Jornal Correio da Paraíba - Informática - 24 de novembro de 2019

Informática - Paraíba: Domingo, 24 de novembro de 2019 / P1

Através do menu de aplicativos do Windows 8 temos acesso ao teclado virtual do sistema. Caso você tenha algum problema em seu teclado físico ou não encontre algum símbolo especial para digitar em seu texto existe o teclado virtual do sistema, a solução apresenta um teclado virtual que pode ajudar nessas horas. No Windows 8 o teclado virtual fica disponível pelo menu de aplicativos do sistema, o teclado conta com todas as funções do teclado físico e apresenta de forma visual todos os símbolos e acentos disponíveis para uso.

Passo 1. Na tela inicial clique com o botão direito e depois em Todos os Aplicativos na parte inferior direita da tela;

Acesse o menu na parte inferior direita da tela (Foto: Reprodução/André Sugai)
Acesse o menu na parte inferior direita da tela (Foto: Reprodução/André Sugai)
Passo 2. Na seção Facilidade de Acesso, clique em Teclado Virtual;

Clique na opção Teclado Virtual (Foto: Reprodução/André Sugai)
Clique na opção Teclado Virtual (Foto: Reprodução/André Sugai)
Passo 3. Para aumentar ou diminuir o tamanho do teclado basta clicar e arrastar a borda do teclado;

Teclado Virtual aberto na tela (Foto: Reprodução/André Sugai)
Teclado Virtual aberto na tela (Foto: Reprodução/André Sugai)
Agora você pode utilizar o teclado virtual sempre que for necessário, com ele é possível acessar todos os recursos do teclado físico.

P2

No Windows 8.1, a Microsoft cedeu às solicitações dos usuários e adicionou a opção de exibir a área de trabalho clássica ao iniciar o sistema ou ao fechar programas. A configuração, no entanto, vem desativada por padrão, devendo ser ativada pelo usuário. Nos passos abaixo, veja como habilitá-la.

Passo 1. Abra a área de trabalho clássica pressione “WinKey (tecla com a bandeira do Windows) + D”;

Abra o desktop (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Abra o desktop (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre um espaço vazio da barra de tarefas e vá em “Propriedades”;

Acessando propriedades da taskbar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Acessando propriedades da taskbar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. Na aba “Navegação”, marque a opção “Ir para a área de trabalho, e não para a tela inicial, quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela”;

Ativando a opção de iniciar na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Ativando a opção de iniciar na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Para salvar a alteração, pressione “OK”.

Pronto! Assim, sempre que o Windows for iniciado ou quando um programa for fechado, a área de trabalho será exibida.

P3

Entenda a Charm Bar do Windows 8

A Charm Bar do Windows 8 é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar”, assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

A Charm Bar substitui o Menu Iniciar e, parcialmente, a Barra de Tarefas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
A Charm Bar substitui o Menu Iniciar e, parcialmente, a Barra de Tarefas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
Essas funcionalidades já são conhecidas das versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, no entanto, apresentam modificações significativas no Windows 8, como a integração com os aplicativos da Windows Store. Isso significa que, uma vez usando um aplicativo, essas funcionalidades irão ajustar-se a ele, possibilitando fazer uma busca por aplicativos, configurações e arquivos (documentos, imagens, músicas, vídeos e downloads da Internet), por exemplo, dentro do próprio, caso recorra ao Charm Pesquisar.

É também através da Charm Bar que os usuários podem aprofundar-se dentro do sistema operacional. Isto é, buscar por arquivos e aplicativos, compartilhar informações e conteúdos, bem como controlar os dispositivos conectados e ter acesso às configurações do computador.

Diferentemente do tradicional botão iniciar e da barra de tarefas, a Charm Bar nem sempre está aparente na tela. Ela é ativada por gestos - em telas sensíveis ao toque - pelo atalho Windows + C ou pela passagem do cursor sobre os cantos superior ou inferior, no lado direito da tela.

Vejamos, separadamente, o que fazem as funcionalidades presentes na Charm Bar:

Iniciar (Start)

O Iniciar serve para trocar entre as múltiplas telas da nova interface do Windows. O sistema é capaz de manter, ao mesmo tempo, vários aplicativos e programas abertos, na área de trabalho, além da tela Start.

Ao clicar no Iniciar, por padrão, cambia-se entre a tela Start e o último aplicativo usado ou programa na área de trabalho.

Pesquisar (Search)

No Windows 8, existem duas maneiras de se usar o Charm Pesquisar. A primeira é pela tela Start na interface Metro e, a segunda é dentro de um aplicativo compatível com esta funcionalidade. Isso significa que o Pesquisar vai além da sua função de busca somente dentro do sistema. O recurso também funciona dentro dos aplicativos.

A funcionalidade Pesquisar permite a busca dentro do PC também dos aplicativos (Foto: Reporudção/JúlioMonteiro)
A funcionalidade Pesquisar permite a busca dentro do PC também dos aplicativos (Foto: Reporudção/JúlioMonteiro)
Ao entrar na funcionalidade Pesquisar pela tela Start ou pela área de trabalho, a busca está ajustada para os aplicativos dentro do sistema, pois esta é a configuração inicial. Assim, aparecem do lado esquerdo da tela a lista de aplicativos e programas instalados e, no lado direito, a lista de itens dentro dos quais é possível pesquisar.

Para ser feita a busca, só é preciso selecionar um item (entre Apps, Settings, Files e outros) dentro do qual irá pesquisar e digitar o termo desejado. Os conteúdos serão filtrados e aparecerão automaticamente do lado esquerdo da tela.

O resultado das pesquisas é dado em tempo real, portanto, a filtragem vai mudando enquanto digita-se o termo procurado. Também é possível ver o resultado em diferentes itens, selecionando-os um por um.

As pesquisas também podem ser feitas dentro dos aplicativos, como na Windows Store (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
As pesquisas também podem ser feitas dentro dos aplicativos (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
A segunda forma de se pesquisar é dentro de um aplicativo. O procedimento é quase o mesmo: abra a Charm Bar, selecione o Charm Pesquisar (Search), digite o termo e aperte “Enter”, pois os resultados não são em tempo real. Isso possibilita, por exemplo, encontrar facilmente um e-mail dentro das suas contas cadastradas no aplicativo Mail, que já vem com o sistema operacional.

Dispositivos (Devices)

O Charm Devices permite que os usuários acessem os dispositivos que desejam utilizar. Através dele, é possível obter fotos de uma câmera digital conectada ao computador, fazer uma transmissão de vídeo para sua TV ou mandar arquivos para outro dispositivo.

Outra possibilidade que o Charm Dispositivos oferece é a de adicionar o segundo monitor ao sistema (somente tela do computador, duplicar, estender ou somente segunda tela). Essa funcionalidade, apesar de não ser nova, é bastante interessante, pois o Windows 8 foi desenhado com múltiplas telas e um segundo monitor pouparia bastante trabalho em cliques e atalhos.

Configurações (Settings)

O Charm Configurações é o local onde se realizam as tarefas básicas da sua máquina para o uso diário, como: personalização (tela de bloqueio, tela inicial e imagem da conta), criar contas de usuário, alternar conta local para conta da Microsoft, criar senha, notificações de aplicativos, histórico de pesquisa, aplicativos frequentes, compartilhamento de aplicativos, alternar entre aplicativos, data, hora e fuso horário, armazenamento, adicionar idioma, digitação e verificação ortográfica, inicialização avançada, restaurar o PC e reinstalar o Windows, privacidade e permissões de aplicativos, adicionar dispositivos, alto contraste, expandir tela, narrador, espessura do cursor, tempo de exibição de notificações, sincronização de configurações, compartilhar bibliotecas, impressoras e dispositivos no Grupo Doméstico, transmitir mídia do PC para TVs e consoles de videogame (streaming), senha do grupo doméstico, atualizações automáticas, Windows Update e etc. Dentre essas, estão algumas das funcionalidades que se encontravam antes no canto direito da barra de tarefas.

As configurações dos aplicativos podem ser acertadas também pelo Settings do Charm Bar (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)
As configurações dos aplicativos podem ser acertadas também pelo Settings (Foto Reprodução/Júlio Monteiro)
A funcionalidade Configurações adapta-se ao aplicativo em uso da mesma forma que o Charm Pesquisar. Assim, quando se está usando, por exemplo, o Mail, as configurações exibirão informações e opções deste aplicativo em específico.

É pela Charm Bar que se acessam as configurações do sistema (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)
É pela Charm Bar que se acessam as configurações do sistema (Foto Reprodução/Júlio Monteiro)
Da mesma forma, é através dessa funcionalidade que se pode acessar as configurações do computador, para mudar seus temas, acertar os HomeGroups, usar o Windows Update, alterar as configurações do usuário e etc.

Compartilhar (Share)

O Compartilhar, novamente, serve para enviar conteúdos do PC ou de seus aplicativos. Por exemplo, se o usuário desejar mostrar a um amigo um aplicativo instalado no seu computador, o link desse  pode ser enviado por e-mail.

Agora, se o usuário estiver dentro de um aplicativo de notícias e desejar compartilhar uma informação, ele também pode acessar a mesma ferramenta. É possível usar este serviço para os aplicativos de fotos, músicas, e-mails e todos os outros que forem compatíveis.

Teclas de atalho

O Windows 8 é um sistema operacional pensado para rodar em diversos aparelhos, entre notebooks, desktops, all-in-one e tablets. Por conta disso, apresenta uma interface aberta a várias formas de acessibilidade. Isso significa que ele foi elaborado tanto para ser usado com touch ou por meio do mouse e teclado.

Com o mouse ou através do touch, é possível acessar facilmente os aplicativos e programas com um clique ou fechá-los arrastando-os para o canto inferior da tela. No entanto, o teclado também é uma boa alternativa, devidos aos atalhos.

Alguns atalhos do teclato

Charm Bar: Winkey + C

Start: Winkey

Devices: Winkey + K

Settings: WinKey + I

Share: Winkey + H

Search: Windows + Q

Para aqueles que usam dois monitores, pode haver mais de um motivo, além da praticidade, para usar esses atalhos. Existem relatos de dificuldades em acessar a Charm Bar, já que ela se localiza na lateral da tela. Quando se tentar acessá-la na lateral, o mouse pode acabar deslocando-se para o outro monitor, transformando uma tarefa simples e rotineira em algo irritante.

P4

Como trocar entre contas de usuários no Windows 8

Com o fim do menu Iniciar, o processo de alternar entre usuários no Windows 8 mudou, mas ainda continua bem simples. Aprenda como fazer isso neste tutorial.

Assim como as versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8 permite que vários usuários estejam logados ao mesmo tempo. O recurso é útil em computadores compartilhados, possibilitando que um membro da família possa usar o Windows rapidamente sem a necessidade de fechar os programas em execução por outra pessoa.

Windows 8 sem menu Iniciar (Foto: Reprodução/TechTudo)
Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução/TechTudo)
Passo 1. Acesse a "Start Screen" apertando a tecla Windows, presente entre o Ctrl e o Alt. Posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da tela para abrir a "Charm Bar" do Windows 8;

Passo 2. Clique no seu nome, presente no canto superior direito da tela. Uma lista com todas as contas do seu computador será exibida;

Clique na conta que deseja iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
Clique na conta que deseja iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
Passo 3. Acesse a conta que deseja iniciar, digite a senha e pressione "Enter". Você alternou entre as contas de usuários com sucesso.

P5

Windows 8: como remover as mensagens da central de ações

O Windows 8 possui uma Central de Ações que emite diversas notificações para usuários do sistema operacional. Em muitos casos, porém, elas acabam incomodando quem usa. Veja como remover todas as mensagens da central de ações da plataforma da Microsoft.

Descubra como particionar seu HD externo e organize seus arquivos

Deixe o cursor do Windows 8 mais visível (Foto: Arte/TechTudo)
Veja como remover as mensagens da central de ações do Windows 8 (Foto: Arte/TechTudo)
Passo 1. Acesse a busca do Windows e procure por “Action Center” (Central de Ações);

Procure pela central de ações no Windows 8 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Procure pela central de ações no Windows 8 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 2. Na tela da Central de Ações, do lado esquerdo, há diversas opções. Clique em “Change Action Center settings” (Alterar configurações da Central de Ações);

Edite as configurações da central de ações (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Edite as configurações da central de ações (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 3. Pronto! Nesta tela, você terá todos os tipos de notificações que a central pode emitir para um usuário. É só desmarcar as mensagens que não quiser mais receber e o sistema não irá mais lhe incomodar.

Desmarque as notificações que não quiser receber (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Desmarque as notificações que não quiser receber (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

P6

Como mudar nome de usuário do Windows 8

No Windows 8, o processo de troca do nome do perfil é substancialmente diferente das versões anteriores. Agora, o usuário deve acessar o painel de controle moderno e, como o sistema funciona integrado a uma conta online da Microsoft, é necessário mudar o nome que está associado à conta. Confira a dica e veja como realizar o procedimento na última versão do sistema Windows.

Windows 10: Microsoft é a primeira gigante tech a usar 'emoji mal educado'

Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)
Saiba como alterar o nome de usuário no Windows 8(Foto: Divulgação/Microsoft)


Passo 1. Acesse o menu Iniciar do Windows 8 e clique sobre o seu nome de usuário. Em seguida, no menu que aparece, clique em “Mudar imagem da conta”;

Acesse as configurações da sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Acesse as configurações da sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Em “Sua conta”, clique no botão “Mais configurações de conta online”. Caso necessário, confirme a senha da sua conta Microsoft;

Alterando configurações da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Alterando configurações da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. Nas configurações da sua conta, clique em “Edite seu perfil”;

Editando o perfil da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Editando o perfil da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. À direita do seu nome atual, clique em “Editar”;

Editando o nome da conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Editando o nome da conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Por fim, faça as alterações desejadas e clique em “Salvar”.

Alterado o nome da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Alterado o nome da conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! O nome da sua conta Microsoft foi alterado. Pode ser que o nome da sua conta de usuário no Windows 8 demore algumas horas para ser atualizado.

P7 - Publicidade


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções