a moeda utilizada na República da Irlanda. Já na Irlanda do Norte, a moeda é a Libra Esterlina.
Cartões: qualquer cartão de crédito que porte o símbolo Visa, MasterCard ou American Express é comumente aceito na Irlanda. Visitantes com outros cartões devem informar-se com antecedência ou verificar se o cartão é aceito no estabelecimento onde queiram utilizá-lo.
Horário de funcionamento dos bancos: normalmente, os bancos abrem de segunda à sexta-feira das 10h às 16h. Às quintas-feiras, ficam abertos até as 17h.
Irlanda (continuação)
Compras
A Irlanda é famosa não apenas por suas inúmeras atrações turísticas e belezas naturais, mas também por oferecer grande variedade de estabelecimentos comerciais aos visitantes.
Em Dublin, o City Center ocupa uma extensão de dois quilômetros. Em ambos os lados agrupam-se vários centros comerciais, onde é possível realizar todo tipo de compras. Para levar de lembrança, uma dica é comprar uísques irlandeses. Se preferir adquirir algo do artesanato local, recomendamos um jersey de Aran, cujos desenhos imitam as paredes de pedra das casas dos pescadores. Deixe-se seduzir pela rica variedade de tecidos de lã, chales, bonés, prata, cristalaria, bordados, antiguidades ou por uma boa quantidade de cerveja irlandesa.
As roupas em Dublin são muito mais baratas que no Brasil, principalmente nas liquidações de final de estação. As camisas de marca, por exemplo, que no preço habitual sairiam por 50,00 euros a unidade, acabam sendo vendidas nessas liquidações por somente 5 euros a unidade! Na Loja Penneys - que é a preferida dos brasileiros - você encotrará roupas e artigos indicados para aguentar as frias condições climáticas irlandesas a preços bem acessíveis.
Lojas de dois euros: é um paraíso para quem deseja comprar utensílios para casa, de higiene pessoal, guloseimas, etc. E tudo isso pagando apenas dois euros! Nesses estabelecimentos você poderá encontrar artigos como Nutella de 400g, adaptadores, caderno, xampus, entre outros. As lojas estão espalhadas pelo centro de Dublin.
Confira alguns dos shoppings populares da Irlanda:
* Blanchardstown Center
* Pwerscourt Center
* Dundrum Town Center
* Centro ILAC
* Centro Jervis
* Douglas Shopping Village
* Eyre Square center
* City Square
* Letterkenny Shopping
* Mahojn Point Shopping Center
* Blanchardstown Center
* Pwerscourt Center
* Dundrum Town Center
* Centro ILAC
* Centro Jervis
* Douglas Shopping Village
* Eyre Square center
* City Square
* Letterkenny Shopping
* Mahojn Point Shopping Center
Comunicação
Telefone: para fazer ligações para o Brasil, você deve discar: 00 55 + código de área da sua cidade + número do telefone desejado. Na Irlanda há várias companhias de celulares que oferecem promoções e descontos em ligações locais e internacionais. A operadora mais usada é a Vodafone.
Código DDI na Irlanda: +353
Código DDD em Dublin:1
Código DDD em Dublin:1
Correio: os correios na Irlanda são de preço acessível e oferecem serviços bem confiáveis. O valor da postagem de cartas, por exemplo, é de € 0,48 para Irlanda e € 0,65 para o resto do mundo. As agências funcionam das 9h às 17h30, de segunda à sexta, e de 9h às 12h aos sábados. A agência histórica General Post Office (situada na O`Connell Street) possui horários diferenciados.
Internet: a Irlanda disponibiliza conexão sem fio de internet dentro dos ônibus. Cada vez mais as companhias estão instalando o sistema para os passageiros – e sem cobrar nada. Conheça as principais empresas privadas que oferecem serviços de internet na Irlanda:
Magnet Media (empresa estadunidense)
É a empresa que disponibiliza o melhor serviço, mas também é a mais cara. O valor cobrado é alto porque a empresa utiliza cabos de fibra ótica (Atlantic Cable), que ligam os EUA à Irlanda. É bem rápida, pois você não compartilha o serviço com mais pessoas.
Eircom Next Generation (NGP)
Esse serviço também não é compartilhado. Além disso, você recebe uma linha de telefone. A conexão é de qualidade, quando cai, rapidamente é restabelcida.
