Jornal Correio da Paraíba - Cidades - 24 de novembro de 2019

Cidades - Paraíba: Domingo, 24 de novembro de 2019 - B1

Feriados de 2020: paraibanos vão ter seis feriadões oficiais em ano bissexto
Considerando o Carnaval, que não é feriado oficial, número sobre para sete folgas esticadas.

Com tantos feriados esticados, paraibano pode começar a programar folgas (Foto: Cácio Murilo/ MTur/ Acervo)

Os trabalhadores paraibanos vão ter seis ‘feriadões’ em 2020, todos feriados nacionais que vão acontecer em segundas ou sextas-feiras, colados com o fim de semana. Considerando o Carnaval, que não é feriado oficial, mas tradicionalmente é decretado como ponto facultativo, o número sobre para sete folgas esticadas. Importante lembrar que o ano é bissexto, ou seja, tem 366 dias – e o dia 29 de fevereiro, que só acontece a cada quatro anos.

Veja a lista completa dos feriados de 2020 abaixo.

Por outro lado, o 15 de novembro, também feriado nacional, vai cair num domingo, assim como o 11 de outubro, aniversário de Campina Grande e feriado municipal na cidade – data que costuma esticar a folga na cidade por ser colado com o 12 de outubro.

Folga quebrando a semana
Mas a conta segue com os feriados que caem entre terça e quinta-feira, a maioria contemplada no calendário local. O aniversário de fundação do Estado, por exemplo, é feriado em toda a Paraíba desde 2015 – antes disso, a data era apenas feriado municipal em João Pessoa.

Data tradicional na região, o São João é feriado municipal tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande, assim como a de tradição religiosa, o dia de Nossa Senhora da Conceição – data que, ao contrário do que muita gente pensa, não é feriado nacional. Já no Corpus Christi, data móvel prevista na liturgia católica e que sempre cai na quinta-feira, é feriado municipal em Campina Grande, mas apenas ponto facultativo na capital. Algumas datas religiosas, como 6 de janeiro (Dia de Reis), 19 de março (dia de São José), Quinta-feira Santa, Sábado de Aleluia, Domingo de Páscoa, Ascensão do Senhor, Pentecostes, Santíssima Trindade, dia de Santo Antônio (13 de junho), dia de São Pedro (29 de junho), Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro) e dia de Todos os Santos (1 de novembro), não são feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Não é feriado

24 e 25 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
26 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo)
28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
24 de dezembro (quinta): Véspera de Natal (ponto facultativo)
31 de dezembro (quinta): Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo)

‘Feriadões’

10 de abril (sexta): Sexta-feira da Paixão (feriado nacional)
1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
7 de setembro (segunda): Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
2 de novembro (segunda): Finados (feriado nacional)
25 de dezembro (sexta): Natal (feriado nacional)
Feriados no meio da semana

21 de abril (terça): Tiradentes (feriado nacional)
11 de junho (quinta): Corpus Christi (feriado municipal em Campina Grande e ponto facultativo em João Pessoa)
24 de junho (quarta): São João (feriado municipal em Campina Grande e João Pessoa)
5 de agosto (quarta): Fundação do estado da Paraíba, aniversário de João Pessoa e dia de Nossa Senhora das Neves (feriado estadual)
8 de dezembro (terça): Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá (feriado municipal em Campina Grande e em João Pessoa)
Feriados no fim de semana

11 de outubro (domingo): Aniversário de Campina Grande (feriado municipal em Campina Grande)
15 de novembro (domingo): Proclamação da República (feriado nacional)

B2

Black Friday: shopping, comércio e ônibus têm horário diferenciados em JP e CG
Polícia Militar também elaborou um esquema de segurança especial a partir deste quinta.

Feira das Pulgas Sudema seleciona voluntários para limpeza de praias no verão
Da redação




Foto: Rizemberg Felipe

A edição 2019 da Black Friday, nesta sexta-feira (29), vai alterar o horário de funcionamento de shoppings e provocar alteração no comércio de rua, em João Pessoa e Campina Grande. Devido a maior circulação de pessoas, haverá circulação de ônibus extras na capital.

A Polícia Militar também elaborou um esquema especial de segurança, principalmente devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, pagamento do estado e de prefeituras, além do saque do FGTS.

Quem for às compras, é preciso estar atento a possíveis fraudes e manipulação dos preços praticados pelos lojistas. O Procon-PB já autuou 18 estabelecimentos da capital e outros cinco autos de constatação foram notificados no primeiro dia da ação antecipada da promoção.

Nesta terça-feira (26), o Procon de João Pessoa divulgou mais uma pesquisa de preço dos principais produtos procurado pelos consumidores na Black Friday. A tabela tem mais de 800 itens que foram consultados em três períodos pelo Procon, em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais.

Até às 20h desta sexta-feira, o Procon-JP estará com plantão de atendimento para os clientes, inclusive no instagran @proconjp.

Confira as principais mudanças para a Black Friday em João Pessoa e Campina Grande:



Shoppings
João Pessoa

Manaíra Shopping – lojas, praça de alimentação e área de lazer abrirão às 10h e fecharão à 0h;

Mag Shopping – o horário de funcionamento das lojas e praça de alimentação será das 9h às 23h;

Mangabeira Shopping – lojas, praça de alimentação e operações de lazer abrirão às 10h e fecharão à 0h;

Shopping Sebrae – as atividades ocorrerão normalmente, das 10h às 20h;

Shopping Sul – o horário de funcionamento será normal, das 10h às 22h;

Shopping Tambiá – lojas e praça de alimentação abrirão das 9h às 23h.

Campina Grande

Partage Shopping – ficará aberto por mais de 24 horas. As lojas abrirão às 10h da quinta-feira (28) e fecharão às 23h da sexta-feira;

Shopping Cirne Center – lojas e praça de alimentação abrirão às 9h e fecharão às 19h;

Shopping Luiza Motta – lojas e praça de alimentação abrirão às 9h e fecharão às 20h.

Os horários dos cinemas seguem a programação de cada rede.



Comércio
Em João Pessoa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa e o Sindicato dos Lojistas do Comércio da capital informou que não há uma recomendação oficial sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos nesta sexta-feira. Segundo a CDL, fica a critério de cada lojista a decisão de fechar mais tarde ou abrir mais cedo as lojas.

Mesmo posicionamento também terá a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande. Segundo a CDL campinense informou que fica a critério de cada lojista a decisão de fechar mais tarde ou abrir mais cedo as lojas.



Mobilidade
Segundo o sindicato das empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa (Sintur-JP), nesta sexta-feira devido o Manaíra e Mangabeira Shopping funcionarem com horário estendido até meia-noite, o Sintur-JP vai colocar ônibus extras a fim de facilitar a volta para casa do público que vai aos shoppings.

No Manaira Shopping, as linhas 600, 1500, 5100, 5204, 5603 e 5605 farão viagens extras às 00h20. Já no Mangabeira, a partir das 00h40, os passageiros poderão contar com viagens extras nas linhas 302, 1500 e 9901.

Já a assessoria de comunicação da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande informou que não haverá um esquema especial para atender aos consumidores na sexta-feira.

Segurança
Para garantir a segurança e prevenir qualquer tipo de crime no dia, a Polícia Militar informou que vai atuar com a operação Cidade Segura, que terá reforço de mais de 950 policiais em todo o estado. Em alguns locais, as medidas de segurança já começarão a ser colocadas em prática ainda na noite dessa quinta-feira (28), por causa das filas que se formam em frente às lojas. Houve um mapeamento desses locais e as rondas serão reforçadas.

Na sexta-feira, o reforço policial deve tomar conta das ruas bem antes das lojas e bancos abrirem as suas portas. “Começa com as abordagens nos ônibus, nas paradas dos coletivos, a ocupação de pontos estratégicos e teremos também o auxílio de drones nesse trabalho”, detalhou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

A grande João Pessoa contará com quase 400 policiais de reforço e 92 viaturas. Em Campina Grande e região, a operação Cidade Segura mobiliza 304 policiais e 72 viaturas. No Sertão, são 279 policiais e 136 viaturas atuando na operação. Em todas as cidades, as áreas comerciais receberão uma atenção especial.

Orientações

Mesmo com o forte esquema de segurança que foi montado, as pessoas devem também ter alguns cuidados para contribuir com a prevenção, a exemplo de não dizer que está saindo para sacar dinheiro, não pedir orientação a estranhos, andar com a bolsa na frente do corpo e ter atenção no que está à sua volta, principalmente quando for acessar o celular para fazer comparativo de preço, atitude que é muito comum no dia. Em qualquer caso suspeito, a população deve acionar imediatamente um dos policiais que estiverem por perto ou ligar para o 190.

B3

Romaria da Penha: veja esquema de mobilidade e segurança para caminhada
Caminhada até o Santuário da Penha será realizado na noite deste sábado.

Foto: Rafael Passos

Os devotos de Nossa Senhora participam neste sábado (20) de uma caminhada ao Santuário da Penha, em João Pessoa. A previsão dos organizadores é que cerca de 500 mil fiéis participem da tradicional Romaria da Penha, que completa este ano 256 anos de realização. Para facilitar a mobilidade e assegurar que o traslado dos participantes ocorra em segurança, os órgãos competentes elaboraram um esquema especial que contará com a participação de mais de 2 mil profissionais. Confira:

Mobilidade urbana
A Romaria da Penha tem um percurso de 14 quilômetros que se inicia na Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) elaborou um plano de transporte e trânsito a ser executado neste sábado e nas primeiras horas do domingo (24) durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha.

No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir das 13h, uma faixa da Rua Nina Lima, no sentido Cemitério Senhor da Boa Sentença, para a montagem de um palco. A partir das 16h, haverá interdição parcial de um trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Avenida Tabajaras.

A circulação será impedida em uma das faixas no sentido Centro/bairros, permitindo o posicionamento dos trios elétricos. O aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida, a partir das 21h.

Bloqueios – Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde.

Um deles é a intersecção entre as avenidas Diogo Velho e João Machado. Com o seu fechamento, os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino e cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até a Rua Nina Lima, que permite o retorno às Trincheiras.

O segundo ponto é o cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras. Após o seu bloqueio, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado (23). Será permitida apenas a circulação de veículos que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

Transporte – Os fiéis que pretendem voltar para casa utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de 130 ônibus que circularão a partir das 4h saindo da entrada da Penha, na PB-008. Serão 60 veículos da Transnacional, que farão rotas para Mangabeira e Centro, e 70 da Marcos da Silva, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.

Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis “Federal”.  Os pontos de táxi também estarão na rodovia estadual, situados à direita do posto, no sentido Estação Ciências.

As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída dos veículos, bem como o embarque e desembarque de passageiros.

Segurança
Aproximadamente 1.500 homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos que compõem o Sistema de Segurança nas esferas estadual e municipal irão atuar durante a 256ª Romaria de Nossa Senhora da Penha.

A PM montou um esquema especial de segurança com 829 policiais militares e 108 viaturas atuando ao longo do trajeto e no entorno dele. A movimentação dos participantes será monitorada por câmeras e a corporação também usará drones para auxiliar o trabalho dos policiais. O policiamento estará atuando desde o início da noite, para garantir a segurança dos participantes desde a saída de casa, com reforço nos pontos do ônibus e em locais estratégicos. Ao longo do percurso, a PM estará ainda com 15 Pontos de Observação Policial (POP), duas plataformas e também de disciplinadores de público. A passarela da Avenida Dom Pedro II será interditada com a presença dos policiais do Canil.

O Corpo de Bombeiros Militar estará presente na Romaria da Penha com um efetivo de 238 homens e mulheres, 28 viaturas, 13 postos operacionais e dois postos de guarda-vidas, uma embarcação e sistema de monitoramento com drone, para atuar no combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, buscas e salvamentos, além de prevenções aquáticas e vistorias técnicas.

A Polícia Civil vai garantir reforço com plantão na 9ª Delegacia Distrital, no bairro de Mangabeira, que será responsável por todos os procedimentos ocorridos durante o evento. Além disso, estarão funcionando normalmente o plantão da Central de Polícia, no bairro do Geisel, para procedimentos em geral e a 12ª Delegacia Distrital, em Manaíra, para registro de Boletim de Ocorrência (BO).

As Delegacias da Infância e Juventude, de Atendimento Especializado a Mulher e de Crimes contra a Pessoa também estarão atuando normalmente, em regime de plantão. Ao todo, 20 policiais civis serão escalados a mais para trabalhar no dia do evento, com oito viaturas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também participou da coletiva, vai empregar um efetivo de 30 policiais e quatro viaturas, garantindo a segurança viária na BR-230 e nas alças do viaduto da Universidade Federal da Paraíba, atuando de maneira integrada com a Semob no fechamento e liberação das alças e evitando o acúmulo de pessoas na parte superior do viaduto. O Poder Judiciário será outra instituição a participar do evento, com 30 pessoas responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes.

O Samu contará com 12 profissionais atuando exclusivamente no percurso da romaria e a Guarda Municipal da capital vai atuar com 150 homens e mulheres.

Confira a programação religiosa:
Sábado (23) 

15h: Louvor e Recitação do Terço.

17h: Carreata de Nossa Senhora da Penha conduzindo a imagem até à Igreja de N. Sra. De Lourdes, de onde sai a Romaria.

22h: Romaria da Penha

23h: Louvor No Santuário da Penha.

Madrugada de sábado para domingo (24).

02h00: Acolhimento aos Romeiros no campo

03h30 Previsão da chegada da Imagem no Santuário. Missa Campal.

Celebrante Dom Manoel Delson (Arcebispo da Paraíba)

 

Domingo

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei

TEMA: Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz.

10h00: Celebração Eucarística

Celebrante: Monsenhor Nereudo Freire (Reitor do Santuário da Penha)

B4

Vai faltar água em 16 bairros de João Pessoa neste sábado e domingo
Segundo Cagepa, suspensão será necessária para manutenção preventiva.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai interromper o abastecimento de água, neste sábado (23) e domingo (24) em 16 localidades de João Pessoa. A suspensão no fornecimento, segundo a estatal, é para realização de serviços preventivos em reservatórios.

No sábado, o serviço o fornecimentos será suspenso das 6h às 23h, nas seguintes localidades da capital: Mangabeira (de I a VII), Cidade Verde e Jardim Cidade Universitária.

Já no domingo, também das 6h às 23h, ficarão sem água os bairros do Centro, Jaguaribe, Tambiá, Cordão Encarnado, Róger, Baixo Róger, Varadouro, Ilha do Bispo, Padre Zé, Alto do Céu, Porto de João Tota, Salinas Ribamar e Vem-vem.

De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, a suspensão no abastecimento de água será necessária para que equipes da Cagepa realizem, no sábado, serviços de manutenção preventiva no reservatório R-1 (que fica no Centro da capital) e, no domingo, serviços no R-7 (que fica em Mangabeira).

Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, que agora também atende ligações de celular.

B5

MEC lança aplicativo que serve de carteira de estudante
O aplicativo ID Estudantil poderá ser baixado no celular.

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira (25) o aplicativo ID Estudantil, uma espécie de carteira de estudante virtual que, a exemplo da fornecida pelas entidades representativas dos alunos, dá direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Para obter o documento é necessário, antes de tudo, que a instituição de ensino à qual o estudante está vinculado insira os dados dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Caso a instituição já tenha feito o cadastramento, caberá ao aluno baixar o aplicativo ID Estudantil no celular e fazer seu cadastro pessoal. “Os alunos que não conseguirem se cadastrar devem procurar suas instituições de ensino e pedir que elas se cadastrem junto ao MEC”, disse o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, durante a cerimônia de lançamento do ID Estudantil.

Segundo Lopes, 10.804 instituições já se cadastraram. Destas, 1.966 já começaram a enviar ao SEB as informações de seus alunos. As informações disponibilizadas constituirão um banco de dados nacional que subsidiará algumas das políticas públicas a serem implementadas pelo governo no setor da educação.

De acordo com o o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o custo do documento será de R$ 0,15 por unidade para o governo, mas será gratuito para o estudante. “Não cobraremos porque a estruturação dessa cobrança sairia mais cara do que o custo por unidade”, disse o ministro.

Ainda segundo Weintraub, documentos similares poderão ser fornecidos pelas instituições de ensino ou até mesmo grêmios estudantis. “Se for o caso, podem inclusive cobrar por isso. O que fizemos foi acabar com o monopólio e a exclusividade daqueles que sempre forneceram esse documento”, disse. “Se, ideologicamente, o estudante quiser, ele pode pagar quanto for pela carteirinha”, acrescentou.

Entidades
A abertura para que outras entidades – além da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – emitam esse tipo de documento está prevista na Medida Provisória 895, enviada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro.

Desde então, tanto a MP como a ID Estudantil têm sido criticadas pelas entidades representativas dos estudantes. Segundo o presidente da UNE, Iago Montalvão, trata-se de mais uma retaliação ao movimento estudantil. Montalvão disse que a principal  intenção do governo com essas medidas é “prejudicar o movimento estudantil, que fez as maiores manifestações contrárias a ele”.

Para o presidente da UNE, o governo que não sabe conviver com críticas e, por isso, faz declarações agressivas, ofensivas e caluniosas contra a UNE e as universidades. “Eles chegam ao ponto de dizer que a UNE é uma máfia; que as universidades plantam maconha e produzem anfetaminas; e que os alunos são vagabundos”, disse Montalvão à Agência Brasil.

Cruzamento de dados
A fim de prevenir fraudes, o MEC informou que fará cruzamento dos dados fornecidos por meio de aplicativos com as informações da Carteira Nacional de Habilitação e, no caso de estudantes que não têm CNH, com os dados fornecidos para o documento de identidade (RG).

“Inclusive a foto [inserida no cadastro via aplicativo] passará por uma checagem junto ao banco de dados do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito]. Quem não tem CNH terá de tirar uma foto do RG, frente e verso. Um algoritmo então vai comparar as fotos, de forma a dificultar fraudes”, explicou o diretor de Tecnologia da Informação do MEC, Daniel Rogério. “Pensamos também nos empresários: para eles, criamos o aplicativo ID Validade, que averiguará se o aluno está apto para receber os benefícios”, acrescentou.

O MEC alerta que, no caso de estudantes menores de idade, será necessária a autorização de um responsável legal, que deverá instalar o ID Estudantil no celular para, então, fazer o cadastro no qual informa os dados do menor.

Ainda de acordo com o o MEC, eventuais dúvidas sobre os aplicativos podem ser elucidadas por meio do site www.idestudantil.mec.gov.br.

B6

Campanha Natal Sem Fome 2019 já começou; Confira os pontos de arrecadação
Projeto pretende arrecadar 200 toneladas de alimento até o final de dezembro.

Campanha Natal Sem Fome tem ponto de coleta montado na praia de Tambaú, em João Pessoa — Foto: Divulgação - Rizemberg Felipe

A Campanha Natal sem Fome 2019, lançada no último sábado (9) está arrecadando alimentos para distribuir a 700 famílias carentes de toda a Paraíba. Conforme o Comitê da Ação da Cidadania, o projeto já arrecadou 10 das 200 toneladas de alimentos não perecíveis que pretende conseguir nesta edição.

Até este domingo (17), o Busto de Tamandaré, na orla da praia de Tambaú, em João pessoa, está com um ponto de coleta. No local, podem ser feitas doações das 8h às 17h, numa tenda localizada entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. As pessoas interessadas em realizar doações em João Pessoa também podem ir ao Parque da Lagoa até o dia 24 de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Já em Campina Grande, a coleta está acontecendo na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, até o dia 24 de dezembro, e em Bayeux será realizado o dia ‘D’ de arrecadação neste domingo (17). 

A ação do Natal Sem Fome em Bayeux tem início às 8h, e vai acontecer no bairro do Sesi. No local serão oferecidos pipoca, algodão doce e um parque de diversão para as crianças, além de serviços de corte de cabelo, depilação, atendimento odontológico, assistência social e avaliação arterial para os adultos.

B7 - Publicidade


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções