Jornal Correio da Paraíba - Informática - 22 de dezembro de 2019
Informática - Paraíba: Domingo, 22 de dezembro de 2019 / N1
A base do controle de pais é a mesma da própria segurança do computador, que é usar contas e senhas diferentes para cada usuário. Os pais, tios e avós podem ter a conta do tipo administrador, capaz de criar, alterar e excluir contas, fazer alterações em todo o sistema, instalar e desinstalar programas e acessar todos os arquivos. Enquanto os filhos ficam com a conta de usuário padrão, que só pode usar a maioria dos softwares e alterar configurações do sistema que não afetam outros usuários ou a segurança do computador. Os visitantes e usuários ocasionais ficam com a conta de convidado, que permite acesso temporário ao computador para terceiros, aqueles que não têm conta permanente. Esses não podem configurar conexões de rede ou alterar o idioma de exibição.
Configurando conta de administrador
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Veja se a opção Exibir por está configurada como Categoria, no canto superior direito do painel. Se estiver selecionada como Ícones grandes ou Ícones pequenos, selecione-a.
3. Após clicar na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Alterar a senha do Windows. Na janela que se abrirá, clique em Gerenciar outra conta. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
4. Clique no botão referente ao usuário atual do sistema (normalmente ele possui apenas uma conta após a instalação). Abaixo do nome, tem o tipo Administrador.
5. Selecione a opção Alterar o nome da conta e defina um nome próprio. Neste exemplo, Felipe. Clique em Alterar Nome para finalizar a troca.
6. Clique em Criar uma senha para proteger o sistema contra alterações.
7. Digite sua senha e confirme no campo de texto logo abaixo. Se desejar, crie uma dica que lhe ajude a lembrar da senha, mas que seus filhos não saibam.
8. Clique no botão Criar senha.
9. Se quiser alterar a imagem, clique em Alterar a imagem, escolha uma nova imagem ou clique em Procurar mais imagens para procurar no Windows Explorer uma imagem.
Criar conta de usuário padrão
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Alterar a senha do Windows. Na janela que se abrirá, clique em Gerenciar outra conta. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
3. Clique na opção Criar uma nova conta.
4. Escreva o nome de seu filho. No exemplo, usaremos Patrícia como nome de usuário. Marque a opção Usuário padrão e clique em Criar conta. Se você marcar a opção Administrador, ele terá acesso total ao computador, fazendo quaisquer alterações que desejar e poderá estragar ou reconfigurar o sistema indevidamente.
5. Clique sobre o botão referente ao usuário recém-criado.
6. Clique em Criar uma senha. Este passo é especialmente importante se você tiver mais do que um filho. Assim, um não usará a conta do outro.
7. Digite a senha que você quer criar e confirme a nova senha que acabou de ser criada. Digite uma palavra ou frase a ser usada como dica de senha se você esquecer sua senha para criar um disco de redefinição de senha e em seguida, efetuar uma restauração de sistema ou reinstalar o Windows.
8. Clique no botão Criar senha.
Ativando conta de convidado
1. Repita os passos de 1 a 4, selecionando Convidado na etapa 4.
2. Se a conta estiver desativada, clique em Ativar.
3. Pronto! Usuários eventuais poderão acessar o computador temporariamente. Ideal para improvisar navegação na Internet.
Como aplicar as restrições
Com os usuários (pai, mãe e filhos) já criados e devidamente protegidos com senhas, siga os passos para escolher o que eles realmente podem fazer no computador.
Controle de tempo
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Configurar controle dos pais para qualquer usuário ou clique em Controle dos Pais. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?
Nome do programa: Controle dos Pais
Fornecedor verificado: Microsoft Windows
Sim / Não / Alterar quando essas notificações devem aparecer
3. Selecione o usuário para o qual deseja aplicar as restrições. Neste caso, clique no usuário 'Patrícia'. O usuário 'Felipe' é administrador, portanto é impossível aplicar restrições. É impossível aplicar restrições à conta de convidado.
4. Marque a opção Ativar, aplicar configurações atuais. Com isso as opções de restrição já ficam habilitadas. Se você precisar do sistema de filtro da web e relatório de atividades, instale um programa de terceiros.
5. Para escolher em quais horários seu filho pode usar o PC, clique na opção "Limites de Tempo".
6. Na janela de restrições, os horários e dias da semana marcados em branco são permitidos para usar o PC. Clique em um quadrado para deixá-lo azul, proibindo o uso do PC naquele dia e horário.
No exemplo: o usuário 'Patrícia' pode usar o PC todos os dias das 8h às 13h, depois das 15h até às 20h (fazendo pausas de uma hora a cada duas horas). O domingo ficou sem as pausas. Mesmo assim, o usuário não poderá acordar cedo e ir direto para o PC ou ficar até tarde conectado. Vale lembrar que este é apenas um exemplo e que a configuração é livre.
7. Quando terminar a configuração, clique em "Ok".
Bloquear ou permitir jogos
No menu de configuração de permissões de usuários (usando os passos do 1 ao 3, do tópico anterior), siga as próximas instruções para impedir que apenas alguns ou todos os jogos rodem no PC.
1. Na configuração de restrição do usuário 'Patrícia', clique na opção "Jogos".
2. Se você não quer que seu filho jogue, clique na opção "Não", logo abaixo de "Patrícia pode jogar?". Isso bloqueará a execução de qualquer jogo no PC, desde que ele tenha sido feito sobre as normas da Microsoft.
3. Se o seu filho ainda pode jogar e você quer escolher os tipos permitidos, clique na opção "Definir classificações de jogo".
4. Marque a opção "Bloquear jogos sem classificação". Do contrário, ele poderá jogar títulos que ainda não tenham a faixa etária definida.
5. Nesta janela, você pode escolher os jogos com base na classificação etária ou então no descritor de segurança que eles abordam. Escolha classificação máxima para os jogos que deseja que seu filho jogue. Depois, marque os descritores de conteúdo (sexo, nudez, drogas, violência, linguagem imprópria) na lista abaixo para bloquear jogos que os contenham.
6. Clique em "Ok" para finalizar.
7. Na opção "Bloquear ou permitir jogos específicos", você consegue selecionar quais títulos seu filho pode jogar. Basta selecionar, dentre os jogos instalados, aqueles que considerar próprios.
Vale a pena lembrar que as outras contas do PC ainda podem jogar todos os títulos, caso não tenham sido aplicadas restrições.
Bloquear e permitir programas
Esta opção do controle dos pais é especialmente útil se você não quer que seu filho use um programa específico. Como exemplo, os usados para reprodução de mídia, edição ou conversão de vídeos, imagens, áudios e documentos, televisão e streaming.
1. Na configuração de restrição do usuário, clique na opção "Permitir e bloquear programas específicos".
2. Marque a opção "Patrícia pode usar apenas programas permitidos".
3. Selecione todos os programas que deseja que seu filho use. Qualquer programa não marcado, não pode ser executado pelo usuário em questão. Certifique-se de liberar inclusive os navegadores, caso o usuário precise acessar a internet.
N2
Com o recurso de Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows 7, é possível ajudar amigos e parentes a resolver problemas com o computador sem precisar ir até o local. As empresas também podem se beneficiar deste recurso, reduzindo o custo com o deslocamento de seus funcionários e o tempo necessário para realizar pequenas configurações.
O recurso já vem instalado e pronto para usar nas versões Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7, dispensa qualquer programa ou instalação adicional. Neste tutorial, você aprende como configurar o Windows para permitir a conexão, além de dicas para não comprometer a segurança dos computadores de sua rede doméstica ou corporativa. Nas versões Starter, Home Basic e Home Premium, é necessário um programa de terceiros.
Preparando o acesso
Para realizar a conexão, o computador acessado precisa ter pelo menos um usuário configurado com senha no Windows 7, além de fazer aplicar as permissões de acesso remoto ao sistema.
Configurar usuário para o acesso remoto
Na máquina que deseja acessar, faça os seguintes passos:
1. Abra o menu "Iniciar" e clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Adicionar ou remover contas de usuários", abaixo de "Contas de Usuários e Segurança Familiar".
3. Siga até "Criar nova conta". No caso, temos os usuários Isabel (usuário padrão), Paula (administrador), Fernando (usuário padrão) e a conta de Convidado ativada.
4. Digite um nome para o usuário. Neste exemplo, usamos o nome de conta Luciana.
Selecione a opção "Administrador", para que a conta de usuário consiga configurar o Windows. Em seguida, clique no botão "Criar conta".
5. Clique sobre o usuário Luciana.
6. Na janela que abriu, "Fazer alterações na conta de Luciana", siga até a opção "Criar uma senha".
7. Digite a senha na primeira caixa de texto e repita na segunda. Caso queira, digite um lembrete para a senha. Para facilitar, neste exemplo usaremos a senha "pronome".
Por fim, clique no botão "Criar senha".
Habilitar o acesso remoto no sistema
Ainda na máquina que receberá o acesso, siga os passos:
1. Acesse o menu "Iniciar" e clique com o botão direito sobre a opção "Computador". Clique em seguida na opção "Propriedades", que abriu no menu suspenso.
2. Clique em "Configurações remotas", no menu lateral esquerdo da janela.
3. Na guia "Área de Trabalho Remota", marque a opção "Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota...", terceira opção.
4. Acesse as propriedades do computador, tal como no passo 1. Clique então na opção "Alterar configurações", abaixo da guia "Nome do computador, domínio e configurações".
5. Escreva uma descrição para o computador. Neste exemplo, "Edifício residencial".
Em seguida, clique no botão "Alterar", ao lado de "Para renomear este computador...".
6. Digite um nome curto para o computador. Cada computador da rede precisa de um nome exclusivo. No exemplo, foi usada a palavra "sala", indicando o local da casa em que o computador fica. Evite nomes longos, pois ele será usado para fazer o acesso remoto.
7. Depois que trocar o nome, clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.
8. O Windows avisa que é preciso reiniciar o computador para fixar o novo nome. Salve os documentos abertos e clique no botão "Reiniciar Agora". Aguarde até que o sistema reinicie.
Hora de conectar
Em outro computador, também com o Windows 7 instalado, siga os passos para se conectar ao sistema configurado no começo deste tutorial:
1. Acesse o menu "Iniciar" e digite a palavra "Conexão" no campo de busca. Observe que o recurso "Conexão da Área de Trabalho Remota" surge como primeira opção.
2. Para facilitar o acesso, clique com o botão direito sobre "Conexão da Área de Trabalho Remota". Siga pela opção "Enviar para" e clique em "Área de Trabalho". Desta forma, é possível acessar rapidamente o recurso sempre que precisar.
3. Acesse a ferramenta "Conexão de Área de Trabalho Remota", pelo atalho recém criado.
4. Na caixa "Computador", digite o nome que configurou no sistema do computador que deseja acessar. Neste exemplo, "sala". Por fim, clique em "Conectar".
5. Aguarde até que a ferramenta solicite as credenciais. Então digite o nome de usuário e senha, configurados no outro computador. No exemplo usamos o usuário Luciana e a senha 'pronome'.
Clique no botão "Ok" para confirmar a conexão.
6. Espere até que os dados sejam validados. Enquanto isso, a ferramenta exibe a mensagem "Conectando-se a:".
7. No aviso "Impossível verificar a identidade do computador remoto", clique no botão "Sim" para confirmar.
8. Caso exista algum usuário conectado no Windows 7 remoto, o sistema exibirá um alerta. Ao clicar na opção "Sim", a outra pessoa será desconectada do Windows. Por isso, antes de acessar, certifique-se de que todos os documentos foram salvos.
9. No computador remoto, aquele que receberá o acesso, aparece a seguinte mensagem:
10. Avise a outra pessoa para que clique na opção "Ok", permitindo o acesso. Obs: esta mensagem não aparece caso o computador remoto esteja ainda na tela de logon, aquela que solicita nome de usuário e senha do Windows.
11. Tudo pronto, agora você pode usar o sistema remoto como se estivesse sentado à sua frente. Desta forma, é possível realizar configurações ou instalações que a outra pessoa precisa.
Avise a outra pessoa para que não conecte em seu usuário do Windows enquanto você estiver acessando, ou a conexão remota será finalizada.
N3
Aprenda a usar o firewall do Windows 7 e deixe seu PC mais seguro
Neste tutorial, você aprenderá a configurar rapidamente o firewall nativo do Windows 7. Uma proteção gratuita e de qualidade
Por Felipe Augusto Cavalcante em 11/04/2012
O firewall é a ferramenta responsável por impedir o acesso não autorizado ao computador, seja em uma rede local, pública (hotspot) e até mesmo na internet. Ai vem a pergunta: "Quanto eu preciso pagar para ter um firewall e manter o meu PC mais seguro?". A resposta é: NADA.
Confira a seguir: a importância de usar o firewall do Windows 7 e como configurá-lo.
A importância do firewall
Desde o Windows XP, a Microsoft já embutiu no próprio sistema uma ferramenta de firewall. Antes, para obter um bom nível de segurança, era preciso quase se tornar um especialista, mas agora só é preciso realizar pequenos ajustes que envolvam personalização ou encontrar respostas para questões básicas - feitas quando a ferramenta detecta algo estranho, por exemplo.
Dentre as ações que o firewall monitora e confirma com o usuário estão: quando um novo programa tenta se conectar na rede (também internet) e quando algum outro computador (da rede ou da internet) tenta acessar arquivos e recursos de sua máquina, como o compartilhamento de impressoras e documentos.
As perguntas do firewall são nossas aliadas
Somente permita o acesso dos programas em que você confia
Imagine a seguinte situação: de repente algum jogo simples solicita uma conexão com a internet (pelo firewall). Então, você se lembra que ele não precisa acessar a web e bloqueia o acesso. Sim, esta foi uma boa opção, pois o arquivo do jogo pode ter sido adulterado por alguém para capturar e roubar informações sigilosas. Com o bloqueio, ele não consegue enviar nenhum tipo de dado pela internet.
Situações como esta levantam uma questão importante: "Será que meu antivírus está funcionando direito ou foi desativado por alguma praga?". A partir desta pergunta, você já passa a investigar e proteger melhor o seu computador. Com as dicas a seguir, e uma conta de administrador no PC, você conseguirá personalizar a configuração do firewall do Windows 7 sem complicação.
Como configurar o firewall
Antes de começar a configuração em si, precisamos confirmar se o firewall está realmente habilitado. Para isto siga os passos:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Veja se a opção "Exibir por" está configurada como "Categoria", no canto superior direito do painel. Se estiver selecionada como Ícones grandes ou Ícones pequenos, selecione-a para seguir o tutorial.
3. Clique na opção "Sistema e Segurança".
4. Logo abaixo da opção "Firewall do Windows", clique em "Verificar o status do firewall".
5. Caso apareça uma imagem semelhante a mostrada abaixo, com itens em vermelho, clique no botão "Usar configurações recomendadas" - ele ativará o firewall para todas as redes configuradas em seu computador.
6. Quando o firewall está ativado, os itens do painel assumem a cor verde (como na imagem a seguir).
Bloquear um programa no firewall
O Windows, por padrão, realiza uma verificação de segurança quanto a autoria dos programas que instalamos no PC. Se o programa foi assinado por um desenvolvedor confiável, manteve seu arquivo intacto e você concordou com a instalação. O firewall libera automaticamente o acesso do programa à internet.
Caso você queira bloquear um programa ou acredita que o firewall o liberou de forma incorreta, siga os seguintes passos:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Sistema e Segurança".
3. Siga até "Firewall do Windows" e, depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".
4. Confira na lista todos os programas (incluindo de terceiros) e serviços do Windows que estão liberados no firewall. Eles estão marcados com a sinal verde.
5. Clique no botão "Alterar configurações", no topo da tela. Com isso, as opções ficam ativadas.
6. Neste exemplo, vamos remover as permissões do comunicador Skype. Isto impedirá que ele acesse a Internet. Desmarque os serviços ou programas que você deseja bloquear.
7. Clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.
Liberar um novo programa no firewall
Logo quando um programa tenta se conectar à internet, o firewall do Windows 7 pergunta se desejamos liberar seu acesso ou bloqueá-lo. Mesmo assim, pode ser que esta pergunta não tenha sido feita, caso o programa não seja certificado. Neste caso, siga as instruções:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Sistema e Segurança".
3. Siga até "Firewall do Windows". Depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".
4. Clique no botão "Alterar Configurações".
5. Clique no botão "Permitir outro programa".
6. Indique, na janela "Procurar", o executável do programa (arquivo EXE) que deseja liberar. Caso tenha instalado ele, é provável que o encontre pelo caminho em "Meu Computador", seguindo até "C:" e na pasta "Arquivos de Programas". Lá estará o nome do desenvolvedor ou do próprio programa.
7. Selecione o arquivo EXE e clique em "Abrir".
8. Marque o nome do programa na lista seguinte e clique em "Adicionar".
9. Observe que o programa já aparece na lista de permissões.
A base do controle de pais é a mesma da própria segurança do computador, que é usar contas e senhas diferentes para cada usuário. Os pais, tios e avós podem ter a conta do tipo administrador, capaz de criar, alterar e excluir contas, fazer alterações em todo o sistema, instalar e desinstalar programas e acessar todos os arquivos. Enquanto os filhos ficam com a conta de usuário padrão, que só pode usar a maioria dos softwares e alterar configurações do sistema que não afetam outros usuários ou a segurança do computador. Os visitantes e usuários ocasionais ficam com a conta de convidado, que permite acesso temporário ao computador para terceiros, aqueles que não têm conta permanente. Esses não podem configurar conexões de rede ou alterar o idioma de exibição.
Configurando conta de administrador
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Veja se a opção Exibir por está configurada como Categoria, no canto superior direito do painel. Se estiver selecionada como Ícones grandes ou Ícones pequenos, selecione-a.
3. Após clicar na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Alterar a senha do Windows. Na janela que se abrirá, clique em Gerenciar outra conta. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
4. Clique no botão referente ao usuário atual do sistema (normalmente ele possui apenas uma conta após a instalação). Abaixo do nome, tem o tipo Administrador.
5. Selecione a opção Alterar o nome da conta e defina um nome próprio. Neste exemplo, Felipe. Clique em Alterar Nome para finalizar a troca.
6. Clique em Criar uma senha para proteger o sistema contra alterações.
7. Digite sua senha e confirme no campo de texto logo abaixo. Se desejar, crie uma dica que lhe ajude a lembrar da senha, mas que seus filhos não saibam.
8. Clique no botão Criar senha.
9. Se quiser alterar a imagem, clique em Alterar a imagem, escolha uma nova imagem ou clique em Procurar mais imagens para procurar no Windows Explorer uma imagem.
Criar conta de usuário padrão
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Alterar a senha do Windows. Na janela que se abrirá, clique em Gerenciar outra conta. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
3. Clique na opção Criar uma nova conta.
4. Escreva o nome de seu filho. No exemplo, usaremos Patrícia como nome de usuário. Marque a opção Usuário padrão e clique em Criar conta. Se você marcar a opção Administrador, ele terá acesso total ao computador, fazendo quaisquer alterações que desejar e poderá estragar ou reconfigurar o sistema indevidamente.
5. Clique sobre o botão referente ao usuário recém-criado.
6. Clique em Criar uma senha. Este passo é especialmente importante se você tiver mais do que um filho. Assim, um não usará a conta do outro.
7. Digite a senha que você quer criar e confirme a nova senha que acabou de ser criada. Digite uma palavra ou frase a ser usada como dica de senha se você esquecer sua senha para criar um disco de redefinição de senha e em seguida, efetuar uma restauração de sistema ou reinstalar o Windows.
8. Clique no botão Criar senha.
Ativando conta de convidado
1. Repita os passos de 1 a 4, selecionando Convidado na etapa 4.
2. Se a conta estiver desativada, clique em Ativar.
3. Pronto! Usuários eventuais poderão acessar o computador temporariamente. Ideal para improvisar navegação na Internet.
Como aplicar as restrições
Com os usuários (pai, mãe e filhos) já criados e devidamente protegidos com senhas, siga os passos para escolher o que eles realmente podem fazer no computador.
Controle de tempo
1. Acesse o menu Iniciar e clique em Painel de Controle.
2. Na seção Contas de Usuário e Segurança Familiar, clique em Configurar controle dos pais para qualquer usuário ou clique em Controle dos Pais. Se aparecer a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, clique em Sim.
Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?
Nome do programa: Controle dos Pais
Fornecedor verificado: Microsoft Windows
Sim / Não / Alterar quando essas notificações devem aparecer
3. Selecione o usuário para o qual deseja aplicar as restrições. Neste caso, clique no usuário 'Patrícia'. O usuário 'Felipe' é administrador, portanto é impossível aplicar restrições. É impossível aplicar restrições à conta de convidado.
4. Marque a opção Ativar, aplicar configurações atuais. Com isso as opções de restrição já ficam habilitadas. Se você precisar do sistema de filtro da web e relatório de atividades, instale um programa de terceiros.
5. Para escolher em quais horários seu filho pode usar o PC, clique na opção "Limites de Tempo".
6. Na janela de restrições, os horários e dias da semana marcados em branco são permitidos para usar o PC. Clique em um quadrado para deixá-lo azul, proibindo o uso do PC naquele dia e horário.
No exemplo: o usuário 'Patrícia' pode usar o PC todos os dias das 8h às 13h, depois das 15h até às 20h (fazendo pausas de uma hora a cada duas horas). O domingo ficou sem as pausas. Mesmo assim, o usuário não poderá acordar cedo e ir direto para o PC ou ficar até tarde conectado. Vale lembrar que este é apenas um exemplo e que a configuração é livre.
7. Quando terminar a configuração, clique em "Ok".
Bloquear ou permitir jogos
No menu de configuração de permissões de usuários (usando os passos do 1 ao 3, do tópico anterior), siga as próximas instruções para impedir que apenas alguns ou todos os jogos rodem no PC.
1. Na configuração de restrição do usuário 'Patrícia', clique na opção "Jogos".
2. Se você não quer que seu filho jogue, clique na opção "Não", logo abaixo de "Patrícia pode jogar?". Isso bloqueará a execução de qualquer jogo no PC, desde que ele tenha sido feito sobre as normas da Microsoft.
3. Se o seu filho ainda pode jogar e você quer escolher os tipos permitidos, clique na opção "Definir classificações de jogo".
4. Marque a opção "Bloquear jogos sem classificação". Do contrário, ele poderá jogar títulos que ainda não tenham a faixa etária definida.
5. Nesta janela, você pode escolher os jogos com base na classificação etária ou então no descritor de segurança que eles abordam. Escolha classificação máxima para os jogos que deseja que seu filho jogue. Depois, marque os descritores de conteúdo (sexo, nudez, drogas, violência, linguagem imprópria) na lista abaixo para bloquear jogos que os contenham.
6. Clique em "Ok" para finalizar.
7. Na opção "Bloquear ou permitir jogos específicos", você consegue selecionar quais títulos seu filho pode jogar. Basta selecionar, dentre os jogos instalados, aqueles que considerar próprios.
Vale a pena lembrar que as outras contas do PC ainda podem jogar todos os títulos, caso não tenham sido aplicadas restrições.
Bloquear e permitir programas
Esta opção do controle dos pais é especialmente útil se você não quer que seu filho use um programa específico. Como exemplo, os usados para reprodução de mídia, edição ou conversão de vídeos, imagens, áudios e documentos, televisão e streaming.
1. Na configuração de restrição do usuário, clique na opção "Permitir e bloquear programas específicos".
2. Marque a opção "Patrícia pode usar apenas programas permitidos".
3. Selecione todos os programas que deseja que seu filho use. Qualquer programa não marcado, não pode ser executado pelo usuário em questão. Certifique-se de liberar inclusive os navegadores, caso o usuário precise acessar a internet.
N2
Com o recurso de Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows 7, é possível ajudar amigos e parentes a resolver problemas com o computador sem precisar ir até o local. As empresas também podem se beneficiar deste recurso, reduzindo o custo com o deslocamento de seus funcionários e o tempo necessário para realizar pequenas configurações.
O recurso já vem instalado e pronto para usar nas versões Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7, dispensa qualquer programa ou instalação adicional. Neste tutorial, você aprende como configurar o Windows para permitir a conexão, além de dicas para não comprometer a segurança dos computadores de sua rede doméstica ou corporativa. Nas versões Starter, Home Basic e Home Premium, é necessário um programa de terceiros.
Preparando o acesso
Para realizar a conexão, o computador acessado precisa ter pelo menos um usuário configurado com senha no Windows 7, além de fazer aplicar as permissões de acesso remoto ao sistema.
Configurar usuário para o acesso remoto
Na máquina que deseja acessar, faça os seguintes passos:
1. Abra o menu "Iniciar" e clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Adicionar ou remover contas de usuários", abaixo de "Contas de Usuários e Segurança Familiar".
3. Siga até "Criar nova conta". No caso, temos os usuários Isabel (usuário padrão), Paula (administrador), Fernando (usuário padrão) e a conta de Convidado ativada.
4. Digite um nome para o usuário. Neste exemplo, usamos o nome de conta Luciana.
Selecione a opção "Administrador", para que a conta de usuário consiga configurar o Windows. Em seguida, clique no botão "Criar conta".
5. Clique sobre o usuário Luciana.
6. Na janela que abriu, "Fazer alterações na conta de Luciana", siga até a opção "Criar uma senha".
7. Digite a senha na primeira caixa de texto e repita na segunda. Caso queira, digite um lembrete para a senha. Para facilitar, neste exemplo usaremos a senha "pronome".
Por fim, clique no botão "Criar senha".
Habilitar o acesso remoto no sistema
Ainda na máquina que receberá o acesso, siga os passos:
1. Acesse o menu "Iniciar" e clique com o botão direito sobre a opção "Computador". Clique em seguida na opção "Propriedades", que abriu no menu suspenso.
2. Clique em "Configurações remotas", no menu lateral esquerdo da janela.
3. Na guia "Área de Trabalho Remota", marque a opção "Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota...", terceira opção.
4. Acesse as propriedades do computador, tal como no passo 1. Clique então na opção "Alterar configurações", abaixo da guia "Nome do computador, domínio e configurações".
5. Escreva uma descrição para o computador. Neste exemplo, "Edifício residencial".
Em seguida, clique no botão "Alterar", ao lado de "Para renomear este computador...".
6. Digite um nome curto para o computador. Cada computador da rede precisa de um nome exclusivo. No exemplo, foi usada a palavra "sala", indicando o local da casa em que o computador fica. Evite nomes longos, pois ele será usado para fazer o acesso remoto.
7. Depois que trocar o nome, clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.
8. O Windows avisa que é preciso reiniciar o computador para fixar o novo nome. Salve os documentos abertos e clique no botão "Reiniciar Agora". Aguarde até que o sistema reinicie.
Hora de conectar
Em outro computador, também com o Windows 7 instalado, siga os passos para se conectar ao sistema configurado no começo deste tutorial:
1. Acesse o menu "Iniciar" e digite a palavra "Conexão" no campo de busca. Observe que o recurso "Conexão da Área de Trabalho Remota" surge como primeira opção.
2. Para facilitar o acesso, clique com o botão direito sobre "Conexão da Área de Trabalho Remota". Siga pela opção "Enviar para" e clique em "Área de Trabalho". Desta forma, é possível acessar rapidamente o recurso sempre que precisar.
3. Acesse a ferramenta "Conexão de Área de Trabalho Remota", pelo atalho recém criado.
4. Na caixa "Computador", digite o nome que configurou no sistema do computador que deseja acessar. Neste exemplo, "sala". Por fim, clique em "Conectar".
5. Aguarde até que a ferramenta solicite as credenciais. Então digite o nome de usuário e senha, configurados no outro computador. No exemplo usamos o usuário Luciana e a senha 'pronome'.
Clique no botão "Ok" para confirmar a conexão.
6. Espere até que os dados sejam validados. Enquanto isso, a ferramenta exibe a mensagem "Conectando-se a:".
7. No aviso "Impossível verificar a identidade do computador remoto", clique no botão "Sim" para confirmar.
8. Caso exista algum usuário conectado no Windows 7 remoto, o sistema exibirá um alerta. Ao clicar na opção "Sim", a outra pessoa será desconectada do Windows. Por isso, antes de acessar, certifique-se de que todos os documentos foram salvos.
9. No computador remoto, aquele que receberá o acesso, aparece a seguinte mensagem:
10. Avise a outra pessoa para que clique na opção "Ok", permitindo o acesso. Obs: esta mensagem não aparece caso o computador remoto esteja ainda na tela de logon, aquela que solicita nome de usuário e senha do Windows.
11. Tudo pronto, agora você pode usar o sistema remoto como se estivesse sentado à sua frente. Desta forma, é possível realizar configurações ou instalações que a outra pessoa precisa.
Avise a outra pessoa para que não conecte em seu usuário do Windows enquanto você estiver acessando, ou a conexão remota será finalizada.
N3
Aprenda a usar o firewall do Windows 7 e deixe seu PC mais seguro
Neste tutorial, você aprenderá a configurar rapidamente o firewall nativo do Windows 7. Uma proteção gratuita e de qualidade
Por Felipe Augusto Cavalcante em 11/04/2012
O firewall é a ferramenta responsável por impedir o acesso não autorizado ao computador, seja em uma rede local, pública (hotspot) e até mesmo na internet. Ai vem a pergunta: "Quanto eu preciso pagar para ter um firewall e manter o meu PC mais seguro?". A resposta é: NADA.
Confira a seguir: a importância de usar o firewall do Windows 7 e como configurá-lo.
A importância do firewall
Desde o Windows XP, a Microsoft já embutiu no próprio sistema uma ferramenta de firewall. Antes, para obter um bom nível de segurança, era preciso quase se tornar um especialista, mas agora só é preciso realizar pequenos ajustes que envolvam personalização ou encontrar respostas para questões básicas - feitas quando a ferramenta detecta algo estranho, por exemplo.
Dentre as ações que o firewall monitora e confirma com o usuário estão: quando um novo programa tenta se conectar na rede (também internet) e quando algum outro computador (da rede ou da internet) tenta acessar arquivos e recursos de sua máquina, como o compartilhamento de impressoras e documentos.
As perguntas do firewall são nossas aliadas
Somente permita o acesso dos programas em que você confia
Imagine a seguinte situação: de repente algum jogo simples solicita uma conexão com a internet (pelo firewall). Então, você se lembra que ele não precisa acessar a web e bloqueia o acesso. Sim, esta foi uma boa opção, pois o arquivo do jogo pode ter sido adulterado por alguém para capturar e roubar informações sigilosas. Com o bloqueio, ele não consegue enviar nenhum tipo de dado pela internet.
Situações como esta levantam uma questão importante: "Será que meu antivírus está funcionando direito ou foi desativado por alguma praga?". A partir desta pergunta, você já passa a investigar e proteger melhor o seu computador. Com as dicas a seguir, e uma conta de administrador no PC, você conseguirá personalizar a configuração do firewall do Windows 7 sem complicação.
Como configurar o firewall
Antes de começar a configuração em si, precisamos confirmar se o firewall está realmente habilitado. Para isto siga os passos:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Veja se a opção "Exibir por" está configurada como "Categoria", no canto superior direito do painel. Se estiver selecionada como Ícones grandes ou Ícones pequenos, selecione-a para seguir o tutorial.
3. Clique na opção "Sistema e Segurança".
4. Logo abaixo da opção "Firewall do Windows", clique em "Verificar o status do firewall".
5. Caso apareça uma imagem semelhante a mostrada abaixo, com itens em vermelho, clique no botão "Usar configurações recomendadas" - ele ativará o firewall para todas as redes configuradas em seu computador.
6. Quando o firewall está ativado, os itens do painel assumem a cor verde (como na imagem a seguir).
Bloquear um programa no firewall
O Windows, por padrão, realiza uma verificação de segurança quanto a autoria dos programas que instalamos no PC. Se o programa foi assinado por um desenvolvedor confiável, manteve seu arquivo intacto e você concordou com a instalação. O firewall libera automaticamente o acesso do programa à internet.
Caso você queira bloquear um programa ou acredita que o firewall o liberou de forma incorreta, siga os seguintes passos:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Sistema e Segurança".
3. Siga até "Firewall do Windows" e, depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".
4. Confira na lista todos os programas (incluindo de terceiros) e serviços do Windows que estão liberados no firewall. Eles estão marcados com a sinal verde.
5. Clique no botão "Alterar configurações", no topo da tela. Com isso, as opções ficam ativadas.
6. Neste exemplo, vamos remover as permissões do comunicador Skype. Isto impedirá que ele acesse a Internet. Desmarque os serviços ou programas que você deseja bloquear.
7. Clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.
Liberar um novo programa no firewall
Logo quando um programa tenta se conectar à internet, o firewall do Windows 7 pergunta se desejamos liberar seu acesso ou bloqueá-lo. Mesmo assim, pode ser que esta pergunta não tenha sido feita, caso o programa não seja certificado. Neste caso, siga as instruções:
1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".
2. Clique na opção "Sistema e Segurança".
3. Siga até "Firewall do Windows". Depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".
4. Clique no botão "Alterar Configurações".
5. Clique no botão "Permitir outro programa".
6. Indique, na janela "Procurar", o executável do programa (arquivo EXE) que deseja liberar. Caso tenha instalado ele, é provável que o encontre pelo caminho em "Meu Computador", seguindo até "C:" e na pasta "Arquivos de Programas". Lá estará o nome do desenvolvedor ou do próprio programa.
7. Selecione o arquivo EXE e clique em "Abrir".
8. Marque o nome do programa na lista seguinte e clique em "Adicionar".
9. Observe que o programa já aparece na lista de permissões.
Comentários
Postar um comentário