UPC
Trata-se de uma empresa originalmente de TV a cabo que também utiliza ''fiber optic cable''. O serviço oferecido é rápido e caro, mas, como é compartilhado com muita gente, o sinal muitas vezes deixa a desejar.
É a empresa que disponibiliza o melhor serviço, mas também é a mais cara. O valor cobrado é alto porque a empresa utiliza cabos de fibra ótica (Atlantic Cable), que ligam os EUA à Irlanda. É bem rápida, pois você não compartilha o serviço com mais pessoas.
Eircom Next Generation (NGP)
Esse serviço também não é compartilhado. Além disso, você recebe uma linha de telefone. A conexão é de qualidade, quando cai, rapidamente é restabelcida.
UPC
Trata-se de uma empresa originalmente de TV a cabo que também utiliza ''fiber optic cable''. O serviço oferecido é rápido e caro, mas, como é compartilhado com muita gente, o sinal muitas vezes deixa a desejar.
Irlanda (continuação)
Viagem
Aeroportos
A Irlanda possui quatro aeroportos internacionais (Belfast City, Cork, Dublin, Shannon) e sete regionais (Derry, Donegal, Galway, Kerry, Knock, Sligo, Waterford). Dublin possui o aeroporto internacional mais movimentado do país, localizado a 10 km do centro da cidade.
A Irlanda possui quatro aeroportos internacionais (Belfast City, Cork, Dublin, Shannon) e sete regionais (Derry, Donegal, Galway, Kerry, Knock, Sligo, Waterford). Dublin possui o aeroporto internacional mais movimentado do país, localizado a 10 km do centro da cidade.
Avião
Viajar de avião na Europa pode sair mais barato e muito mais rápido que o trem. A competição entre as companhias é tão grande que o preço, muitas vezes, chega a ser duvidoso. As companhias mais populares e que possuem preços mais acessíveis são a Ryanair e a Aerlingus. Fique atento a promoções relâmpago que ambas costumam fazer, as passagens podem chegar a custar cerca de €10,00 ida e volta para outro país da Europa, com datas determinadas e compras feitas com antecedência. Você encontra essas passagens nos sites: www.ryanair.com e www.aerlingus.ie
Outras companhias aéreas: Aer Arann, AerVenture, Air Contractors, Aviajet, CityJet, ExpressJet Europe, Go-Air, Irish Airlines (Aer Lingus), Nex Aviation, Starair.
Viajar de avião na Europa pode sair mais barato e muito mais rápido que o trem. A competição entre as companhias é tão grande que o preço, muitas vezes, chega a ser duvidoso. As companhias mais populares e que possuem preços mais acessíveis são a Ryanair e a Aerlingus. Fique atento a promoções relâmpago que ambas costumam fazer, as passagens podem chegar a custar cerca de €10,00 ida e volta para outro país da Europa, com datas determinadas e compras feitas com antecedência. Você encontra essas passagens nos sites: www.ryanair.com e www.aerlingus.ie
Outras companhias aéreas: Aer Arann, AerVenture, Air Contractors, Aviajet, CityJet, ExpressJet Europe, Go-Air, Irish Airlines (Aer Lingus), Nex Aviation, Starair.
CarroConduz-se pela esquerda na Irlanda, o limite de velocidade é de 45 km/h nas zonas urbanas, 90 km/h nas estradas e 105 km/h nas autoestradas. Em algumas cidades é necessário adquirir uma licença especial para estacionar o carro no centro. A sinalização geralmente é boa e os sinais costumam estar escritos nas duas línguas: inglês e gaélico. O país está adotando o sistema métrico decimal em seus letreiros (brancos sobre fundo verde), os quais estão passando a conter informações sempre em quilômetros (em vez de milhas).
TremAs distâncias são curtas na Irlanda e as viagens de trem costumam ser confortáveis. A rede de trens no país chama-se Iarnród Éireann. Ao comprar seu bilhete, é possível adquirir bônus para vários dias.
Informações sobre horários e tarifas: http://www.irishrail.ie/home
Informações sobre horários e tarifas: http://www.irishrail.ie/home
BicicletaAndar de bicicleta na Irlanda faz parte da cultura; é, portanto, um prazer e uma prática muito popular. Habitualmente são organizados eventos, corridas e passeios ciclísticos no país. As paisagens irlandesas são ideais para a prática dessa atividade, além de o país ser bastante plano em comparação a outros países europeus. A Irlanda conta com centenas de ciclovias, onde o ciclista poderá desfrutar de rotas pelos prados verdes, por estradas rurais, fazendas e locais paradisíacos junto a lagos, por exemplo.
Transporte Urbano
Transporte Urbano
O transporte urbano público na Irlanda é muito eficiente. Em Dublin, existem três meios de transporte principais: ônibus, Luas e DART.
Ônibus (Dublin bus): o ônibus é o transporte mais comum.Você pode solicitar uma carteirinha de estudante e comprar bilhetes semanais, com os quais é possível fazer quantas viagens precisar. Para conseguir a carteirinha, basta ir ao escritório da Dublin Bus (situado na O’Connel Street) ou à Student Union da Trinity College Dublin (situada na College Green – Dublin 2). Os ônibus não têm cobrador e a tarifa só pode ser paga com moedas no valor exato ou com bilhetes que são vendidos em vários estabelecimentos pela cidade. Se o passageiro der dinheiro a mais, receberá um ticket com o valor do troco e precisará ir até o escritório da Dublin Bus para reaverr a diferença. Dificilmente você verá ônibus lotados em Dublin; os assentos para idosos são respeitados e há um compartimento de bagagem para passageiros recém-chegados de viagem.
Luas (Metrô de superfície): é muito rápido, mas as linhas cobrem poucas regiões da cidade. Nesse transporte o usuário não passa por catraca – basta entrar no trem quando ele parar na estação. Mas atenção: sempre há fiscais rodando pelos vagões e, se você for pego sem o ticket, terá que pagar uma alta multa. Não compensa tentar enganá-los.
DART (Trânsito rápido na área de Dublin): trata-se de um trem bastante confortável, cujos horários são pontuais e que não costumam estar lotados. É mais utilizado para o transporte a regiões distantes (inclusive praias), nas quais se demora bastante para chegar de ônibus.
Táxi: os táxis de Belfast, Cork, Dublin, Galway e Limerick têm taxímetro, mas em outras áreas você terá de combinar a tarifa com o taxista antes de iniciar a corrida. Se desejar, você poderá pedir um recibo da sua corrida, o taxista irá fornecê-lo sem nenhum problema.
Táxi: os táxis de Belfast, Cork, Dublin, Galway e Limerick têm taxímetro, mas em outras áreas você terá de combinar a tarifa com o taxista antes de iniciar a corrida. Se desejar, você poderá pedir um recibo da sua corrida, o taxista irá fornecê-lo sem nenhum problema.
Acomodação
Existem opções de hospedagem na Irlanda para todos os gostos. A maioria dos turistas prefere ficar em um tradicional "B & B" (Bed-and-breakfast) ou em uma pousada. Há ainda diversos albergues - opção bastante utilizada por jovens que buscam uma acomodação econômica - assim como os hotéis de luxo, destinados àqueles que, em nome do conforto, preferem gastar um pouco mais.
O padrão da hospedagem em geral é alto tanto na República, como na Irlanda do Norte. Mas o turista pode economizar um bocado de euros na Irlanda (ou libras esterlinas, na Irlanda do Norte) caso opte por hospedar-se em casas de família. Essa modalidade de hospedagem oferece também a oportunidade de um contato mais próximo com os locais, e é chamada de "bed-and-breakfast" (cama e café da manhã, em português).
Pousadas e Hotéis Bed-and-breakfast
Mesmo os bed-and-breakfast econômicos costumam ter banheiro individual, e se você pretende conviver com os irlandeses e visitar as atrações que eles curtem, essa pode ser a melhor opção. A maioria dos B&Bs e das pousadas são em casas de família. Muitas pousadas criadas para esse fim, com padrão similar ao de um pequeno hotel, foram construídas nos últimos anos. A comida nesses estabelecimentos limita-se geralmente ao café da manhã e, em áreas rurais, às vezes serve-se um high tea ao anoitecer, em vez de jantar. Muitos anfitriões se orgulham de seu café da manhã, que nos melhores B&Bs e pousadas costuma ser bem melhor do que nos hotéis. Além do tradicional café da manhã irlandês (bacon, ovos, salsichas, tomate, talvez cogumelos e pão de batata - servido com soda bread), muitos lugares oferecem outras opções, incluindo frutas frescas, peixe e queijos. Pão fresquinho ou scones (biscuits) e especialidades como pão de batata costumam ser servidos no café da manhã e no high tea.
