Jornal Correio da Paraíba - Veículos - 22 de dezembro de 2019
Veículos - Paraíba: Domingo, 22 de dezembro de 2019 / I1
VW Golf GTI da nova geração será mostrado em Genebra com 290 cv
Próxima geração do hatch médio ainda tem futuro incerto no Brasil; veja
VW Golf GTI
Projeção do VW Golf GTI, com novas rodas e as "guelras" características no para-choque
De acordo com fontes internas da Volkswagen consultadas pelo site americano Carscoops, a oitava geração do Golf GT I terá algo em torno de 290 cv de potência - superando por muito os 230 cv da geração que acaba de ser descontinuada no Brasil. O modelo, que já foi visto circulando em testes pela Europa, deverá ser apresentado oficialmente durante o Salão de Genebra (Suíça).
VW Golf GTI
Um Golf não seria um "GTI" legítimo sem a saída de escape dupla
Seguindo a linguagem de design da família GTI , a versão esportiva do Golf poderá contar com as “guelras” de tubarão na base do para-choque dianteiro, com acentuações em LED. Haverá novamente um friso vermelho cortando a grade dianteira, além da entrada de ar bem protuberante. O teto preto acrescentaria um charme inédito, seguindo a projeção elaborada pelo designer Kleber Pinho da Silva.
Segmento em declínio no Brasil
VW Golf GTE híbrido, o último suspiro da sétima geração no Brasil
Quando perguntado sobre a possibilidade de vender a oitava geração do Golf no Brasil, o presidente da VW, Pablo Di Si, não confirmou e nem desconfirmou. Para o desespero daqueles que ainda consideram o prazer de dirigir, a tendência é que a categoria dos hatches médios acabe no Brasil.
O segmento - que já chegou a responder por 6% das vendas do mercado nacional em 2007 - agoniza com apenas 0,23% de participação em 2019. Com o fim da produção do Focus e o encarecimento das versões do Golf, o Chevrolet Cruze é o único destaque da categoria.
I2
Hyundai HB20S: entenda a diferença de depreciação entre as versões
Modelo Premium 1.6 automática tem a maior taxa de desvalorização entre as versões do sedã compacto coreano; saiba as diferenças na lista abaixo
O Hyundai HB20S é um dos sedãs compactos mais bem sucedidos do Brasil, e um dos grandes responsáveis pelos resultados positivos da marca coreana. Neste cenário, é natural que o modelo seja de grande interesse no mercado de veículos seminovos.
A KBB, uma das principais analistas do mercado brasileiro, revelou um estudo mostrando a diferença de desvalorização entre as versões do Hyundai HB20S . A primeira geração do sedã coreano tem três versões, sendo classificadas como de entrada, intermediária e topo de linha: Comfort Style, Comfort Plus e Premium, respectivamente.
Sua gama é composta por três opções de conjunto mecânico: 1.0 de 80 cv de potência e 10,2 kgfm, 1.6 de 128 cv de potência e 16,5 kgfm com câmbio manual de cinco marchas, ou automática e seis.
De acordo com o levantamento, o Hyundai HB20S Premium 1.6 automático é o modelo com a maior taxa, com -6,64% de depreciação. Em seguida, surge a versão manual HB20S Comfort Plus 1.0, que perde - 6,53% do valor. Essa mesma versão, com câmbio automático, é a que menos desvaloriza entre todas as versões, perdendo -5,96%.
Confira a tabela abaixo:
1 - Premium 1.6 AT - -6,64%
2 - Comfort Plus 1.0 MT - -6,53%
3 - Comfort Style 1.6 AT --6,42%
4 - Comfort Style 1.0 MT --6,23%
5 - Comfort Plus 1.6 AT - -5,96%
I3
BMW i3 é transformado em sala de estar
Modelo elétrico recebeu um interior modificado, com novo banco traseiro, mesa e até uma tela para exibir filmes durante o trajeto
Por Motor Show | Rafael Poci Déa | 22/12/2019 10:42
Tamanho do texto-+
Home iG › Carros
Modelo elétrico recebeu um interior modificado, com novo banco traseiro, mesa e até uma tela para exibir filmes durante o trajeto
Motor Show
BMW i3 Concept
Divulgação
BMW i3 Concept simula uma área de convivência
A BMW estará na CES (Consumer Electronics Show), entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Uma das atrações do estande do fabricante bávaro está no modelo elétrico i3 transformado em sala de estar.
O habitáculo foi inteiramente modificado, com o objetivo de criar um ambiente descontraído para os passageiros. Apenas o banco do motorista e o painel permaneceram intactos.
Foram instalados um novo banco traseiro com apoio para os pés, uma mesinha com abajur e até uma tela, que desce do teto para o ocupante curtir um filme durante o caminho.
Batizado de BMW i3 Urban Suite , o acabamento utiliza materiais e tapetes feitos de materiais reciclados. Quem desejar vivenciar todas as comodidades do modelo poderá chamar um dos i3s disponíveis por meio de um aplicativo para smartphone.
I4
Chevrolet Tracker aparece sem camuflagem. Estreia acontecerá em 2020
SUV estreia plataforma global, mais opções de motores turbo e conexão Wi-Fi em parceria com a Claro; veja o que já sabemos sobre o novo Tracker
A Chevrolet já não faz mais questão de esconder o Tracker, tanto que o modelo foi visto sem camuflagem por nossa equipe nas proximidades da fábrica de São Caetano do Sul (SP). Marcado para chegar em março de 2020, o SUV estreia plataforma global, mais opções de motores turbo e conexão com a Internet.
Pelo design das rodas aro 17 e as maçanetas pintadas na cor da carroceria, tudo indica que se trata da versão mais cara, a Premier . Na comparação com o Tracker atual, a nova geração apresentada na China tem 4,27 metros de comprimento (ante 4,25 m) e 2,57 m de entre-eixos (ante 2,55 m). Esses números podem mudar com a produção nacional, com a mesma plataforma GEM do Onix.
I5
Audi começa aceitar encomendas para nova geração do SUV Q3
Novidade chega da Hungria, mas poderá ser feita no Brasil dependendo da demanda. Com motor 1.4 turbo, SUV desembarca a partir de R$ 179.990
Audi inicia a pré-venda do modelo mais importante da marca alemã dentro do repertório nacional, o SUV Q3. Antes fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo virá ao Brasil importado da Hungria, no início de 2020.
O Audi Q3 terá três versões no Brasil, partindo de R$ 179.990. Todas terão motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25 kgfm de torque, com transmissão automática S-tronic de dupla embreagem. Dessa forma, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.
No pacote de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo com a tecnologia Pre Sense. Dessa forma, o Q3 prepara o habitáculo no caso de uma colisão eminente, fechando vidros, teto-solar e apertando os cintos dos passageiros e motorista.
O pacote de customização da nova geração do SUV inclui nove opções de cores e quatro para o acabamento interno. Os clientes que encomendarem o Q3 na pré-venda terão quatro anos de garantia e valorização de até R$ 10 mil no seminovo. Mais informações serão divulgadas durante o lançamento oficial. A reportagem de iG Carros participa da expedição ao volante do novo Audi Q3 e dará mais detalhes sobre impressões ao dirigir nas mais variadas condições.
Quattro chegará ao Brasil no início de 2020 para ser o primeiro SUV elétrico da marca
Com as vendas do último lote do A3 Sedan de edição comemorativa, a Audi encerrará suas atividades na fábrica de São José dos Pinhais (PR) pelos próximos anos. A nacionalização de outros modelos ainda é estudada, mas o presidente e CEO da marca, Johannes Roscheck, garantiu que ainda teremos modelos feitos no Brasil no futuro.
Depois do Audi Q3 , em 2020, a marca também prepara o lançamento do SUV elétrico e-tron, que tem valor promocional de pré-venda em R$ 459.990. O rival do Jaguar I-Pace terá oito anos de garantia para as baterias, carregador extra e valorização de R$ 20 mil do seminovo. No segundo semestre, será a vez da reestilização do Q7.
I6
Toyota Corolla Hybrid x VW Golf GTE: uma briga eletrizante
Tradicionais no segmento de médios, ambos se encontram para um confronto entre híbridos que chegaram há pouco ao Brasil. Veja qual dos dois vence
Tradicionais no segmento de médios, ambos se encontram para um confronto entre híbridos que chegaram há pouco ao Brasil. Veja qual dos dois vence
Toyota Corolla Hybrid e VW Golf GTE tiveram que se adaptar às novas tendências do mercado e viraram híbridos
Já estamos no início da nova era da mobilidade. E um dos sinais dos novos tempos é que até modelos que sempre tiveram tradição no mercado estão sendo eletrificados. Exemplo disso fica por conta da dupla Toyota Corolla Hybrid (R$ 124.990) e VW Golf, GTE (R$ 199.990), dois médios que ganharam versões híbridas e chegaram recentemente ao Brasil.
Tudo bem, existe uma boa diferença de preço entre ambos (R$ 75 mil). Mas ainda há poucas opções de híbridos no Brasil e levando em conta as principais e mais recomendáveis temos esses dois veteranos que se adaptaram à nova ordem do dia. Portanto, vamos aos prós e contras de cada um.
O Toyota Corolla Hybrid é nacional, montado em Indaiatuba (SP) e se tornou o primeiro modelo híbrido flex do mundo. Como sedã médio sem pretensões esportivas, conta com motor 1.8, de ciclo Atkinson (feito para ser mais econômico por exigir menos força do movimento acendente dos pistões), que rende 101 cv e razoáveis 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm.
Para ajudar na eficiência enérgética, existe o motor elétrico, de 72 cv e 16 kgfm de torque, carregado apenas nas frenagens e com o movimento das rodas, sem poder ser plugado na tomada, como o Golf. Porém, notamos que o Toyota consegue reciclar melhor e energia e enviá-la às baterias que o VW.
Outra vantagem do Corolla é que o motor a combustão pode ser abastecido com etanol, ao contrário do Golf. Isso acaba reduzindo o custo por quilômetro rodado no dia a dia. Por outro lado, levando em conta apenas o uso de gasolina, o VW consegue ser mais econômico, de acordo com os números do Inmetro (22 km/l na cidade e 19 km/l na estrada, ante 16,3 km/l e 14,5 km/l, do Toyota, respectivamente).
Então, se for usar apenas gasolina, o Golf também acaba tendo uma autonomia teórica maior, ainda conforme o Inmetro, com 880 km na cidade e 760 km na estrada, contra 700, 9 km e 623 km, do Corolla. Some-se a isso a possibilidade e poder carregar as baterias na tomada e terá no VW um carro capaz de rodar mais sem precisar abastecer. Mas, lembre-se: o VW custa R$ 75 mil a mais que o Toyota.
Além de gastar menos e ser plug-in, o Golf anda (bem) mais que o Corolla, já que, ao contrário do sedã, tem algum apelo esportivo. Para acelerar de 0 a 100 km/h o VW precisa de apenas 7,6 segundos, conta 12s do Toyota. A máxima do modelo da marca alemã também é mais favorável (222 km/h ante 180 km/h).
Trocando em miúdos, o Golf gasta menos e anda mais, entretanto, custa bem mais caro que o Corolla, cujo motor a combustão, até pela própria concepção, deveria ser econômico do que mostra na prática do dia a dia, o que reduziria essa diferençå de consumo O fato de ser plug-in também favorece o VW, contudo, não é tão fácil encontrar um ponto para recarga, ainda mais fora do eixo Rio-SP.
Toyota Corolla Hybrid é compra mais racional
Um ponto importante a ser considerado se você ainda está em dúvida entre esses dois híbridos é o tamanho do porta-malas e o espaço interno, quesitos em que o Corolla se sai melhor que o Golf. São 430 litros do Toyota contra 272 litros do VW, que conta com 2,63 de entre-eixos, ante 2,70 m do rival. Logo, ainda mais se a questão do desempenho não for tão importante como critério de escolha, fique com o Corolla.
O Golf vem importado da Alemanha, como parte de um lote de 99 unidades. Trata-se da sétima geração do hatch médio, que já deixou de ser fabricada. Mesmo assim, ainda é um carro bem moderno, eficiente e seguro, porém, mais recomendado para quem quer um híbrido com apelo esportivo. Quer saber do novo Golf GTE? A VW ainda não fala nada a respeito. Mas é bem provável que a oitava geração chegue apenas nas versões GTI e GTE, no segundo semestre do ano que vem, mostrada no Salão de Automóvel, em novembro de 2020.
Andando no GTE, um detalhe que chama atenção é que a questão da esportividade fica bem abaixo do GTI. Portanto, não se empolgue com os bancos quadriculados (Clark). E nem com o volante de três raios, como no GTI. A sensação é apenas de estar ao volante de um Golf 1.4 TSI com algum impulso do motor elétrico, mas nada muito convincente. Também precisam usar uma interface no cluster um pouco menos complicada. São muitos ponteiro digitais subindo e descendo ao mesmo tempo, o que fica bastante confuso.
