Jornal Correio da Paraíba - Homem & Mulher - 24 de novembro de 2019 (2)
H5
Linha nigra: saiba mais sobre esse fenômeno tão comum na gravidez
Linha nigra: saiba mais sobre esse fenômeno tão comum na gravidez
A gravidez é um momento único. Diversas mudanças ocorrem no corpo feminino, algumas agradáveis, outras nem tanto. Uma delas é a chamada linha nigra, uma linha vertical de cor escura que surge no meio da gestação, indo de uma ponta a outra da barriga.
O que é a linha nigra
De acordo com a dermatologista Simone Veloso (CRM: 52.55218-1), a linha nigra é uma marca escura vertical no meio da barriga, sendo mais suave ou bem marcada, dependendo da mulher. Ela pode aparecer apenas na parte inferior ao umbigo ou em toda extensão abdominal.
As mudanças que ocorrem na pele durante a gestação são divididas em: fisiológicas, específicas e alteradas. A linha nigra é um exemplo de mudança fisiológica, que acomete cerca de 90% das gestantes.
Toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra. É um fenômeno absolutamente normal e a causa da sua ocorrência está na pigmentação que a pele do abdômen apresenta ao se distender para acomodar o bebê.
Logo, se você é gestante e a linha nigra apareceu, fique tranquila. Como dito lá em cima, é absolutamente normal. Procure seu ginecologista caso sinta a necessidade de acompanhamento.
3 dúvidas frequentes sobre a linha nigra
O surgimento da linha nigra durante a gravidez costuma ser motivo de muitas dúvidas. Veja algumas delas:
Quais as principais causas? A principal causa decorre das alterações hormonais, tais como elevações de estrogênio, progesterona, Beta HCG, prolactina, entre outros. Além da linha nigra, durante a gravidez há o escurecimento de outras regiões do corpo, como seios, axila, face e parte interna das coxas. Outra causa está na maior produção de melanócitos (as células que produzem melanina) no corpo da gestante.
Quando acontece? Normalmente, a partir do segundo trimestre de gestação. Lá pela oitava semana de gestação, é notada uma sombra que vai escurecendo até virar a linha divisória na barriga da grávida.
Quando desaparece? Tende a sumir, de forma natural, até 12 semanas após o parto. No entanto, mulheres morenas demoram um pouco mais para perder a linha nigra, sendo possível, até mesmo, que não suma.
O que poucos sabem é que, na verdade, a linha já existe antes da gravidez, sendo chamada de linha alba, da mesma cor do restante da pele. Por isso, ao menor sinal da linha nigra, não se assuste. Como você viu, ela costuma desaparecer naturalmente após o parto. Não há com o que se preocupar!
Cuidados com a linha nigra
Mesmo sendo um fenômeno natural, a linha nigra exige uma série de cuidados tomados pela gestante. Confira alguns deles:
Evite exposição solar: principalmente nos horários de pico. E em todos os outros horários, use bastante protetor solar.
Hidrate bem a pele: use, diariamente, um bom creme hidratante, para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto. Beba, também, muita água!
Cuide da sua alimentação: aproveite para enriquecer o seu cardápio com alimentos integrais e ricos em ácido fólico e cálcio, como grão de bico, brócolis e feijão.
Portanto, não deixe de tomar todos os cuidados indicados para manter a linha nigra bem tratada durante a gravidez e favorecer o seu rápido desaparecimento no pós-parto.
H6
Roupas anos 70: ideias de looks para o dia a dia e festa à fantasia
Se inspirar no passado é uma boa alternativa para criar looks com bastante estilo. E essa é uma característica marcante das roupas anos 70. Olhando para a moda de décadas atrás, você consegue ideias para criar um visual que seja a sua cara. Afinal, como a moda está sempre se reinventando, dá para usar as referências com uma pegada mais atualizada.
Moda anos 70
THE 2BANDITS
Em uma década marcada por conflitos políticos e econômicos ao redor do mundo, os jovens procuravam o direito de ser quem eles eram, ao mesmo tempo em que buscavam por individualismo. Ainda influenciados pela contracultura, havia uma revolução no comportamento, onde liberdade e independência estavam em destaque. Com uma época marcada por tantas revoluções, as roupas dos anos 70 eram uma maneira de se expressar.
A moda desse período passa por diferentes estilos, afinal, as roupas hippies estavam sendo usadas desde a década anterior, mas as novidades brilhantes do estilo disco também ganharam espaço. Bandas de rock progressivo e punk rock também ajudaram a ditar tendências. Saias, vestidos, batas, calças bocas de sino, estampas psicodélicas e muito brilho estão entre as principais referências do período. Cabelos naturais, black power, franjas e ondulados eram tendência. Como acessórios, faixas nos cabelos, peças com franjas, óculos no estilo aviador e em modelos grandes também faziam muito sucesso.
Looks com inspiração anos 70 para você usar
Não é necessário procurar por roupas feitas nos anos 70 para conseguir seguir o estilo. É possível encontrar peças que remetem ao período, mas com uma pegada atual. Dá só uma olhadinha nas inspirações abaixo para montar seu look:
1. A camurça é um tecido a cara dos anos 70
PASSING WHIMSIES
2. Assim como as saias curtas
SHAPELY CHIC SHERI
3. Que também podem ser no jeans
STEPHANIE CALISE
4. E cheias de botões
UPBEAT SOLES
5. Seja em uma pegada mais rocker
NICHOLE CIOTTI
6. Ou combinada com acessórios com franjas
FASHION AGONY
7. Calça boca de sino e casaco de pelo fake são duas tendências da época
ALL THE PRETTY BIRDS
8. Veja só que charme essa inspiração
DANIELLE GERVINO
9. Mas você também pode combinar uma calça skinny com o casacão
THE A LIST
10. Assim como investir no marrom, cor muito usada na época
MICAH GIANNELI
H7
Bolo light: 12 receitas para você dar adeus para as calorias
Não se engane: um bolo light pode ser tão delicioso quanto o tradicional (ou até mais). Seu preparo leva ingredientes menos calóricos e mais saudáveis, combinados a variados tipos de alimentação, como as restritivas. Confira nossa lista com 12 receitas de diferentes tipos de bolos lights e comprove que é possível juntar doces saborosos com vida saudável.
1. Bolo light de cenoura
Aprenda a fazer esse magnífico bolo de cenoura: leve, caseiro e que fica como nuvem de tão fofinho. O preparo inclui óleo de canola, leite e leite condensado desnatados. É de dar água na boca!
2. Bolo light de fubá
Conheça essa receita de bolo de fubá que a nutricionista Patricia Leite apresenta, com pouco carboidrato, sem açúcar e sem lactose, o bolo é excelente para quem quer continuar na dieta, sem sacrifícios. A receita é uma delícia!
3. Bolo light de tapioca
Confira como fazer um bolo sem glúten, rico em vitaminas e com baixíssimas calorias, esse é o bolo de tapioca. Confirme os inúmeros benefícios desse alimento para a sua saúde e de quebra saboreie um maravilhoso bolo de tapioca com leite de coco, açúcar, ovos, coco ralado e manteiga.
4. Bolo light de banana
Anote agora mesmo a receita desse saboroso bolo light de banana com aveia e canela. Você vai precisar de bananas maduras, ovos, aveias em flocos finos, canela e fermento em pó. É imperdível essa maravilha que não leva farinha de trigo.
5. Bolo light de laranja
Que tal um bolo super nutritivo e rico em flavonoides para o seu café da manhã? Não deixe de fazer esse delicioso bolo de laranja que vai ovos, açúcar demerara, laranjas descascadas e farinhas de aveia e de trigo integral.
6. Bolo light de maçã
Você sabia que a maçã é riquíssima em antioxidantes e por isso seu consumo pode prevenir o envelhecimento precoce? Mas o melhor ainda está por vir: aprenda como fazer esse apetitoso bolo de maçã com aveia, canela, uva passa e ovos.
7. Bolo light de chocolate
Veja essa fascinante receita de bolo de chocolate sem glúten, sem lactose e com baixas calorias. Os ingredientes são: farinha de arroz, açúcar mascavo ou demerara, chocolate zero lactose, ovos e óleo. Você não vai se arrepender!
8. Bolo light mesclado
Se um já é deliciosamente bom, imagina dois sabores diferentes no mesmo bolo? Saiba como fazer um saboroso bolo mesclado light utilizando banana, cacau em pó, farinha de aveia, ovos e fermento em pó. Experimente!
9. Bolo light de banana de caneca
Você procura facilidade e descomplicação na hora de fazer o seu bolo? Seus problemas acabaram com essa receita de bolo light de banana de caneca que vai ao micro-ondas. Separe banana, aveia, ovo, cacau em pó, óleo de coco e mel, confira a receita no vídeo e se delicie com essa maravilha na caneca.
10. Bolo light de limão de caneca
Limão, farelo de aveia, ovo e fermento químico em pó: esses são os ingredientes para fazer um sublime bolo de caneca light. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio e seu bolo estará pronto. O sabor é incomparável, confira!
11. Bolo light de batata doce
Faça esse delicioso bolo light de batata doce com chia, super nutritivo, funcional e com o melhor gostinho. Misture no liquidificador óleo de girassol, ovos, leite de coco, vinagre de maçã, canela, açúcar mascavo, batata doce crua, farinha de arroz, polvilho doce e aveia.
12. Bolo light de milho
Acompanhe essa receita de bolo de milho light, feito com ingredientes como o leite de coco, milho, farelo de aveia, ovos, adoçante culinário e fermento químico em pó.
H8
Unhas fracas: causas, dúvidas esclarecidas e produtos indicados
As unhas fracas geralmente apresentam-se finas e descamam com facilidade, podendo ainda apresentar manchas e irregularidades. O enfraquecimento pode ter inúmeras causas, como, por exemplo, ser proveniente da falta de determinada vitamina ou ferro no organismo ou de maus hábitos de rotina e higiene. Veja outras possíveis causas e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema.
9 causas para as unhas estarem fracas
Fabiana Seidl (CRM-RJ 5287852-9), dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e coautora do livro Doenças da unha, explica que a síndrome das unhas frágeis, ou SUF, caracteriza-se por diminuição da resistência ungueal, o que faz com que as unhas fiquem frágeis e quebradiças.
Essa condição é mais comum em mulheres, destaca a médica, e pode ter inúmeras causas, dentre as quais podem ser citadas:
Hipotireoidismo
Anemia
Infecções nas unhas
Problemas circulatórios
Dietas muito restritivas (causando, por exemplo, falta de vitamina D e ferro no organismo)
Cirurgia bariátrica (pois, em alguns casos, a redução do estômago resulta na diminuição da absorção de nutrientes importantes para o crescimento saudável das unhas)
Traumas repetitivos nas unhas
Fatores externos como exposição a agentes químicos (detergentes e produtos de limpeza, por exemplo)
Uso abusivo de removedores de esmalte com acetona
Fabiana acrescenta que as unhas dos idosos, por terem um percentual menor de lipídeos, também têm maior suscetibilidade a se tornarem fracas.
Dermatologistas esclarecem dúvidas
Quando a pessoa percebe que está com as unhas fracas, é normal surgirem dúvidas. Confira o esclarecimento para as principais questões abaixo.
Veja também
Blindagem de unha: a técnica que deixa as unhas fortes e bonitas
Qual vitamina falta quando a unha está fraca?
“É muito difícil dizer qual vitamina falta, já que existem diversos fatores envolvidos. Pode ser por carência de ferro, vitamina D, zinco, cálcio, vitamina B, entre outros. Mas sabemos que a suplementação oral de biotina (vitamina B7) estimula a formação da queratina, o que justifica o seu uso na restauração da saúde e força das unhas”, esclarece Fabiana.
Quais hábitos de beleza podem ser prejudiciais às unhas?
Mônica Fialho (CRM-RJ 732630), dermatologista da clínica Barraskin, no Rio de Janeiro, sócia efetiva da SBD e membro da Academia Americana de Dermatologia, comenta que as unhas são estruturas sensíveis e o uso compartilhado de alicates ou espátulas de cutícula, comum em alguns salões de beleza, pode ocasionar infecções.
“O uso frequente de acetona também pode tornar as unhas mais frágeis, assim como o uso de unhas artificiais. Importante lembrar que a cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias”, acrescenta Mônica.
O que é bom para fortalecer as unhas?
Hidratar a placa ungueal, responde Fabiana. “Existem produtos emolientes específicos, que devem ser aplicados de duas a três vezes ao dia. Na hora de fazer as unhas é importante também utilizar bases fortalecedoras com queratina, mas ao mesmo tempo deve-se ter cautela com esmaltes com base de formaldeído, pois existem casos de piora da SUF e desenvolvimento de dermatite de contato”, explica.
Existe algum remédio caseiro para fortalecer unhas fracas?
“Massagear as unhas com azeite de oliva ajuda a aumentar a composição de lipídios nas unhas. O óleo de rícino tem ácidos graxos e vitamina E, promovendo hidratação e ação antioxidante. Além disso, o óleo de amêndoas também funciona muito bem para hidratar”, destaca Fabiana.
Quais alimentos podem fortalecer as unhas?
“O ideal é manter uma alimentação com boa quantidade de proteínas e variedade de frutas, legumes e verduras. Além disso, alimentos como amendoim, nozes, amêndoas, tomate, ovo, cenoura, couve-flor e fígado são fontes naturais de biotina e podem contribuir para a saúde das unhas”, explica Fabiana.
Ficar muito tempo com esmalte (sem dar intervalo) pode enfraquecer as unhas?
Veja também
Óleo de amêndoas: um grande aliado para a pele ressecada
O uso de esmalte sem pausa pode predispor a uma infecção por fungos, responde Fabiana. Além disso, pode gerar enfraquecimento e ressecamento. “Não vejo problema em pintar as unhas toda semana, desde que fique cerca de dois dias sem esmalte para conseguir hidratar corretamente a placa ungueal”, destaca a dermatologista Fabiana.
Ter o hábito de roer as unhas as deixa mais fracas?
“Esse hábito é muito ruim e pode causar problemas graves, como deformidades e infecções e, consequentemente, uma unha mais fraca e quebradiça”, responde Fabiana.
Qual é o tratamento para unhas fracas?
“O tratamento depende se existe uma causa base ou não, como, por exemplo, o hipotireoidismo. Então é imprescindível que o paciente seja avaliado numa consulta com o dermatologista para poder estabelecer a causa e o tratamento adequado”, destaca Fabiana.
Mônica comenta que podem ser indicados, por exemplo, antifúngicos e até mesmo medicamento oral em casos mais graves.
O que fazer para manter as unhas sempre saudáveis e fortes?
“Evitar o uso de acetona, preferir removedores de esmalte sem esse composto; hidratar constantemente a placa ungueal; ter uma alimentação diversificada e balanceada; usar luvas para manipular produtos químicos e para lavar louças; manter as unhas bem cortadas e lixadas; não fazer uso de nenhum tipo de unha artificial”, orienta Fabiana.
Mônica também acrescenta que quem tem o hábito de mexer bastante com água e produtos de limpeza deve usar luvas para essas atividades.
Vale destacar que quem sofre com algum problema nas unhas deve procurar por um dermatologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento correto. “Dependendo do caso, pode ser necessária uma investigação adicional com biópsia da placa ou matriz ungueal e exames laboratoriais. A suplementação de biotina e outras vitaminas e minerais, caso haja alguma deficiência, deve ser orientada corretamente”, ressalta Fabiana.
5 produtos para unhas fracas
Conheça alguns produtos que podem ajudar a fortalecer as unhas e deixá-las mais saudáveis.
Base SOS da Granado
Una Base Fortalecedora da Natura
Base fortalecedora com queratina Blant, na Ikesaki
Loção nutritiva para unhas da Jequiti
Caneta Hidratante LCN Nail Care para Unhas e Cutículas, na Beleza na Web
Vale destacar que o melhor caminho é sempre procurar por um dermatologista que investigará a causa do enfraquecimento das unhas e indicará o tratamento mais adequado. Aproveite e tire suas dúvidas sobre fortalecedor de unhas.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
H9 - Publicidade
Comentários
Postar um comentário