Mesmo os bed-and-breakfast econômicos costumam ter banheiro individual, e se você pretende conviver com os irlandeses e visitar as atrações que eles curtem, essa pode ser a melhor opção. A maioria dos B&Bs e das pousadas são em casas de família. Muitas pousadas criadas para esse fim, com padrão similar ao de um pequeno hotel, foram construídas nos últimos anos. A comida nesses estabelecimentos limita-se geralmente ao café da manhã e, em áreas rurais, às vezes serve-se um high tea ao anoitecer, em vez de jantar. Muitos anfitriões se orgulham de seu café da manhã, que nos melhores B&Bs e pousadas costuma ser bem melhor do que nos hotéis. Além do tradicional café da manhã irlandês (bacon, ovos, salsichas, tomate, talvez cogumelos e pão de batata - servido com soda bread), muitos lugares oferecem outras opções, incluindo frutas frescas, peixe e queijos. Pão fresquinho ou scones (biscuits) e especialidades como pão de batata costumam ser servidos no café da manhã e no high tea.
Hotéis
Como a maioria das pousadas oferece padrões de conforto que competem com os dos hotéis, o custo de alguns deles pode ser difícil de se justificar. Como muitos hotéis têm ótimas instalações e costumam oferecer mais opções de lazer, é sempre bom perguntar sobre as promoções, especialmente fora de temporada. Se o preço estiver além de seu orçamento, tente negociar Uma solução mais econômica são os hotéis como o Jurys Inns (tanto na República como na Irlanda do Norte), que oferecem conforto sem serviço e cobram uma tarifa plana para quarto sem café da manhã.
Como a maioria das pousadas oferece padrões de conforto que competem com os dos hotéis, o custo de alguns deles pode ser difícil de se justificar. Como muitos hotéis têm ótimas instalações e costumam oferecer mais opções de lazer, é sempre bom perguntar sobre as promoções, especialmente fora de temporada. Se o preço estiver além de seu orçamento, tente negociar Uma solução mais econômica são os hotéis como o Jurys Inns (tanto na República como na Irlanda do Norte), que oferecem conforto sem serviço e cobram uma tarifa plana para quarto sem café da manhã.
Comes & Bebes
As refeições irlandesas geralmente são baseadas em carne, principalmente de gado, carneiro e porco. Os pães são deliciosos; alguns pratos típicos incluem bacon e repolho. Existe uma espécie de bolo de pão - chamado Barm Brack - e panquecas recheadas - chamadas Boxty. No entanto, a rainha da cozinha irlandesa é claramente a batata. Assada, no forno, cozida (com salsa) ou acompanhada com cebolas é um alimento consumido em todo o país. O peixe é outro dos manjares autênticos desse país marítimo. Salmão, truta ou lagosta podem ser degustados e preparados de inúmeras maneiras.
O café irlandês, embora seja solicitado em cafeterias do mundo todo, não é uma tradição na Irlanda, sendo geralmente servido em hotéis turísticos e restaurantes. Uma verdadeira tradição irlandesa, assim como para os demais britânicos, é o hábito de beber chá. Inevitavelmente, a cerveja - em todas as suas variedades e sabores - é a bebida por excelência. Guinness é a marca nacional.
Irlanda (continuação)
Diversão
Muitos eventos e festivais acontecem na Irlanda durante o ano todo. Como um país tradicional que é, a Irlanda é repleta de carnavais, desfiles e música!
Em fevereiro, acontece o Dublin International Film Festival, com centenas de filmes para todos os gostos. Em março, ocorre a comemoração do padroeiro da Irlanda, São Patrício, a qual vai além de simplesmente vestir-se ou pintar-se de verde. Atualmente, trata-se de um evento mais nacionalista do que propriamente religioso: uma celebração que afirma o orgulho de ser Irish.
O 17 de março tornou-se um dia de comemoração internacional, talvez pelo fato da grande emigração dos irlandeses no séc. XVIII, que foram criando raízes por todas as partes do mundo.
A Páscoa irlandesa é celebrada com desfiles, comidas típicas, shows de música e claro, muito chocolate! O Bloomsday acontece em junho, com teatros e saraus em plenas ruas de Dublin. Em setembro, a cidade de Cork sedia o seu Film Festival, enquanto Belfast, por sua vez, abriga o Folk Festival. Kinsale transforma-se para sediar o Ireland's Gourmet Festival, um espetáculo da gastronomia irlandesa.
Em novembro, acontece o Opera Festival em Wexford, um evento de amplitude internacional, que atrai turistas do mundo todo. No fim de ano, grupos de crianças, músicos e dançarinos realizam apresentações em áreas residenciais, para o deleite de todos aqueles que se enchem com o espírito de natal e ano novo.
Passeios
A Irlanda oferece inúmeras opções de passeios aos seus turistas. Visitar castelos antigos, conhecer a cultura irlandesa, beber uma Guinness, ver áreas costeiras espetaculares - isso tudo é parte de sua aventura no país. Algumas das principais atrações incluem Cliffs of Moher, que proporcionam uma das mais impressionantes vistas da Irlanda; Giant's Causeway, um conjunto composto por quarenta mil colunas de basalto, que são encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas; Newgrange, um cemitério construído por volta de 3.200 anos a.C.; Phoenix Park, o maior parque urbano fechado da europa, etc. Não deixe de conferir:
Guiness Storehouse: o lar da cerveja Guinness está localizado na capital irlandesa, Dublin. A Guinness Storehouse oferece um centro de visitação moderno e interativo, que conta toda a história da cerveja ao longo de seus 250 anos de vida.
Trinity College: fundada em 1592, a Trinity College é a universidade mais importante da Irlanda. Nela estão abrigados o famoso Livro de Kells (manuscrito medieval) e a Antiga Biblioteca (que abriga 200.000 textos antigos, bustos em mármore de estudiosos famosos, além da harpa mais antiga do país).
Temple Bar: é o bairro cultural de Dublin. Localizado no coração da cidade e caracterizado por suas ruas estreitas de paralelepípedo, é nele que estão alguns dos melhores restaurantes, night clubs e lojas diferenciadas.
Glendalough: Glendalough (do irlandês Gleann Dá Loch, que significa “Vale dos dois lagos”) é um vale localizado no condado de Wicklow, conhecido por suas belas construções monásticas do começo da idade média. Sua beleza já foi captada em filmes como “Excalibur”, “Rei Arthur” e “Coração Valente”.
Temple Bar: é o bairro cultural de Dublin. Localizado no coração da cidade e caracterizado por suas ruas estreitas de paralelepípedo, é nele que estão alguns dos melhores restaurantes, night clubs e lojas diferenciadas.
Glendalough: Glendalough (do irlandês Gleann Dá Loch, que significa “Vale dos dois lagos”) é um vale localizado no condado de Wicklow, conhecido por suas belas construções monásticas do começo da idade média. Sua beleza já foi captada em filmes como “Excalibur”, “Rei Arthur” e “Coração Valente”.
Ring of Kerry: trata-se de uma antiga trilha feita pela península de Iveragh no condado de Kerry. Ela cobre belas paisagens costeiras, montanhas e vilas de pescadores, passando por Killarney, Kenmare, Sneem, Waterville, Cahersiveen e Killorglin.
Connemara National Park: localizado no condado de Galway, este parque de natureza intocada tem 2.957 hectares e é uma mistura de lagos, pântanos e montanhas. Nele estão os Twelve Bens (Doze Pinos), uma pequena cadeia de montanhas formadas por sedimentos marítimos há 700 milhões de anos.
Connemara National Park: localizado no condado de Galway, este parque de natureza intocada tem 2.957 hectares e é uma mistura de lagos, pântanos e montanhas. Nele estão os Twelve Bens (Doze Pinos), uma pequena cadeia de montanhas formadas por sedimentos marítimos há 700 milhões de anos.
Galway: essa pequena cidade portuária está localizada no condado de Galway, no oeste do país, sendo conhecida como uma das regiões onde o Gaélico (Irlandês) ainda é falado por grande parte da população. Galway oferece diversos festivais e eventos durante o ano.
Giant’s Causeway: localizada no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, a Giant’s Causeway é uma das mais fascinantes formações geológicas do mundo. Erupções vulcânicas há mais de 60 milhões de anos formaram aproximadamente 37.000 colunas de peças hexagonais que se sobrepõem para compor uma paisagem única e mística.
Noite
Seja para relaxar após o expediente, para bater um papo com os amigos ou apenas para descontrair um pouco e beber uma cervejinha - de preferência Guinness, a cerveja mais conhecida da Irlanda - a noite do país desenvolve-se nos diversos pubs existentes. Atualmente, os pubs irlandeses encerram suas atividades mais tarde de quinta a sábado. No resto da semana, costumam fechar por volta das 23h30. As discotecas estendem-se até as 3h. Ao ir para as baladas, saia cedo de casa, por volta das 21h, porque lá pelas 23h estará tudo lotado e você correrá o risco de perder a festa. A maioria das casas noturnas em Dublin não cobram a entrada; portanto, sair pode ser uma opção bem em conta. Além disso, é uma oportunidade para você conhecer novas pessoas e praticar o inglês.
Além dos pubs, existem outras opções de diversão noturna em Dublin, como casas de shows e teatros. Os mais conhecidos são Abbey, Gaiety Theatre, Gate Theatre, Olympia e o antigo The Point, que foi reinaugurado com o nome de O2. Nesses lugares é possível apreciar apresentações de bandas e cantores internacionais, espetáculos de comédia, peças de teatro, óperas, dança, etc.
Praia
As praias da Irlanda atraem muitos turistas ao país. O litoral estende-se ao longo de 1.500 km, sendo cercado pelo oceano Atlântico e pelo Mar da Irlanda. Destaque para as seguintes praias irlandesas:
Brittas Bay Beaches (Wicklow): ao todo, são cinco quilômetros de praias repletas de dunas. Geralmente possibilitam a prática de diversas atividades esportivas.
Rossnowlagh (Donegal): praia bastante frequentada por surfistas. Boa ainda para a prática de windsurf e kitesurf.
Murvagh Beach: situada no noroeste da Irlanda, esta praia certamente é a que possui as águas mais quentes do país durante os meses de verão. Essa característica torna a praia bastante frequentada por famílias com crianças.
Silver Strand: trata-se de uma linda enseada com águas transparentes, cercada por falésias. Está localizada a cerca 6 km de Galway.
Neve
Na Irlanda pode ocorrer neve durante o período que compreende os meses de janeiro a abril. A neve da Irlanda não é indicada para a prática de esportes. Por isso, esteja atento às dicas a seguir:
Para os turistas, a neve pode parecer bonita e diferente, especialmente nos primeiros dias. No entanto, com o passar do tempo ela pode se tornar incômoda, já que fazer as pequenas tarefas do dia a dia ficam um pouco mais complicadas, uma vez que o chão torna-se extremamente escorregadio. Se precisar sair de casa, uma dica é verificar se os meios de transporte que servem a sua área estão em funcionamento. A partir daí, faça seu plano para chegar ao destino desejado e, caso isso não seja possível, não se esqueça de entrar em contato com a pessoa ou com o estabelecimento para onde você precisa ir e avise o que está acontecendo. Procure sair de casa com atencedência, já que andar na neve exige muito mais habilidade e consome mais tempo.
Natureza
A Irlanda é um país repleto de atrações naturais. Formado há cerca de 340 milhões de anos no fundo do oceano, o Burren é uma região extraordinária, localizada na costa oeste, esticando-se desde o norte de Clare até ao sul de Galway. A paisagem do Burren inclui extensas camadas de calcário cortadas por nascentes e lagos, onde cresce mais de 70% da flora irlandesa. Há ainda 500 fortes em ruínas e mais de 80 túmulos do período Neolítico.
Umas das belezas mais exuberantes e naturais da Irlanda são os Clifffs of Moher, penhascos da costa oeste do país que possuem 8 km de extensão e apresentam aproximadamente 220 metros de altura sobre o nível do mar. A caminhada aos Cliffs of Moher dura cerca de quarenta minutos. Ao chegar ao topo, podemos observar o quanto o mar é imenso e infinito.
O país possui mais de 1.448 km de costas espetaculares, rodeadas pelo Atlântico e pelo mar da Irlanda. A natureza irlandesa apresenta penhascos, águas cristalinas, praias de areia branca e inúmeras oportunidades para os amantes dos esportes aquáticos. Os lagos e rios da Irlanda estão cheios de espécies como o salmão e a truta, enquanto que em terra habitam numerosas espécies mamíferas, inclusive a lebre. Na ilha, existem cinco parques nacionais e setenta e cinco reservas naturais.
Comentários
Postar um comentário