Por dentro, as centrais multimídia ficam como o ponto mais contrastante entre as versões híbridas de Corolla e Golf. No VW o sistema funciona melhor, com mais rapidez, resolução da tela mais alta e mais recursos, o que inclui GPS embutido. Ambos os carros têm ar-condicionado bizone, volante multifuncional revestido de couro, retrovisor eletrocrômico, frenagem automática de emergência, faróis de LED, câmera de ré, entre outros equipamentos.
Mas o Golf vem com alguns itens extras quando o assunto é sofisticação, como freio de estacionamento elétrico e indicador de fadiga ao volante, hastes atrás para trocas de marcha sequenciais, mas nada que pareça justificar a grande diferença de preço em relação do Corolla, que se mostra uma compra mais racional, ao contrário do rival, mais levado pelo apelo emocional de ser uma versão esportiva.
Conclusão
As versões híbridas de Corolla e Golf são as mais interessantes do mercado hoje em dia, pelo menos até agora. Se estiver atrás de um modelo eletrificado e fizer questão de bom espaço e apenas mais eficiência do que a encontrada em modelos a combustão, o Corolla é uma boa pedida por um preço bem mais em conta que o Golf, que apesar de andar mais e gastar menos é voltado para um público específico, que aprecida uma pegada um pouco mais esportiva.
Ficha técnica
Toyota Corolla Hybrid
Preço: a partir de 124.990
Motor: 1.8, quatro cilindros, flex (Atkinson)
Potência: 101 cv (E) / 98 cv (G) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm
Transmissão: Automático, CVT , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / braços sobrepostos (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 225/45 R17
Dimensões: 4,63 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Tanque: 43 litros
Porta-malas: 470 litros
Consumo etanol: 10,9 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 16,3 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Ficha técnica
VW Golf GTE 1.4 TSI
Preço: R$ 199.990
Motor: 1.4, quatro cilindros, turbo, a gasolina
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Tanque: 40 litros
Porta-malas: 272 litros
Consumo gasolina: 22 km/l (cidade) / 19 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 222 km/h
VW Golf GTI da nova geração será mostrado em Genebra com 290 cv
Próxima geração do hatch médio ainda tem futuro incerto no Brasil; veja
VW Golf GTI
Projeção do VW Golf GTI, com novas rodas e as "guelras" características no para-choque
De acordo com fontes internas da Volkswagen consultadas pelo site americano Carscoops, a oitava geração do Golf GT I terá algo em torno de 290 cv de potência - superando por muito os 230 cv da geração que acaba de ser descontinuada no Brasil. O modelo, que já foi visto circulando em testes pela Europa, deverá ser apresentado oficialmente durante o Salão de Genebra (Suíça).
VW Golf GTI
Um Golf não seria um "GTI" legítimo sem a saída de escape dupla
Seguindo a linguagem de design da família GTI , a versão esportiva do Golf poderá contar com as “guelras” de tubarão na base do para-choque dianteiro, com acentuações em LED. Haverá novamente um friso vermelho cortando a grade dianteira, além da entrada de ar bem protuberante. O teto preto acrescentaria um charme inédito, seguindo a projeção elaborada pelo designer Kleber Pinho da Silva.
Segmento em declínio no Brasil
VW Golf GTE híbrido, o último suspiro da sétima geração no Brasil
Quando perguntado sobre a possibilidade de vender a oitava geração do Golf no Brasil, o presidente da VW, Pablo Di Si, não confirmou e nem desconfirmou. Para o desespero daqueles que ainda consideram o prazer de dirigir, a tendência é que a categoria dos hatches médios acabe no Brasil.
O segmento - que já chegou a responder por 6% das vendas do mercado nacional em 2007 - agoniza com apenas 0,23% de participação em 2019. Com o fim da produção do Focus e o encarecimento das versões do Golf, o Chevrolet Cruze é o único destaque da categoria.
I2
Hyundai HB20S: entenda a diferença de depreciação entre as versões
Modelo Premium 1.6 automática tem a maior taxa de desvalorização entre as versões do sedã compacto coreano; saiba as diferenças na lista abaixo
O Hyundai HB20S é um dos sedãs compactos mais bem sucedidos do Brasil, e um dos grandes responsáveis pelos resultados positivos da marca coreana. Neste cenário, é natural que o modelo seja de grande interesse no mercado de veículos seminovos.
A KBB, uma das principais analistas do mercado brasileiro, revelou um estudo mostrando a diferença de desvalorização entre as versões do Hyundai HB20S . A primeira geração do sedã coreano tem três versões, sendo classificadas como de entrada, intermediária e topo de linha: Comfort Style, Comfort Plus e Premium, respectivamente.
Sua gama é composta por três opções de conjunto mecânico: 1.0 de 80 cv de potência e 10,2 kgfm, 1.6 de 128 cv de potência e 16,5 kgfm com câmbio manual de cinco marchas, ou automática e seis.
De acordo com o levantamento, o Hyundai HB20S Premium 1.6 automático é o modelo com a maior taxa, com -6,64% de depreciação. Em seguida, surge a versão manual HB20S Comfort Plus 1.0, que perde - 6,53% do valor. Essa mesma versão, com câmbio automático, é a que menos desvaloriza entre todas as versões, perdendo -5,96%.
Confira a tabela abaixo:
1 - Premium 1.6 AT - -6,64%
2 - Comfort Plus 1.0 MT - -6,53%
3 - Comfort Style 1.6 AT --6,42%
4 - Comfort Style 1.0 MT --6,23%
5 - Comfort Plus 1.6 AT - -5,96%
I3
BMW i3 é transformado em sala de estar
Modelo elétrico recebeu um interior modificado, com novo banco traseiro, mesa e até uma tela para exibir filmes durante o trajeto
Por Motor Show | Rafael Poci Déa | 22/12/2019 10:42
Tamanho do texto-+
Home iG › Carros
Modelo elétrico recebeu um interior modificado, com novo banco traseiro, mesa e até uma tela para exibir filmes durante o trajeto
Motor Show
BMW i3 Concept
Divulgação
BMW i3 Concept simula uma área de convivência
A BMW estará na CES (Consumer Electronics Show), entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Uma das atrações do estande do fabricante bávaro está no modelo elétrico i3 transformado em sala de estar.
O habitáculo foi inteiramente modificado, com o objetivo de criar um ambiente descontraído para os passageiros. Apenas o banco do motorista e o painel permaneceram intactos.
Foram instalados um novo banco traseiro com apoio para os pés, uma mesinha com abajur e até uma tela, que desce do teto para o ocupante curtir um filme durante o caminho.
Batizado de BMW i3 Urban Suite , o acabamento utiliza materiais e tapetes feitos de materiais reciclados. Quem desejar vivenciar todas as comodidades do modelo poderá chamar um dos i3s disponíveis por meio de um aplicativo para smartphone.
I4
Chevrolet Tracker aparece sem camuflagem. Estreia acontecerá em 2020
SUV estreia plataforma global, mais opções de motores turbo e conexão Wi-Fi em parceria com a Claro; veja o que já sabemos sobre o novo Tracker
A Chevrolet já não faz mais questão de esconder o Tracker, tanto que o modelo foi visto sem camuflagem por nossa equipe nas proximidades da fábrica de São Caetano do Sul (SP). Marcado para chegar em março de 2020, o SUV estreia plataforma global, mais opções de motores turbo e conexão com a Internet.
Pelo design das rodas aro 17 e as maçanetas pintadas na cor da carroceria, tudo indica que se trata da versão mais cara, a Premier . Na comparação com o Tracker atual, a nova geração apresentada na China tem 4,27 metros de comprimento (ante 4,25 m) e 2,57 m de entre-eixos (ante 2,55 m). Esses números podem mudar com a produção nacional, com a mesma plataforma GEM do Onix.
I5
Audi começa aceitar encomendas para nova geração do SUV Q3
Novidade chega da Hungria, mas poderá ser feita no Brasil dependendo da demanda. Com motor 1.4 turbo, SUV desembarca a partir de R$ 179.990
Audi inicia a pré-venda do modelo mais importante da marca alemã dentro do repertório nacional, o SUV Q3. Antes fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo virá ao Brasil importado da Hungria, no início de 2020.
O Audi Q3 terá três versões no Brasil, partindo de R$ 179.990. Todas terão motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25 kgfm de torque, com transmissão automática S-tronic de dupla embreagem. Dessa forma, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.
No pacote de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo com a tecnologia Pre Sense. Dessa forma, o Q3 prepara o habitáculo no caso de uma colisão eminente, fechando vidros, teto-solar e apertando os cintos dos passageiros e motorista.
O pacote de customização da nova geração do SUV inclui nove opções de cores e quatro para o acabamento interno. Os clientes que encomendarem o Q3 na pré-venda terão quatro anos de garantia e valorização de até R$ 10 mil no seminovo. Mais informações serão divulgadas durante o lançamento oficial. A reportagem de iG Carros participa da expedição ao volante do novo Audi Q3 e dará mais detalhes sobre impressões ao dirigir nas mais variadas condições.
Quattro chegará ao Brasil no início de 2020 para ser o primeiro SUV elétrico da marca
Com as vendas do último lote do A3 Sedan de edição comemorativa, a Audi encerrará suas atividades na fábrica de São José dos Pinhais (PR) pelos próximos anos. A nacionalização de outros modelos ainda é estudada, mas o presidente e CEO da marca, Johannes Roscheck, garantiu que ainda teremos modelos feitos no Brasil no futuro.
Depois do Audi Q3 , em 2020, a marca também prepara o lançamento do SUV elétrico e-tron, que tem valor promocional de pré-venda em R$ 459.990. O rival do Jaguar I-Pace terá oito anos de garantia para as baterias, carregador extra e valorização de R$ 20 mil do seminovo. No segundo semestre, será a vez da reestilização do Q7.
I6
Toyota Corolla Hybrid x VW Golf GTE: uma briga eletrizante
Tradicionais no segmento de médios, ambos se encontram para um confronto entre híbridos que chegaram há pouco ao Brasil. Veja qual dos dois vence
Tradicionais no segmento de médios, ambos se encontram para um confronto entre híbridos que chegaram há pouco ao Brasil. Veja qual dos dois vence
Toyota Corolla Hybrid e VW Golf GTE tiveram que se adaptar às novas tendências do mercado e viraram híbridos
Já estamos no início da nova era da mobilidade. E um dos sinais dos novos tempos é que até modelos que sempre tiveram tradição no mercado estão sendo eletrificados. Exemplo disso fica por conta da dupla Toyota Corolla Hybrid (R$ 124.990) e VW Golf, GTE (R$ 199.990), dois médios que ganharam versões híbridas e chegaram recentemente ao Brasil.
Tudo bem, existe uma boa diferença de preço entre ambos (R$ 75 mil). Mas ainda há poucas opções de híbridos no Brasil e levando em conta as principais e mais recomendáveis temos esses dois veteranos que se adaptaram à nova ordem do dia. Portanto, vamos aos prós e contras de cada um.
O Toyota Corolla Hybrid é nacional, montado em Indaiatuba (SP) e se tornou o primeiro modelo híbrido flex do mundo. Como sedã médio sem pretensões esportivas, conta com motor 1.8, de ciclo Atkinson (feito para ser mais econômico por exigir menos força do movimento acendente dos pistões), que rende 101 cv e razoáveis 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm.
Para ajudar na eficiência enérgética, existe o motor elétrico, de 72 cv e 16 kgfm de torque, carregado apenas nas frenagens e com o movimento das rodas, sem poder ser plugado na tomada, como o Golf. Porém, notamos que o Toyota consegue reciclar melhor e energia e enviá-la às baterias que o VW.
Outra vantagem do Corolla é que o motor a combustão pode ser abastecido com etanol, ao contrário do Golf. Isso acaba reduzindo o custo por quilômetro rodado no dia a dia. Por outro lado, levando em conta apenas o uso de gasolina, o VW consegue ser mais econômico, de acordo com os números do Inmetro (22 km/l na cidade e 19 km/l na estrada, ante 16,3 km/l e 14,5 km/l, do Toyota, respectivamente).
Então, se for usar apenas gasolina, o Golf também acaba tendo uma autonomia teórica maior, ainda conforme o Inmetro, com 880 km na cidade e 760 km na estrada, contra 700, 9 km e 623 km, do Corolla. Some-se a isso a possibilidade e poder carregar as baterias na tomada e terá no VW um carro capaz de rodar mais sem precisar abastecer. Mas, lembre-se: o VW custa R$ 75 mil a mais que o Toyota.
Além de gastar menos e ser plug-in, o Golf anda (bem) mais que o Corolla, já que, ao contrário do sedã, tem algum apelo esportivo. Para acelerar de 0 a 100 km/h o VW precisa de apenas 7,6 segundos, conta 12s do Toyota. A máxima do modelo da marca alemã também é mais favorável (222 km/h ante 180 km/h).
Trocando em miúdos, o Golf gasta menos e anda mais, entretanto, custa bem mais caro que o Corolla, cujo motor a combustão, até pela própria concepção, deveria ser econômico do que mostra na prática do dia a dia, o que reduziria essa diferençå de consumo O fato de ser plug-in também favorece o VW, contudo, não é tão fácil encontrar um ponto para recarga, ainda mais fora do eixo Rio-SP.
Toyota Corolla Hybrid é compra mais racional
Um ponto importante a ser considerado se você ainda está em dúvida entre esses dois híbridos é o tamanho do porta-malas e o espaço interno, quesitos em que o Corolla se sai melhor que o Golf. São 430 litros do Toyota contra 272 litros do VW, que conta com 2,63 de entre-eixos, ante 2,70 m do rival. Logo, ainda mais se a questão do desempenho não for tão importante como critério de escolha, fique com o Corolla.
O Golf vem importado da Alemanha, como parte de um lote de 99 unidades. Trata-se da sétima geração do hatch médio, que já deixou de ser fabricada. Mesmo assim, ainda é um carro bem moderno, eficiente e seguro, porém, mais recomendado para quem quer um híbrido com apelo esportivo. Quer saber do novo Golf GTE? A VW ainda não fala nada a respeito. Mas é bem provável que a oitava geração chegue apenas nas versões GTI e GTE, no segundo semestre do ano que vem, mostrada no Salão de Automóvel, em novembro de 2020.
Andando no GTE, um detalhe que chama atenção é que a questão da esportividade fica bem abaixo do GTI. Portanto, não se empolgue com os bancos quadriculados (Clark). E nem com o volante de três raios, como no GTI. A sensação é apenas de estar ao volante de um Golf 1.4 TSI com algum impulso do motor elétrico, mas nada muito convincente. Também precisam usar uma interface no cluster um pouco menos complicada. São muitos ponteiro digitais subindo e descendo ao mesmo tempo, o que fica bastante confuso.
Por dentro, as centrais multimídia ficam como o ponto mais contrastante entre as versões híbridas de Corolla e Golf. No VW o sistema funciona melhor, com mais rapidez, resolução da tela mais alta e mais recursos, o que inclui GPS embutido. Ambos os carros têm ar-condicionado bizone, volante multifuncional revestido de couro, retrovisor eletrocrômico, frenagem automática de emergência, faróis de LED, câmera de ré, entre outros equipamentos.
Mas o Golf vem com alguns itens extras quando o assunto é sofisticação, como freio de estacionamento elétrico e indicador de fadiga ao volante, hastes atrás para trocas de marcha sequenciais, mas nada que pareça justificar a grande diferença de preço em relação do Corolla, que se mostra uma compra mais racional, ao contrário do rival, mais levado pelo apelo emocional de ser uma versão esportiva.
Conclusão
As versões híbridas de Corolla e Golf são as mais interessantes do mercado hoje em dia, pelo menos até agora. Se estiver atrás de um modelo eletrificado e fizer questão de bom espaço e apenas mais eficiência do que a encontrada em modelos a combustão, o Corolla é uma boa pedida por um preço bem mais em conta que o Golf, que apesar de andar mais e gastar menos é voltado para um público específico, que aprecida uma pegada um pouco mais esportiva.
Ficha técnica
Toyota Corolla Hybrid
Preço: a partir de 124.990
Motor: 1.8, quatro cilindros, flex (Atkinson)
Potência: 101 cv (E) / 98 cv (G) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm
Transmissão: Automático, CVT , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / braços sobrepostos (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 225/45 R17
Dimensões: 4,63 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Tanque: 43 litros
Porta-malas: 470 litros
Consumo etanol: 10,9 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 16,3 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Ficha técnica
VW Golf GTE 1.4 TSI
Preço: R$ 199.990
Motor: 1.4, quatro cilindros, turbo, a gasolina
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Tanque: 40 litros
Porta-malas: 272 litros
Consumo gasolina: 22 km/l (cidade) / 19 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 222 km/h
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