Jornal Correio da Paraíba - Concursos & Empregos - 22 de dezembro de 2019
Concursos & Empregos - Paraíba: 22 de dezembro de 2019 / J1
Empregos
Itaú Unibanco oferece 85 novas oportunidades para diversos estados
O Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do país. Para se candidatar às vagas, basta acessar o site da seleção e conferir os requisitos necessários.
O Itaú Unibanco surgiu em 1924, em Poços de Caldas (MG). Hoje, a empresa é considerada uma das maiores instituições financeiras no mercado brasileiro. Além da sede, em São Paulo (SP), o banco conta com mais de 30 mil unidades, presentes no Brasil e no exterior.
Atualmente, o Itau Unibanco conta com cerca de 90 mil colaboradores. Em busca de aumentar esse quadro, a empresa está com 84 novas vagas de emprego para os seguintes estados: São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO), Pará (PA), Bahia (BA), entre outros.
As funções são voltadas para diversos níveis. Para o cargo de Agente Comercial, algumas vagas nos estados de Santa Catarina e Paraná são voltadas para pessoas com deficiência (PCD). O candidato deve ser bom em comunicação, ter facilidade em lidar com pessoas e ter nível superior (cursando ou concluído).
Vagas de emprego – Itaú Unibanco
Confira algumas vagas de emprego no Itaú Unibanco:
Agente comercial;
Gerente de Relacionamento Empresas;
Analista – Engenharia TI;
Gerente de Relacionamento – Alta Renda;
Agente – Atendimento e Solução;
Jovem Aprendiz (6h);
Gerente Uniclass;
Arquiteto de Integração Sênior;
Analista de Comunicação Pleno;
Engenheiro de Software Sênior.
Para conferir mais vagas, basta acessar o site da seleção. Os interessados podem verificar os requisitos necessários para cada função e ainda encaminhar o currículo pelo próprio portal. É importante lembrar que as funções variam segundo o estado e além disso, qualquer vaga pode ser preenchida sem a necessidade de aviso prévio.
J2 - Cursos
Faculdade abre 740 vagas para cursos gratuitos; Inscreva-se!
Cursos são para áreas de comunicação, engenharia, gastronomia, fisioterapia, estética e negócios. Aulas acontecem em dezembro, janeiro e fevereiro.
A Faculdade UniMetrocamp Wyden abre 740 vagas para cursos de qualificação. Tanto as inscrições quanto as oportunidades são gratuitas. As atividades irão acontecer na cidade de Campinas (SP) e as atividades oferecidas incluem oficinas, workshops e palestras. Inscrições online.
Os cursos são para áreas de comunicação, engenharia, gastronomia, fisioterapia, estética, negócios e muito mais! As aulas acontecem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os locais das oficinas podem ser conferidos no site.
Confira o calendário de formações com respectivas datas e horários
Dezembro Formação e Horário
9 de dezembro, segunda-feira 8h – Gastronomia: Confecção de Panetones;
10h – Estética e Cosmética: Spa das mãos;
19h – Engenharia: Oficina de Robótica;
Dia 10 de dezembro, terça-feira 9h – Dança: Floorwork – exercícios e frases de movimento utilizando a relação gravidade-tensegridade;
18h – Negócios: Oficina de elaboração de perfil no Linkedin;
19h30 – Educação Física: Por que fazer Licenciatura além do bacharelado;
Dia 11 de dezembro, quarta-feira 9h – Dança: Expressões de Si e os Quatro Elementos – caminhos para uma dança integrativa;
19h – Comunicação: Linguagem Violenta e Ofensiva Diante da Imagem Corporal Feminina Contemporânea;
19h – Comunicação: Como Escrever E-mails Claros, Concisos e Corretos no Trabalho;
19h – Biomedicina/Saúde: O profissional da saúde no SUS;
Dia 12 de dezembro, quinta-feira 8h – Biomedicina/Saúde: Biomedicina na prática;
10h – Fisioterapia: Vivência em Fisioterapia Esportiva;
19h – Comunicação: Oportunidades e Desafios em Redação Publicitária e Copywriting;
19h – Comunicação: Direção de Arte na Fotografia;
19h – Psicologia: O que preciso saber para ser Psicólogo?;
19h – Biomedicina/Saúde: Biomedicina na prática;
19h – Pedagogia: Oficina de Libras;
20h – Fisioterapia: Vivência em Fisioterapia Esportiva;
Dia 13 de dezembro, sexta-feira 8h30 – Educação Física: 5 verdade para o(a) Personal trainer;
19h – Psicologia: Psicólogo Jurídico;
19h30 – Comunicação: Como cuidar das suas redes sociais;
Dia 16 de dezembro, segunda-feira 9h – Dança: Biomecânica na prática de ginástica e dança;
19h – Psicologia: Felicidade x Inveja: Como enfrentar este duelo?;
19h – Biomedicina/Saúde: Primeiros socorros – Os cuidados com as crianças nas férias;
19h – Comunicação: O Futuro do Mundo do Trabalho na Comunicação;
19h30 – Comunicação: Ética na Comunicação em Tempos de Redes Sociais;
Dia 17 de dezembro, terça-feira 10h – Tecnologia: Introdução à Lógica de Programação de Computadores;
19h – Psicologia: Doença Emocional – Como Evitar?;
19h – Comunicação: Oficina Prática de Stop Motion com Pessoas;
19h – Tecnologia: Introdução à Lógica de Programação de Computadores;
19h30 – Direto: Carreiras jurídicas: quais são as áreas de atuação para essa profissão;
Dia 20 de janeiro, segunda-feira 19h30 – Direto: Direito é para quem fala bem ou para quem pensa bem? A importância da leitura na argumentação jurídica;
Dia 1º de fevereiro, sábado 9h30 – Saúde: Como a Terapia Manual atua na Emergência do Esporte;
9h30 – Nutrição/Saúde: Emagrecer: saúde ou estética?;
10h – Saúde: Como a Dieta pode afetar a estética e a performance esportiva.
Inscrições
Para mais informações ou inscrições, os interessados podem acessar o site da faculdade, por meio do link (https://www.wyden.com.br/unimetrocamp/evento/cursos-de-ferias-201) Lembrando que as vagas são limitadas e podem ser esgotadas a qualquer momento.
J3 - Concursos
Concurso IBGE com 255 mil vagas será lançado em fevereiro
Chances para cargos de nível fundamental e médio para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador.
Concurseiros interessados em participar do próximo concurso IBGE já podem ir se preparando! Os editais com 225 mil vagas previstas devem ser publicados em fevereiro de 2020. O preenchimento das vagas é referente aos cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador.
Serão publicados dois editais, de modo que um abrangerá 29.678 vagas para as carreiras de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Ambas exigem nível médio e contemplam um salário de R$2.400.
O outro edital trará 196 mil vagas para recenseador cujo requisito é nível médio. O salário varia conforme a produção.
Sobre essa questão, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, informou que alguns cargos não terão mais concurso. Ou seja, o instituto não realizará seleção para as carreiras de supervisor e recenseador PA.
De acordo com portaria autorizativa, os dois cargos somam 5.404 vagas. Assim, ao eliminar essas carreiras, os futuros concursos do IBGE ofertarão cerca de 225.802 vagas temporárias, ao contrário dos 231 mil oportunidades, anteriores, previsto no aval.
Ainda sobre ponto, o coordenador já adiantou, em novembro, que, após estas seleções, será lançado o concurso para supervisor (call center) e codificador censitário com 124 vagas previstas. O nível de escolaridade exigido, assim como os salários não foram informados.
De todo modo, conforme a retificação da portaria autorizativa, todos os editais do concurso IBGE, para o Censo 2020, deverão ser publicados até maio de 2020. Veja a seguir a relação de cargos e próximos editais previstos:
IBGE realiza seleção com 2.658 vagas
Dentre as 234.416 vagas temporárias autorizadas, o Instituto já seleciona para 2.658 oportunidades. Tal edital foi publicado em setembro deste ano para realização do Censo Demográfico 2020.
No total, foram ofertados 1.315 vagas para o cargo de agente censitário operacional e 1.343 vagas para coordenador censitário de subárea.
O cargo de coordenador exigia além da escolaridade (nível médio), carteira de habilitação na categoria B ou superior. Já para atuação no cargo agente, era necessário apenas ter concluído o nível médio.
Aprovados neste certame receberão um vencimento de R$2.158 (agente) e R$3.558 (coordenador), já incluindo o auxílio-alimentação de R$458. Junto a isso, os contratados terão direito a auxílios transporte e escolar (para dependentes), assim como férias e 13º salário proporcionais.
Os candidatos já passaram por provas objetivas, aplicadas no dia 8 de dezembro, em diversos estados e municípios. No total, mais 161 mil pessoas foram convocadas
Ademais, a previsão de publicação do resultado final se dá no dia 10 de janeiro de 2020. Tal concurso terá validade de de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por mais um ano.
J4 - Estágio
Lojas Americanas lança seu Programa de Estágio 2020!
Contratados desfrutarão de descontos em cursos de instituições parceiras e em compras nas Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Que tal iniciar o próximo ano estagiando? As Lojas Americanas lançou seu Programa de Estágio em Loja 2020. Poderão participar estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias, Marketing e Publicidade e Propaganda com previsão de formatura de julho a dezembro de 2020 e que possuam disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.
As oportunidades estão disponíveis em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.
Os selecionados serão designados para atuarem em uma loja próxima à sua residência ou faculdade. Além do salário compatível com o mercado, os estagiários contarão com seguro de vida, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assim como descontos em cursos de instituições parceiras e compras em qualquer unidade da Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Com duração de um ano, durante o estágio os estudantes serão desafiados constantemente e desfrutarão de um programa de desenvolvimento, que inclui uma imersão por todas as áreas da loja com o objetivo de desenvolver habilidades de gestão, interação com as rotinas do varejo e trabalho em equipe.
Processo seletivo
Antes de tudo é necessário que os interessados se inscrevam no site da companhia e preencha todos os dados solicitados. Após essa etapa, os participantes passarão por triagem curricular, vídeo entrevista, teste de perfil, entrevista com área de Gente e Gestão e, por fim, uma entrevista presencial com os futuros gestores.
J5 - Trainee
Senior Sistemas recruta recém-formados para seu programa de trainee 2020!
Contratados poderão ocupar cargos de liderança, além da possibilidade de aproveitar as oportunidades de treinamento, capacitação e mentoria da empresa.
A Senior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de software para gestão está com seu programa de trainee aberto! Os contratos poderão aproveitar os treinamento, capacitação e mentoria em todas as áreas de negócios da empresa, além da possibilidade de assumir cargos de liderança.
“O Programa Trainee revela-se como uma das possibilidades de termos potenciais sucessores para cargos de liderança. Buscamos, através desse projeto, por pessoas que gostem de trabalhar em equipe, com diversidade de perfis e que sejam visionárias, sem medo de inovar. Esses são os líderes que buscamos para o futuro da Senior ”, explica o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco.
A oportunidade está aberta tanto para os colaboradores da Senior, como para o público externo.
Os candidatos serão avaliados a partir de desafios online e um fit cultural. Aqueles que forem aprovados nessas etapas, passarão por uma etapa presencial. Ao final de todas as fases, aqueles que forem considerados aptos, irão atuar no Programa Trainee Senior 2020, a partir de janeiro.
Requisitos
Para participar, é necessário possuir:
Conhecimento em inglês avançado;
Conhecimento em espanhol pode ser um diferencial;
Graduação completa, independente da área;
Residir em Blumenau durante o programa;
Disponibilidade para viagens.
Vale lembrar que o público externo deve ter concluído o ensino superior a partir de dezembro de 2016. Já os colaboradores da Senior, não há uma data de conclusão estipulada.
Salário e benefícios
O salário dos trainees não são divulgados. Por outro lado, os mesmos serão contemplados com benefícios como:
PPLR
Previdência privada
VR/VA
Plano de Saúde
Seguro de vida
Plano odontológico
ADR (Associação Desportiva Recreativa)
Inscrições
Interessados poderão se inscrever pelo site até o prazo de 4 de outubro para colaboradores da Senior e até 18 de outubro para o público externo.
J6 - Vestibular
Enem abolirá provas em papel até 2026, diz MEC
O modelo será aplicado no próximo ano e tem previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva. O modelo será aplicado no próximo ano e tem previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019.
As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação digital ou tradicional. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas. 15 capitais do país serão beneficiadas.
“[O Enem Digital] é o futuro que se abre”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Depois de 100 anos de provas sendo realizadas no papel, a educação brasileira aponta para o futuro e vai abrir processo para fazer o Enem em uma versão digital”, continuou.
Nova Versão
Com essa nova versão, o governo federal pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano. O processo seria feito por agendamento. A aplicação permanecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro. Os resultados serão divulgados de forma conjunta.
“Em 2020, teremos três aplicações do Enem. O Enem digital, para 50 mil pessoas, a regular em papel e a reaplicação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.
Há também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes.
Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões. Poderão ser usados vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.
Mudança progressiva
O Enem Digital será implantado gradualmente. O Ministério da Educação, por meio do Inep já se prepara para a aplicação piloto em 2020. Haverá o desenvolvimento/aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar.
Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas. Elas serão agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel.
De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas. Todas terão agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.
Em 2026, a versão em papel para de ser distribuída. O exame só será em formato digital. A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares. O processo seletivo será feito por agendamento, em todo o país. A reaplicação também será em modelo digital.
Capitais
Confira as capitais que receberão a prova em formato digital em 2020:
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Brasília (DF);
Campo Grande (MS);
Cuiabá (MT);
Curitiba (PR);
Florianópolis (SC);
Goiânia (GO);
João Pessoa (PB);
Manaus (AM);
Porto Alegre (RS);
Recife (PE);
Rio de Janeiro (RJ);
Salvador (BA);
São Paulo (SP).
J7 - O que faz
O que faz um Procurador do Estado?
O profissional é um advogado do Governo do Estado. É possível se tornar um através de concurso público e o salário é maior que 15 mil reais
Um Procurador do Estado é um advogado concursado na Procuradoria Geral do Estado (PGE) que representa o Governo. A função do procurador é defender os interesses do Estado e fazer a assessoria das ações da governadoria.
Sendo assim, o Procurador do Estado é aquele que advoga em causas de interesse público, que podem beneficiar toda a população. Por causa disso, a profissão é classificada como essencial na Constituição.
O que faz um Procurador do Estado?
De acordo com o artigo 132 da Constituição Federal de 1988, a representação judicial e a consultoria jurídica dentro das unidades federativas é responsabilidade dos Procuradores dos Estados.
É o Procurador do Estado que pode mover uma ação judicial de despejo de ocupantes de um prédio público ou contra uma empresa inadimplente com os impostos.
Além disso, os Procuradores dos Estados podem supervisionara legalidade dos serviços internos da Administração Pública. Assim, a população pode recorrer à PGE para denunciar atos prejudiciais de servidores do Governo do Estado.
O trabalho de um Procurador do Estado deve ser norteado pela defesa do interesse público, pelo acompanhamento de ações focadas no bem-estar social, e também os interesses do Governo, em geral de caráter patrimonial.
Rotina de um Procurador do Estado
Dentro de algumas Procuradorias Gerais dos Estados, os Procuradores são divididos entre contencioso tributário, contencioso jurídico e contencioso geral. A categoria em que o profissional se encaixa influencia muito na rotina.
De forma geral, o dia a dia é composto por reuniões, acompanhamento de processos e confecção de documentos, entre outras atividades. Além disso, o estudo continua sendo essencial para auxílio nos casos.
Requisitos para ser um Procurador do Estado
Para poder ser um Procurador do Estado, é necessário ter curso superior de Direito e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma exigência determinada em Constituição.
Também podem existir mais requisitos, dependendo do Estado. Em alguns, por exemplo, é necessário ter tempo de prática jurídica.
Quanto ganha um Procurador do Estado?
O salário de um procurador estadual varia de um Estado para o outro. A média dos ganhos iniciais fica entre R$ 15 e 20 mil. Em alguns lugares, o salário de um Procurador do Estado passa de 25 mil reais.
J8 - Carreira e Profissões
PJ ou CLT: Você sabe a diferença?
CLT e PJ são termos do cotidiano, mas você sabe o que significam? Confira o que é cada modo de trabalho e as vantagens e desvantagens de cada um.
Atualmente, cerca de 12 milhões de brasileiros estão desempregados. Entre os ocupados, estima-se que 41% esteja na informalidade, com empregos precários e sem registro em carteira. Além disso, em 2017, a reforma na legislação trabalhista foi aprovada e a reforma da previdência também é encaminhada para a aprovação.
Todos esses fatos têm forçado mudanças no mercado, resultando em reflexões sobre as formas de trabalho. Dentro das dúvidas, surge a questão entre ser PJ ou CLT, ser empregado ou prestador de serviço. Para além de assumir uma nova categoria de trabalho, também surgem incertezas sobre as diferenças legais e a mentalidade envolvida nessa mudança.
Confira detalhes e possibilidades entre as duas formas de contratação para que você possa decidir qual modelo seguir.
O que é CLT?
CLT é a sigla para Consolidação das Leis de Trabalho. A legislação surgiu no dia 1º de maio de 1943. A data marca a primeira regulamentação da relação entre empresas e trabalhadores, sendo considerada um avanço para a sociedade brasileira.
As Leis de Trabalho são o que garantem a existência da carteira de trabalho, previdência social, salário-mínimo, décimo-terceiro e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Esses direitos são válidos em todo o país e devem ser aplicados de forma igual a todos os tipos de profissionais.
A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe algumas mudanças, especialmente em relação a terceirização, home office e flexibilização da jornada diária. Mesmo com a flexibilização de alguns pontos, trabalhador CLT continua tendo algumas vantagens em comparação ao PJ.
Vantagens e desvantagens da CLT
A principal vantagem da CLT são os benefícios, como férias remuneradas e seguro-desemprego, que são garantias dadas pela legislação ao trabalhador. Além dos benefícios garantidos por lei, o trabalhador pode ter acesso a outros benefícios complementares pela empresa, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.
No entanto, essa vantagem também é uma desvantagem. Os benefícios são a causa das deduções na folha de pagamento, na qual o valor recebido é bem menor que o valor registrado de carteira. Aproximadamente, 1/4 do salário é descontado para garantir benefícios.
Outra grande vantagem do regime CLT é a estabilidade. Ser contratado por uma empresa com carteira assinada significa que o empregador acredita na permanência do empregado na empresa, visto que demissão gera custos a empresa.
Contudo, a estabilidade proporcionada pelo emprego fixo também representa menos flexibilidade. O CLT precisa cumprir a jornada de trabalho, geralmente de oito horas por dia. Além disso, maior parte também precisa trabalhar nas instalações da empresa, pois as regras da lei para home office no regime CLT são rígidas.
O que é PJ?
No ponto de vista da legislação, Pessoa Jurídica (PJ) é o termo que representa um sujeito abstrato, como empresas, associações e governos, enquanto a pessoa física é um indivíduo. Dentro do mercado de trabalho, o PJ é aquele contratado como uma empresa que presta serviços para uma outra empresa.
Sendo assim, o funcionário passa a não possuir vínculo empregatício. Desse modo, o PJ trabalha de forma independente, sem descontos salariais, benefícios ou contribuições sindicais.
Existem alguns tipos de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para quem deseja ser contratado como PJ:
Sociedade LTDA: formato para quem quer abrir uma empresa, com sócios, de maneira simplificada;
S.A. (Sociedade Anônima): formato para empresas com forte crescimento e possibilidade de entrada de investidores;
MEI (Micro Empreendedor Individual): formato para micro negócios que faturam até R$ 60.000,00 por ano, o mais utilizado para quem começa a ser PJ;
EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada): formato para para empresários que desejam empreender sem a necessidade de sócios e sem limitar sua participação ativa no mercado;
Empresário Individual: formato pessoa física que desenvolve uma atividade empresarial, que assume o risco dos negócios de forma pessoal e ilimitada.
Vantagens e desvantagens de PJ
Ao contrário do que se pensa, PJ também pode ter direitos, como auxílio-doença, licença maternidade e aposentadoria, através de contribuição com o INSS de forma independente. Outros benefícios da CLT, no entanto, passam a ser responsabilidade do trabalhador, como plano de saúde e vale-transporte.
Dentro do contrato, por não ser um vínculo empregatício, o valor recebido é o valor acordado, sem as deduções da CLT. É necessário manter os impostos em dia, mas os valores podem ser menores do que o que era deduzido e são proporcionais aos ganhos.
A principal vantagem desse modo de trabalho é a flexibilidade que ele proporciona. O trabalhador não tem jornada de trabalho fixo, devendo apenas cumprir o que foi estabelecido em contrato. Além disso, o trabalho pode ser executado de qualquer lugar, sem a preocupação de tempo de deslocamento até a empresa.
A desvantagem de ser PJ é a responsabilidade maior que o próprio empregado deve ter. Todas as funções administrativas, como impostos e legislação, passa a ser preocupação do trabalhador, além da gestão do tempo e dos contratos de trabalho. Como não existe salário, existe um risco maior de ficar sem dinheiro.
Qual compensa mais?
Isso varia de pessoa para pessoa. Cada modelo de trabalho possui vantagens e desvantagens que devem ser levados em conta de acordo com o perfil e as prioridades de cada pessoa. Assim, o importante é escolher o que se encaixa com as necessidades.
Para quem deseja se tornar PJ, deve refletir se a remuneração consegue arcar com os custos de ter a própria infraestrutura e sobre a sua capacidade individual de administrar finanças. Além disso, é necessário pensar sobre o seu perfil como trabalhador e em como crescer sem plano de carreira pré-definido.
Empregos
Itaú Unibanco oferece 85 novas oportunidades para diversos estados
O Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do país. Para se candidatar às vagas, basta acessar o site da seleção e conferir os requisitos necessários.
O Itaú Unibanco surgiu em 1924, em Poços de Caldas (MG). Hoje, a empresa é considerada uma das maiores instituições financeiras no mercado brasileiro. Além da sede, em São Paulo (SP), o banco conta com mais de 30 mil unidades, presentes no Brasil e no exterior.
Atualmente, o Itau Unibanco conta com cerca de 90 mil colaboradores. Em busca de aumentar esse quadro, a empresa está com 84 novas vagas de emprego para os seguintes estados: São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO), Pará (PA), Bahia (BA), entre outros.
As funções são voltadas para diversos níveis. Para o cargo de Agente Comercial, algumas vagas nos estados de Santa Catarina e Paraná são voltadas para pessoas com deficiência (PCD). O candidato deve ser bom em comunicação, ter facilidade em lidar com pessoas e ter nível superior (cursando ou concluído).
Vagas de emprego – Itaú Unibanco
Confira algumas vagas de emprego no Itaú Unibanco:
Agente comercial;
Gerente de Relacionamento Empresas;
Analista – Engenharia TI;
Gerente de Relacionamento – Alta Renda;
Agente – Atendimento e Solução;
Jovem Aprendiz (6h);
Gerente Uniclass;
Arquiteto de Integração Sênior;
Analista de Comunicação Pleno;
Engenheiro de Software Sênior.
Para conferir mais vagas, basta acessar o site da seleção. Os interessados podem verificar os requisitos necessários para cada função e ainda encaminhar o currículo pelo próprio portal. É importante lembrar que as funções variam segundo o estado e além disso, qualquer vaga pode ser preenchida sem a necessidade de aviso prévio.
J2 - Cursos
Faculdade abre 740 vagas para cursos gratuitos; Inscreva-se!
Cursos são para áreas de comunicação, engenharia, gastronomia, fisioterapia, estética e negócios. Aulas acontecem em dezembro, janeiro e fevereiro.
A Faculdade UniMetrocamp Wyden abre 740 vagas para cursos de qualificação. Tanto as inscrições quanto as oportunidades são gratuitas. As atividades irão acontecer na cidade de Campinas (SP) e as atividades oferecidas incluem oficinas, workshops e palestras. Inscrições online.
Os cursos são para áreas de comunicação, engenharia, gastronomia, fisioterapia, estética, negócios e muito mais! As aulas acontecem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os locais das oficinas podem ser conferidos no site.
Confira o calendário de formações com respectivas datas e horários
Dezembro Formação e Horário
9 de dezembro, segunda-feira 8h – Gastronomia: Confecção de Panetones;
10h – Estética e Cosmética: Spa das mãos;
19h – Engenharia: Oficina de Robótica;
Dia 10 de dezembro, terça-feira 9h – Dança: Floorwork – exercícios e frases de movimento utilizando a relação gravidade-tensegridade;
18h – Negócios: Oficina de elaboração de perfil no Linkedin;
19h30 – Educação Física: Por que fazer Licenciatura além do bacharelado;
Dia 11 de dezembro, quarta-feira 9h – Dança: Expressões de Si e os Quatro Elementos – caminhos para uma dança integrativa;
19h – Comunicação: Linguagem Violenta e Ofensiva Diante da Imagem Corporal Feminina Contemporânea;
19h – Comunicação: Como Escrever E-mails Claros, Concisos e Corretos no Trabalho;
19h – Biomedicina/Saúde: O profissional da saúde no SUS;
Dia 12 de dezembro, quinta-feira 8h – Biomedicina/Saúde: Biomedicina na prática;
10h – Fisioterapia: Vivência em Fisioterapia Esportiva;
19h – Comunicação: Oportunidades e Desafios em Redação Publicitária e Copywriting;
19h – Comunicação: Direção de Arte na Fotografia;
19h – Psicologia: O que preciso saber para ser Psicólogo?;
19h – Biomedicina/Saúde: Biomedicina na prática;
19h – Pedagogia: Oficina de Libras;
20h – Fisioterapia: Vivência em Fisioterapia Esportiva;
Dia 13 de dezembro, sexta-feira 8h30 – Educação Física: 5 verdade para o(a) Personal trainer;
19h – Psicologia: Psicólogo Jurídico;
19h30 – Comunicação: Como cuidar das suas redes sociais;
Dia 16 de dezembro, segunda-feira 9h – Dança: Biomecânica na prática de ginástica e dança;
19h – Psicologia: Felicidade x Inveja: Como enfrentar este duelo?;
19h – Biomedicina/Saúde: Primeiros socorros – Os cuidados com as crianças nas férias;
19h – Comunicação: O Futuro do Mundo do Trabalho na Comunicação;
19h30 – Comunicação: Ética na Comunicação em Tempos de Redes Sociais;
Dia 17 de dezembro, terça-feira 10h – Tecnologia: Introdução à Lógica de Programação de Computadores;
19h – Psicologia: Doença Emocional – Como Evitar?;
19h – Comunicação: Oficina Prática de Stop Motion com Pessoas;
19h – Tecnologia: Introdução à Lógica de Programação de Computadores;
19h30 – Direto: Carreiras jurídicas: quais são as áreas de atuação para essa profissão;
Dia 20 de janeiro, segunda-feira 19h30 – Direto: Direito é para quem fala bem ou para quem pensa bem? A importância da leitura na argumentação jurídica;
Dia 1º de fevereiro, sábado 9h30 – Saúde: Como a Terapia Manual atua na Emergência do Esporte;
9h30 – Nutrição/Saúde: Emagrecer: saúde ou estética?;
10h – Saúde: Como a Dieta pode afetar a estética e a performance esportiva.
Inscrições
Para mais informações ou inscrições, os interessados podem acessar o site da faculdade, por meio do link (https://www.wyden.com.br/unimetrocamp/evento/cursos-de-ferias-201) Lembrando que as vagas são limitadas e podem ser esgotadas a qualquer momento.
J3 - Concursos
Concurso IBGE com 255 mil vagas será lançado em fevereiro
Chances para cargos de nível fundamental e médio para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador.
Concurseiros interessados em participar do próximo concurso IBGE já podem ir se preparando! Os editais com 225 mil vagas previstas devem ser publicados em fevereiro de 2020. O preenchimento das vagas é referente aos cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador.
Serão publicados dois editais, de modo que um abrangerá 29.678 vagas para as carreiras de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Ambas exigem nível médio e contemplam um salário de R$2.400.
O outro edital trará 196 mil vagas para recenseador cujo requisito é nível médio. O salário varia conforme a produção.
Sobre essa questão, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, informou que alguns cargos não terão mais concurso. Ou seja, o instituto não realizará seleção para as carreiras de supervisor e recenseador PA.
De acordo com portaria autorizativa, os dois cargos somam 5.404 vagas. Assim, ao eliminar essas carreiras, os futuros concursos do IBGE ofertarão cerca de 225.802 vagas temporárias, ao contrário dos 231 mil oportunidades, anteriores, previsto no aval.
Ainda sobre ponto, o coordenador já adiantou, em novembro, que, após estas seleções, será lançado o concurso para supervisor (call center) e codificador censitário com 124 vagas previstas. O nível de escolaridade exigido, assim como os salários não foram informados.
De todo modo, conforme a retificação da portaria autorizativa, todos os editais do concurso IBGE, para o Censo 2020, deverão ser publicados até maio de 2020. Veja a seguir a relação de cargos e próximos editais previstos:
IBGE realiza seleção com 2.658 vagas
Dentre as 234.416 vagas temporárias autorizadas, o Instituto já seleciona para 2.658 oportunidades. Tal edital foi publicado em setembro deste ano para realização do Censo Demográfico 2020.
No total, foram ofertados 1.315 vagas para o cargo de agente censitário operacional e 1.343 vagas para coordenador censitário de subárea.
O cargo de coordenador exigia além da escolaridade (nível médio), carteira de habilitação na categoria B ou superior. Já para atuação no cargo agente, era necessário apenas ter concluído o nível médio.
Aprovados neste certame receberão um vencimento de R$2.158 (agente) e R$3.558 (coordenador), já incluindo o auxílio-alimentação de R$458. Junto a isso, os contratados terão direito a auxílios transporte e escolar (para dependentes), assim como férias e 13º salário proporcionais.
Os candidatos já passaram por provas objetivas, aplicadas no dia 8 de dezembro, em diversos estados e municípios. No total, mais 161 mil pessoas foram convocadas
Ademais, a previsão de publicação do resultado final se dá no dia 10 de janeiro de 2020. Tal concurso terá validade de de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por mais um ano.
J4 - Estágio
Lojas Americanas lança seu Programa de Estágio 2020!
Contratados desfrutarão de descontos em cursos de instituições parceiras e em compras nas Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Que tal iniciar o próximo ano estagiando? As Lojas Americanas lançou seu Programa de Estágio em Loja 2020. Poderão participar estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias, Marketing e Publicidade e Propaganda com previsão de formatura de julho a dezembro de 2020 e que possuam disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.
As oportunidades estão disponíveis em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.
Os selecionados serão designados para atuarem em uma loja próxima à sua residência ou faculdade. Além do salário compatível com o mercado, os estagiários contarão com seguro de vida, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assim como descontos em cursos de instituições parceiras e compras em qualquer unidade da Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Com duração de um ano, durante o estágio os estudantes serão desafiados constantemente e desfrutarão de um programa de desenvolvimento, que inclui uma imersão por todas as áreas da loja com o objetivo de desenvolver habilidades de gestão, interação com as rotinas do varejo e trabalho em equipe.
Processo seletivo
Antes de tudo é necessário que os interessados se inscrevam no site da companhia e preencha todos os dados solicitados. Após essa etapa, os participantes passarão por triagem curricular, vídeo entrevista, teste de perfil, entrevista com área de Gente e Gestão e, por fim, uma entrevista presencial com os futuros gestores.
J5 - Trainee
Senior Sistemas recruta recém-formados para seu programa de trainee 2020!
Contratados poderão ocupar cargos de liderança, além da possibilidade de aproveitar as oportunidades de treinamento, capacitação e mentoria da empresa.
A Senior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de software para gestão está com seu programa de trainee aberto! Os contratos poderão aproveitar os treinamento, capacitação e mentoria em todas as áreas de negócios da empresa, além da possibilidade de assumir cargos de liderança.
“O Programa Trainee revela-se como uma das possibilidades de termos potenciais sucessores para cargos de liderança. Buscamos, através desse projeto, por pessoas que gostem de trabalhar em equipe, com diversidade de perfis e que sejam visionárias, sem medo de inovar. Esses são os líderes que buscamos para o futuro da Senior ”, explica o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco.
A oportunidade está aberta tanto para os colaboradores da Senior, como para o público externo.
Os candidatos serão avaliados a partir de desafios online e um fit cultural. Aqueles que forem aprovados nessas etapas, passarão por uma etapa presencial. Ao final de todas as fases, aqueles que forem considerados aptos, irão atuar no Programa Trainee Senior 2020, a partir de janeiro.
Requisitos
Para participar, é necessário possuir:
Conhecimento em inglês avançado;
Conhecimento em espanhol pode ser um diferencial;
Graduação completa, independente da área;
Residir em Blumenau durante o programa;
Disponibilidade para viagens.
Vale lembrar que o público externo deve ter concluído o ensino superior a partir de dezembro de 2016. Já os colaboradores da Senior, não há uma data de conclusão estipulada.
Salário e benefícios
O salário dos trainees não são divulgados. Por outro lado, os mesmos serão contemplados com benefícios como:
PPLR
Previdência privada
VR/VA
Plano de Saúde
Seguro de vida
Plano odontológico
ADR (Associação Desportiva Recreativa)
Inscrições
Interessados poderão se inscrever pelo site até o prazo de 4 de outubro para colaboradores da Senior e até 18 de outubro para o público externo.
J6 - Vestibular
Enem abolirá provas em papel até 2026, diz MEC
O modelo será aplicado no próximo ano e tem previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva. O modelo será aplicado no próximo ano e tem previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019.
As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação digital ou tradicional. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas. 15 capitais do país serão beneficiadas.
“[O Enem Digital] é o futuro que se abre”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Depois de 100 anos de provas sendo realizadas no papel, a educação brasileira aponta para o futuro e vai abrir processo para fazer o Enem em uma versão digital”, continuou.
Nova Versão
Com essa nova versão, o governo federal pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano. O processo seria feito por agendamento. A aplicação permanecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro. Os resultados serão divulgados de forma conjunta.
“Em 2020, teremos três aplicações do Enem. O Enem digital, para 50 mil pessoas, a regular em papel e a reaplicação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.
Há também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes.
Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões. Poderão ser usados vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.
Mudança progressiva
O Enem Digital será implantado gradualmente. O Ministério da Educação, por meio do Inep já se prepara para a aplicação piloto em 2020. Haverá o desenvolvimento/aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar.
Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas. Elas serão agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel.
De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas. Todas terão agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.
Em 2026, a versão em papel para de ser distribuída. O exame só será em formato digital. A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares. O processo seletivo será feito por agendamento, em todo o país. A reaplicação também será em modelo digital.
Capitais
Confira as capitais que receberão a prova em formato digital em 2020:
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Brasília (DF);
Campo Grande (MS);
Cuiabá (MT);
Curitiba (PR);
Florianópolis (SC);
Goiânia (GO);
João Pessoa (PB);
Manaus (AM);
Porto Alegre (RS);
Recife (PE);
Rio de Janeiro (RJ);
Salvador (BA);
São Paulo (SP).
J7 - O que faz
O que faz um Procurador do Estado?
O profissional é um advogado do Governo do Estado. É possível se tornar um através de concurso público e o salário é maior que 15 mil reais
Um Procurador do Estado é um advogado concursado na Procuradoria Geral do Estado (PGE) que representa o Governo. A função do procurador é defender os interesses do Estado e fazer a assessoria das ações da governadoria.
Sendo assim, o Procurador do Estado é aquele que advoga em causas de interesse público, que podem beneficiar toda a população. Por causa disso, a profissão é classificada como essencial na Constituição.
O que faz um Procurador do Estado?
De acordo com o artigo 132 da Constituição Federal de 1988, a representação judicial e a consultoria jurídica dentro das unidades federativas é responsabilidade dos Procuradores dos Estados.
É o Procurador do Estado que pode mover uma ação judicial de despejo de ocupantes de um prédio público ou contra uma empresa inadimplente com os impostos.
Além disso, os Procuradores dos Estados podem supervisionara legalidade dos serviços internos da Administração Pública. Assim, a população pode recorrer à PGE para denunciar atos prejudiciais de servidores do Governo do Estado.
O trabalho de um Procurador do Estado deve ser norteado pela defesa do interesse público, pelo acompanhamento de ações focadas no bem-estar social, e também os interesses do Governo, em geral de caráter patrimonial.
Rotina de um Procurador do Estado
Dentro de algumas Procuradorias Gerais dos Estados, os Procuradores são divididos entre contencioso tributário, contencioso jurídico e contencioso geral. A categoria em que o profissional se encaixa influencia muito na rotina.
De forma geral, o dia a dia é composto por reuniões, acompanhamento de processos e confecção de documentos, entre outras atividades. Além disso, o estudo continua sendo essencial para auxílio nos casos.
Requisitos para ser um Procurador do Estado
Para poder ser um Procurador do Estado, é necessário ter curso superior de Direito e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma exigência determinada em Constituição.
Também podem existir mais requisitos, dependendo do Estado. Em alguns, por exemplo, é necessário ter tempo de prática jurídica.
Quanto ganha um Procurador do Estado?
O salário de um procurador estadual varia de um Estado para o outro. A média dos ganhos iniciais fica entre R$ 15 e 20 mil. Em alguns lugares, o salário de um Procurador do Estado passa de 25 mil reais.
J8 - Carreira e Profissões
PJ ou CLT: Você sabe a diferença?
CLT e PJ são termos do cotidiano, mas você sabe o que significam? Confira o que é cada modo de trabalho e as vantagens e desvantagens de cada um.
Atualmente, cerca de 12 milhões de brasileiros estão desempregados. Entre os ocupados, estima-se que 41% esteja na informalidade, com empregos precários e sem registro em carteira. Além disso, em 2017, a reforma na legislação trabalhista foi aprovada e a reforma da previdência também é encaminhada para a aprovação.
Todos esses fatos têm forçado mudanças no mercado, resultando em reflexões sobre as formas de trabalho. Dentro das dúvidas, surge a questão entre ser PJ ou CLT, ser empregado ou prestador de serviço. Para além de assumir uma nova categoria de trabalho, também surgem incertezas sobre as diferenças legais e a mentalidade envolvida nessa mudança.
Confira detalhes e possibilidades entre as duas formas de contratação para que você possa decidir qual modelo seguir.
O que é CLT?
CLT é a sigla para Consolidação das Leis de Trabalho. A legislação surgiu no dia 1º de maio de 1943. A data marca a primeira regulamentação da relação entre empresas e trabalhadores, sendo considerada um avanço para a sociedade brasileira.
As Leis de Trabalho são o que garantem a existência da carteira de trabalho, previdência social, salário-mínimo, décimo-terceiro e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Esses direitos são válidos em todo o país e devem ser aplicados de forma igual a todos os tipos de profissionais.
A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe algumas mudanças, especialmente em relação a terceirização, home office e flexibilização da jornada diária. Mesmo com a flexibilização de alguns pontos, trabalhador CLT continua tendo algumas vantagens em comparação ao PJ.
Vantagens e desvantagens da CLT
A principal vantagem da CLT são os benefícios, como férias remuneradas e seguro-desemprego, que são garantias dadas pela legislação ao trabalhador. Além dos benefícios garantidos por lei, o trabalhador pode ter acesso a outros benefícios complementares pela empresa, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.
No entanto, essa vantagem também é uma desvantagem. Os benefícios são a causa das deduções na folha de pagamento, na qual o valor recebido é bem menor que o valor registrado de carteira. Aproximadamente, 1/4 do salário é descontado para garantir benefícios.
Outra grande vantagem do regime CLT é a estabilidade. Ser contratado por uma empresa com carteira assinada significa que o empregador acredita na permanência do empregado na empresa, visto que demissão gera custos a empresa.
Contudo, a estabilidade proporcionada pelo emprego fixo também representa menos flexibilidade. O CLT precisa cumprir a jornada de trabalho, geralmente de oito horas por dia. Além disso, maior parte também precisa trabalhar nas instalações da empresa, pois as regras da lei para home office no regime CLT são rígidas.
O que é PJ?
No ponto de vista da legislação, Pessoa Jurídica (PJ) é o termo que representa um sujeito abstrato, como empresas, associações e governos, enquanto a pessoa física é um indivíduo. Dentro do mercado de trabalho, o PJ é aquele contratado como uma empresa que presta serviços para uma outra empresa.
Sendo assim, o funcionário passa a não possuir vínculo empregatício. Desse modo, o PJ trabalha de forma independente, sem descontos salariais, benefícios ou contribuições sindicais.
Existem alguns tipos de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para quem deseja ser contratado como PJ:
Sociedade LTDA: formato para quem quer abrir uma empresa, com sócios, de maneira simplificada;
S.A. (Sociedade Anônima): formato para empresas com forte crescimento e possibilidade de entrada de investidores;
MEI (Micro Empreendedor Individual): formato para micro negócios que faturam até R$ 60.000,00 por ano, o mais utilizado para quem começa a ser PJ;
EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada): formato para para empresários que desejam empreender sem a necessidade de sócios e sem limitar sua participação ativa no mercado;
Empresário Individual: formato pessoa física que desenvolve uma atividade empresarial, que assume o risco dos negócios de forma pessoal e ilimitada.
Vantagens e desvantagens de PJ
Ao contrário do que se pensa, PJ também pode ter direitos, como auxílio-doença, licença maternidade e aposentadoria, através de contribuição com o INSS de forma independente. Outros benefícios da CLT, no entanto, passam a ser responsabilidade do trabalhador, como plano de saúde e vale-transporte.
Dentro do contrato, por não ser um vínculo empregatício, o valor recebido é o valor acordado, sem as deduções da CLT. É necessário manter os impostos em dia, mas os valores podem ser menores do que o que era deduzido e são proporcionais aos ganhos.
A principal vantagem desse modo de trabalho é a flexibilidade que ele proporciona. O trabalhador não tem jornada de trabalho fixo, devendo apenas cumprir o que foi estabelecido em contrato. Além disso, o trabalho pode ser executado de qualquer lugar, sem a preocupação de tempo de deslocamento até a empresa.
A desvantagem de ser PJ é a responsabilidade maior que o próprio empregado deve ter. Todas as funções administrativas, como impostos e legislação, passa a ser preocupação do trabalhador, além da gestão do tempo e dos contratos de trabalho. Como não existe salário, existe um risco maior de ficar sem dinheiro.
Qual compensa mais?
Isso varia de pessoa para pessoa. Cada modelo de trabalho possui vantagens e desvantagens que devem ser levados em conta de acordo com o perfil e as prioridades de cada pessoa. Assim, o importante é escolher o que se encaixa com as necessidades.
Para quem deseja se tornar PJ, deve refletir se a remuneração consegue arcar com os custos de ter a própria infraestrutura e sobre a sua capacidade individual de administrar finanças. Além disso, é necessário pensar sobre o seu perfil como trabalhador e em como crescer sem plano de carreira pré-definido.
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