Jornal Correio da Paraíba - Cidades - 22 de novembro de 2019

Cidades - Paraíba: Domingo, 22 de novembro de 2019 - B1

Feriado de Natal altera horário de funcionamento de shoppings e serviços

Estabelecimentos do comércio, repartições públicas, serviços de transporte público e shoppings das cidades de João Pessoa e Campina Grande devem ter seus horários de funcionamento alterados nas próximas segunda (23) e terça-feiras (24), e no dia do feriado de Natal (25). O Jornal da Paraíba preparou uma lista com os horários dos locais de maior procura nas duas maiores cidades da Paraíba. Confira abaixo:

Em João Pessoa
Shoppings

O shoppings de João Pessoa devem ter os horários de funcionamento diferenciado, variando de acordo com os serviços oferecidos em cada local em específico. A programação de cada local está detalhada abaixo:

Shopping Mangabeira

Segunda-feira (23): 9h até as 0h
Terça-feira (24): 9h às 20h
Quarta-feira (25): 13h às 22h (apenas área de lazer)
Shopping Manaíra

Segunda-feira (23): 9h às 0h
Terça-feira (24): 9h às 20h
Quarta-feira (25): 13h às 22h (apenas praça de alimentação, espaço gourmet, cinema, boliche, Game Station, Strike Bar e academia)

As lojas de ambos os shoppings fecham. As Lojas Americanas, Marisa e Riachuelo de ambos os shoppings também devem fechar.
Tambiá Shopping

Segunda-feira (23): 8h até as 21h
Terça-feira (24): 8h às 18h
Quarta-feira (25): Lojas, praça de alimentação e serviços fechados, exceto o cinema, que funciona de acordo com os horários das sessões
Mag Shopping

Segunda-feira (23): 10h às 23h
Terça-feira (24): 9h às 19h
Quarta-feira (25): 12h às 22h (praça de alimentação) e 13h às 22h (cinema)
Shopping Sul

Segunda-feira (23): 9h às 23h
Terça-feira (24): 9h às 18h
Quarta-feira (25): fechado, exceto o estacionamento

Shopping Pátio Altiplano

Segunda-feira (23): 10h às 22h
Terça-feira (24): 10h às 18h
Quarta-feira (25): fechado, exceto o estacionamento

Quinta-feira todos os shoppings funciona em horário normal
Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) informou que o comércio de João Pessoa deve funcionar normalmente até o próximo dia 24. Fica a critério das lojas estender o horário de fechar o estabelecimento, já que não existe um horário fixado para abrir as lojas.

Os lojistas também podem decidir se abrem ou não os estabelecimentos na quarta feira (25), dia de Natal, no entanto, se assim o fizer deverá conceder uma folga e pagar R$ 55 aos funcionários que trabalharão.

Quanto aos mercados, nos supermercados privados e hipermercados, o funcionamento é facultativo. Os mercados públicos e shoppings populares abrem na terça-feira e na quarta-feira alguns funcionam até meio-dia, outros abrem normalmente e outros fecham.

Repartições públicas

Tanto o Governo do Estado quando a Prefeitura Municipal de João Pessoa determinaram ponto facultativo nas repartições públicas. Entretanto, na véspera e no feriado os serviços essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros, serão mantidos, de acordo com as administrações.

VLTs

Na terça-feira (24), os veículos leves sobre trilhos (CLTs) irão operar em horário especial, das 04h30 às 12h12, e na quarta-feira (25), os VLTs não vão circular. O horário de funcionamento  desse transporte será o seguinte:

O último trem de João Pessoa para Cabedelo parte às 10h37
O último trem de João Pessoa para Cabedelo parte às 10h37
Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febreban) informou que as agências bancárias vão atender ao público em horário especial, das 9h às 11h. No dia 25, feriado de Natal, os locais estarão fechados, inclusive aquelas situadas nos shoppings e os consumidores podem ser atendidos em canais alternativos, como mobile banking, internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados)..

A segunda-feira (30) será o último dia do ano para atendimento ao público, com expediente normal para realização de todas as operações bancárias, ainda conforme a Febraban. As instituições financeiras não abrem para atendimento nos guichês internos no dia 31 (terça-feira), funcionando apenas os terminais de autoatendimento. O atendimento será retomado normalmente no dia 2 (quinta-feira).

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, internet e TV por assinatura) vencidos no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Justiça

A partir desta sexta-feira (20), o tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal no estado, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal, Procuradoria da República no estado, estão em recesso até o dia 6 de janeiro de 2020. Os órgãos citados devem funcionar em regime de plantão durante esse período, para os casos urgentes. O atendimento forense será retomado no dia 7. Os prazos processuais seguem suspensos até o dia 20.

Estação Ciência e Bica

Na terça-feira (24), a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes deve permanecer aberta, das 9h às 12h. No dia de Natal (25), devido ao feriado, o local não vai funcionar. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, deve funcionar das 8h às 12h, e no dia 25, o local fica aberto a partir das 12h, sendo possível entrar até às 16h.

Em Campina Grande
Repartições Públicas

A Prefeitura Municipal de Campina Grande decretou ponto facultativo no município no período entre os dias 24 a 31 de dezembro deste ano. As atividades destes locais retornam normalmente no dia 2 de janeiro.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entrou em recesso de fim de ano desde a última quinta-feira (19), e retoma as atividades administrativas no dia 2 de janeiro de 2020. Já a Universidade Estadual da Paraíba entrou em recesso nesta sexta-feira (20) e também retoma as atividades no próximo dia 2 de janeiro.

Comércio

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, José Coelho, informou que o comércio da cidade funciona normalmente na terça-feira (24), e na quinta-feira (25), os estabelecimentos ficam fechado, incluindo supermercados e hipermercados, com exceção das farmácias, padarias e postos de combustível que funcionam em regime de plantão, que funcionam livremente por ofertar serviço essencial.

Bancos

Na véspera de Natal (24), os bancos vão funcionar em horário especial, das 9h às 11h, conforme informações do Sindicato dos Bancários em Campina Grande. No feriado de Natal (25), os bancos vão ficar fechados e retomam o atendimento na quinta-feira (26). 

Shoppings

Os três principais shoppings de Campina Grande vão funcionar em horário especial a partir da terça-feira (24). No caso do shopping Luiza Motta, no bairro do Catolé, as lojas estarão abertas das 9h às 20h na terça (24), e ficará fechado da quarta-feira (25) até a quinta-feira (26).

Já o Partage Shopping, que também fica no bairro do Catolé, vai funcionar das 9h às 18h do dia 24, véspera de Natal, e a academia localizada no shopping fica aberta das 7h às 13h. As lojas, a praça de alimentação e os serviços do shopping ficam fechados no dia do Natal (25), mas o cinema fica aberto, conforme a programação estabelecida, e o resto dos estabelecimentos localizados no shopping voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (26).

O Shopping Cirne Center, localizado no Centro da cidade, abre normalmente na terça-feira (24), fecha da quarta-feira (25) e volta a abrir na quinta-feira (26).

B2

Boletim confirma 52 casos de sarampo de janeiro a dezembro na PB
De acordo com o boletim, dos casos confirmados, 18 são em crianças menores de cinco anos e 11 em adultos jovens de 20 a 29 anos

O boletim epidemiológico 6, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, na Paraíba, aponta que até a 50ª Semana Epidemiológica, encerrada no dia 14 de dezembro, foram notificados 331 casos suspeitos de sarampo, em 81 dos 223 municípios. Do total de notificações, 52 casos (15,7%) foram confirmados, sendo 183 descartados ( 55,3%) e 96 em investigação (29%). Dos 81 municípios com notificação de casos suspeitos, 17 apresentaram confirmação de casos.

De acordo com o boletim, dos casos confirmados, 18 são em crianças menores de cinco anos e 11 em adultos jovens de 20 a 29 anos, que respondem por 55,8% do total de casos confirmados levando em consideração a faixa etária.

No que diz respeito à vacina tríplice viral – protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – quando os dados são observados por município, percebe-se que, dos 223 municípios paraibanos, apenas 157 (70,4%) apresentam cobertura vacinal igual ou maior que 95%, até o mês de novembro. No entanto, a cobertura do Estado até outubro estava em 104,16%.

“As recomendações permanecem na manutenção de uma Vigilância Epidemiológica do sarampo nos municípios com equipes de investigação de campo para garantir a oportunidade adequada dos bloqueios e condução dos casos notificados, com oferta da vacina na rotina; busca das crianças menores de cinco anos para avaliação da caderneta e adultos jovens que tiverem viagens para municípios com surtos ativos, devem viajar com a caderneta em dia”, alertou a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

B3

Projeto vai promover jantar para moradores de rua; vídeo
Organizadores pedem que a comunidade doe de kits de higiene e alimentos.

O projeto Sopão da Madrugada vai promover um jantar no dia 26 de dezembro para moradores de rua, na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, em João Pessoa. O projeto entrega kits de higiene pessoal e, além de alimentar e higienizar, procura reinserir na sociedade as pessoas em situação de rua.

B4

Quatro trechos de praias estão impróprios para banho na PB
Relatório da Sudema traz a análise de balneabilidade de 68 trechos de praias em todo o estado, onde 64 estão liberados para banho normalmente

Quatro trechos de praias estão impróprios para banho e devem ser evitados. O aviso é a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), válido até sexta-feira (27).

Segundo a Sudema, estão impróprios os trechos que ficam nas praias de Tambaú, no fim da Avenida Ruy Carneiro; Cabo Branco, em frente à rotatória; Farol do Cabo Branco, em frente à galeria de águas pluviais; e Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá. Todos os trechos ficam em João Pessoa.

O relatório da Sudema traz a análise de balneabilidade de 68 trechos de praias em todo o estado, onde 64 estão liberados para banho normalmente.

A orientação geral da Sudema é que os banhistas evitem trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

B4

Morreu nesta sexta-feira (20) Antônio Lucena, ex-secretário de Justiça da Paraíba e fundador do Crescer – Encontro da Família Católica, em Campina Grande, aos 92 anos de idade. Conforme informações da Comunidade de São Pio X, fundada por Antônio, ele faleceu em casa vítima de um agravamento de doenças do trato urinário.

Antônio Lucena era jurista e ex-reitor da antiga Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne), atual Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antônio também foi Secretário Municipal de Administração, em Campina Grande, e presidente do Campinense Clube, além de ser professor universitário.

No ano de 1991 ele fundou a Comunidade de São Pio X, como parte do movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), na Paraíba. O Encontro da Família Católica, Crescer, foi criado há 23 anos e acontece dentro da programação do Carnaval da Paz, em Campina Grande.

O velório de Antônio Lucena está acontecendo na capela da Comunidade de São Pio X, localizada na Rua Afonso Pena, nº 61, no Centro de Campina Grande. O Vigário Geral da Diocese de Campina Grande, padre Luciano Guedes, deve presidir uma missa às 8h do sábado (21), no mesmo local onde ocorre o velório, e em seguida, o corpo de Antônio Lucena deverá ser conduzido ao sepultamento, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz.

B5 - Publicidade

Nenhuma descrição de foto disponível.

B6

Espetáculo do 'Natal de Todos os Povos' tem primeira apresentação em João Pessoa
‘A Vila’, inspirada no clássico ‘Os Miseráveis, será encenada na Cidade Viva.

Engenho produz cachaça com métodos tradicionais e maquinário secular Morre aos 92 anos Antônio Lucena, ex-secretário de Justiça e reitor da Furne, em CG

O ‘Natal de Todos os Povos’, da comunidade Cidade Viva, realiza nesta sexta-feira (20), às 20h, a primeira apresentação do espetáculo “A Vila”, no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa. Estão programadas outras duas apresentações, no sábado (21) e na noite de Natal, no dia 25 de dezembro, sempre às 20h.

A peça terá a participação de cerca 200 voluntários entre atores, figurantes, iluminação, corpo de baile, coral, orquestra, maquiagem, produção e direção. A história vai contar o nascimento de Jesus.

As três apresentações tem limite de 1.000 pessoas em cada sessão. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, por meio do site Sympla. O valor será de R$ 20 (inteira) e de R$ 10 (meia).

Miseráveis
A inspiração da edição este ano é clássico “Os Miseráveis”, mas dentro de um contexto bíblico. Segundo o diretor geral do Natal de Todos os Povos, Aldo Galdino, “a mensagem central do espetáculo, que é misto de encenações e de músicas, que vai contagiar as pessoas presentes, é de que a Vila pode representar qualquer vida, mas qualquer vida que se deixe ser penetrada pela luz de Jesus. Essa pessoa nunca mais será mais a mesma em qualquer lugar”, explicou.

A autoria do texto do espetáculo “A Vila” é das irmãs Eloísa Ramos e Layla Ramos, líderes e integrantes do Ministério de Louvor da Cidade Viva, com adaptação teatral pelo diretor Ícaro Rodrigues. A direção geral da 3ª edição do Natal de Todos os Povos da Cidade Viva levará mais uma vez a assinatura de Aldo Galdino, com quatro outros diretores de cena: Ícaro Rodrigues; Francisco Pontes; Tatiane Araújo e Amanda Caroline.

B7

Promulgada lei de prevenção ao uso de drogas nos campi da UEPB
Projeto de lei havia sido vetado por João Azevedo, mas aparece na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE)

Açude Velho recebe tratamento piloto de dessalinizador criado na UFCG Orquestra de Violões da Paraíba
da redação




Uma lei de prevenção ao uso de drogas ilícitas em universidades públicas da Paraíba foi promulgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).O governador João Azevêdo havia vetado o projeto de lei em outubro deste ano, mas a promulgação por sanção tácita da lei foi publicada na edição desta quinta-feira (19), do Diário Oficial do Estado.

Conforme a Lei, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), as universidades estaduais da Paraíba devem criar órgãos colegiados, compostos por servidores, docentes e discentes da instituição para discutir e implementar programas de prevenção do uso de drogas ilícitas nos campus universitários.

As atividades devem ser promovidas durante a primeira semana de aula e após o período de matrículas, ainda de acordo com o projeto. As programações incluem atividades educativas, abertas aos alunos e à comunidade, para prevenir o uso destas substâncias, e além destas, durante toda a semana, a disponibilização de orientações sobre riscos associados ao consumo de drogas será necessária.

Ao vetar o projeto de lei, João Azevêdo afirmou que a proposta da deputada era inconstitucional, e que a Universidade Estadual da Paraíba já trabalha com projetos de extensão, junto aos alunos de escolas públicas, voltados à temática. O governador ainda alegou que a UEPB possui atendimento psicológico gratuito, mas após o veto, a lei retornou à ALPB é deve entrar em vigor em um prazo de 180 após sua publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções