Jornal Correio da Paraíba - Veículos - 24 de novembro de 2019
Veículos - Paraíba: Domingo, 24 de novembro de 2019 / I1
Hotel apresenta Jeep Wrangler feito de doces natalinos
Montagem completa levou 250 horas, com 227 kg de doces e 1 mil placas de biscoitos de gengibre; confira mais detalhes sobre a obra de arte
Biscoitos de gengibre não são difundidos no Brasil, mas fazem parte da cultura natalina da América do Norte e em alguns países da Europa. É normal que lojas de doces façam obras de arte para atrair mais clientes e bombar nas redes sociais. Ao invés de criar a casa do Papai Noel ou um boneco de neve de gengibre, um hotel de luxo no Arizona (EUA) decidiu inovar com a apresentação de um Jeep Wrangler .
O perfil oficial ainda publicou dois vídeos no Facebook. O primeiro mostra o curioso processo de criação do Wrangler adocicado em uma time-lapse. Como base, os confeiteiros e artistas utilizaram uma unidade do veículo utilitário que teve o seu conjunto mecânico removido. Uma vez no palco, o Jeep ganhou seu recheio.
Os funcionários começaram cobrindo o capô, para-lamas e a parte frontal da carroceria com barras de biscoito de gengibre. Em seguida, confeiteiros acrescentaram glacê manualmente em cada uma das placas. O número de detalhes chama atenção - tem até balas de menta revestindo os bancos.
A montagem completa do Wrangler natalino levou 250 horas - com 227 kg de doce e mais de 1 mil placas de biscoito de gengibre. Ainda que o modelo do hotel não tenha mais motor, o Wrangler 1986 que serviu de base para a obra de arte contava com duas opções mecânicas: 2.5 de quatro cilindros e 4.2 de seis.
I2
DeLorean DMC-12 elétrico faz drift sozinho; confira o vídeo
O objetivo é de aprimorar como os veículos autônomos atuam em situações perigosas
Já não é novidade falar de direção autônoma. Mesmo assim, a Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma maneira (muito) interessante de “andar de lado”. O DeLorean DMC-12 , o carro do filme “ De Volta para o Futuro ”, batizado de Marty, recebeu dois motores elétricos, que oferecem 71,38 kgfm de toque, além de alguns softwares de controle impressionantes para deslizar esbanjando muita precisão e sem qualquer intervenção humana.
Foram instaladas duas antenas de GPS para rastrear a localização e calcular a rota, além do exemplar 1981 também ganhar uma nova suspensão, freios maiores, uma gaiola de proteção e um conjunto de computadores instalados atrás dos bancos dianteiros.
O experimento foi realizado em velocidade de 50 km/h e “Marty” consegue fazer curvas de lado em torno de 40 graus. Segundo o engenheiro mecânico Chris Gerdes, o objetivo é de aprimorar como os carros autônomos lidam em situações perigosas, como superfícies escorregadias ou manobras de emergência.
I3
Hyundai Creta 2020 quer voltar ao topo. Confira impressões ao volante
SUV compacto mais vendido no ano passado, o Hyundai Creta passou pelas primeiras mudanças visuais desde o lançamento
O Hyundai Creta fechou 2018 como o SUV compacto mais vendido do mercado brasileiro. Mas este ano quem está se dando melhor é o Jeep Renegade , que fechou o acumulado até setembro com uma vantagem de mais de 9 mil carros sobre o SUV compacto coreano. E para tentar virar o jogo, a Hyundai aplicou as primeiras mudanças visuais do modelo desde o seu lançamento no Brasil, em 2017.
A maior parte das novidades foi reservada para a versão de topo Prestige, que ganhou antena do tipo barbatana, novas rodas de 17″, lanternas traseiras em LED, novos faróis principais e de neblina e para-choque frontal redesenhado trazendo luzes diurnas em LED. Por dentro, o destaque fica para os bancos de couro com revestimento bicolor em marrom e marfim.
Aproveitando o tapa no visual, a Hyundai acrescentou à lista de equipamentos retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e rebatimento automático dos retrovisores externos. Até então oferecida à parte, a chave pulseira Key Band passou a ser item de série. O acessório, além de permitir a abertura das portas e a partida do motor, funciona também como uma smartband . Integrada a um aplicativo para smartphone, traz um contador de passos e funções como alarme e marcador de horas de sono.
A Hyundai não mexeu no conjunto mecânico do Creta 2020. Mas com o fim da versão esportivada Sport, a Prestige se tornou a única da linha equipada com o motor 2.0 de até 166 cv e o câmbio automático de seis marchas. Apesar da potência elevada e dos 20,6 kgfm de torque, o conjunto motriz é apenas suficiente. O câmbio poderia fazer as trocas com mais rapidez, característica que incomoda nas retomadas de velocidade e que exige do motorista o uso constante das trocas sequenciais. E o consumo também assusta: abastecido com etanol, a média é de 6,9 km/l no uso urbano, segundo o Inmetro.
Montado sobre a mesma base do sedã médio Elantra , o SUV surpreende pelo conforto. O Creta não é recheado de itens tecnológicos, mas traz o mínimo para a sua faixa de preços e alguns destaques, como o banco do motorista com ventilação (único no segmento). Os ocupantes do banco traseiro tem saídas de ventilação exclusivas e um ótimo espaço para pernas, além de portas com ângulo de abertura de quase 90°.
Já o porta-malas leva bons 431 litros (um dos maiores dentre os utilitários esportivos compactos). Ao volante, destaque para o sistema de direção (com acerto bem leve) e para a suspensão, que agrada pela maciez mesmo em estradas de terra bem irregulares. Em resumo, o Creta não empolga, mas trata muito bem todos os ocupantes. Mas será difícil voltar ao topo do ranking com os novos rivais que surgiram – e os que ainda surgirão.
FICHA TÉCNICA
Hyundai Creta Prestige
Preço básico: R$ 80.990
Carro avaliado: R$ 107.990
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando continuamente variável (Dual-CVVT)
Cilindrada: 1999 cm³
Combustível: flex
Potência: 156 cv a 6.200 rpm (g) e 166 cv a 6.200 rpm (e)
Torque: 19,1 kgfm a 4.700 rpm (g) e 20,5 kgfm a 4.700 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,290 m (c), 1,780 m (l), 1,635 m (a)
Entre-eixos: 2,590 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 431 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.399 kg
0-100 km/h: 9s7 (e)
Velocidade máxima: 188 km/h (e)
Consumo cidade: 10,0 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Consumo estrada: 11,4 km/l (g) e 8,2 km/l (g)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: D (Utilitário Esportivo Compacto)
I4
Honda HR-V tem descontos de até R$ 6,5 mil na versão LX CVT
Modelo com motor 1.8 e câmbio CVT vai de R$ 94.990 para R$ 88.400; veja
A Honda preparou ofertas especiais para quem quiser passar a virada de HR-V com a promoção ‘Contagem Regressiva’. O SUV na versão LX CVT está sendo oferecido com bônus de R$ 6,5 mil, mais a supervalorização do usado. Dessa forma, o Honda HR-V vai de R$ 94.990 para R$ 88.400, com parcelas de R$ 999.
Na versão LX, o Honda HR-V tem motor 1.8 de 139 cv de potência e 17,4 kgfm de torque, com câmbio continuamente variável. De acordo com o Inmetro, seus números de consumo ficam na casa dos 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, além de 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com etanol.
Entre os equipamentos disponíveis, destaque para assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital, computador de bordo e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
I5
JAC lança rival do Compass, em versão única, com motor 1.5 turbo e câmbio CVT
Novo SUV médio da marca chinesa chega a partir de R$ 99.990 com uma lista bem recheada de equipamentos de série. Saiba mais detalhes da novidade
A JAC lança o SUV médio T60 no Brasil a partir de R$ 99.990. O carro chega para disputar um lugar de destaque no mesmo segmento do Jeep Compass, o líder absoluto de vendas, com 54.524 unidades entre janeiro e novembro, de acordo com o balanço da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Como principal atributo na briga com os rivais, o modelo da marca chinesa conta com a relação entre custo e benefício.
Na lista de itens de série, o JAC T60 conta com controles eletrônicos e estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, multimídia com tela de 10,25 polegadas, freio de estacionamento elétrico, câmera de 360° e painel de instrumentos digital com tela TFT entre outros equipamentos.
Como opcional, a fabricante oferece para o SUV médio o pacote com teto solar elétrico e bancos revestidos de couro por R$ 5 mil extras, o que leva o preço para R$ 104.990.
O JAC T60 da linha 2020 vem com motor 1.5 turbo, com injeção direta da gasolina e rende 168 cv e razoáveis 21,4 kgfm a 2.000 rpm. No sistema de transmissão está incluído o câmbio automático CVT , que simula seis marchas e a tração é dianteira. São números para acelerar de 0 a 100 km/h e, 9,6 segundos e atingir 195 km/h, diz a fabricante.
A reportagem de iG Carros está no lançamento do JAC T60 da linha 2020 e logo terá maios detalhes da novidade, inclusive as primeiras impressões ao dirigir.
I6
Kia Cerato SX 2.0: no rastro do Stinger contra os rivais Corolla e Civic
Nova geração do sedã médio muda tudo e ganha injeção de testosterona para ter mais apelo na briga por um lugar de destaque no segmento
Bem que olhei desconfiado para aquela frente que lembra a do esportivo Stinger quando bati os olhos no Kia Cerato 2020 estacionado na frente da redação. Será que dessa vez o sedã ganhou apelo mesmo? A dúvida foi sanada depois de alguns dias ao volante, o que incluiu saídas de pedágio e algumas curvas numa ida rápida ao interior de SP no feriado.
Aos poucos, fui me convencendo que o Kia Cerato 2020 ficou mais interessante que a geração anterior em alguns aspectos na briga no disputado terreno dos sedãs médios. Logo depois do lançamento, no final de setembro, a mídia destacou que o preço é um dos maiores trunfos do carro na comparação aos principais rivais. De fato, agora vindo do México e todo reformulado, modelo passou a ser mais competitivo.
Parte de R$ 94.990 na versão EX e chega a R$ 104.990 na topo de linha SX, que vem com ar-condicionado digital de duas zonas, luz diurna de LED, bancos com revestimento de imita couro e botão de partida entre os itens de série como itens que o diferenciam em relação à básica.
Mas não foi apenas o preço que me chamou atenção nesse Kia. Ainda lembrando o Stinger, agora Cerato ficou mais divertido de guiar. Além da nova plataforma, o carro recebeu o motor 2.0 do SUV Sportage, que gera 167 cv e razoáveis 20,6 kgfm em altos 4.700 rpm é verdade, mas, se for levado em consideração os apenas 1.283 kg, o Kia passa a ter a melhor relação peso potência ante Civic , Corolla e Cruze (7,7 kg/cv contra 7,9 kg/cv do Toyota, 8,3 kg/cv do Honda e 8,6 kg/cv do GM).
Na prática, isso significa que o Cerato ficou bem mais ágil que a geração anterior, superando o Civic na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,5 segundos, ante 10,9 s do concorrente. Apesar disso, Corolla e Cruze ainda são mais rápidos, com 9,2 s e 9 s, respectivamente. Além disso, com a maior leveza, o Kia se sai melhor nas curvas, mesmo com eixo traseiro de torção e borrachudos pneus coreanos Kumho 205/60R 16, enquanto a maioria dos rivais já conta com aro 17.
O motor 2.0 rende bem, mas é preciso manter o giro um pouco mais alto para poder extrair boa agilidade do carro. Quanto a isso, a boa notícia é que o isolamento acústico é elogiável. Pode acelerar que o interior se mantém sempre em silêncio e sem vibrações indesejáveis, mas o consumo acaba ficando um pouco prejudicado, principalmente com apenas etanol no tanque, embora fique próximo do que consume o rival Civic na cidade, conforme dados do Inmetro (7 km/l do Kia ante 7,2 km/l do Honda).
Acelerando o Kia Cerato 2020
Interior também tem itens do Stinger, como o volante e a central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play
Numa tocada mais animada, o carro dá conta do recado, mas ainda falta um pouco mais de refinamento na rapidez das respostas do acelerador e do câmbio automático de seis marchas com hastes atrás do volante revestido de couro, de base achatada e com um dos três raios de alumínio vazado. Os freios eficientes também são uma grata surpresa, transmitindo segurança em qualquer situação.
O que também agradou no Cerato é que o carro tem quatro modos de condução, que pode ser selecionados a partir de um botão ao lado da alavanca de câmbio. Pode-se escolher pelas seguintes opções: econômico, esportivo, conforto e smart, que se adapta ao modo de dirigir do condutor.
Ao ligar o sistema de som, também agradou a qualidade dos graves e agudos. A central multimídia é compatível com Apple Car Play e Android Auto e existem duas entradas USB, sendo uma delas para recarregar o celular, com maior amperagem. Em contrapartida não soou bem o mostrador digital do ar-condicionado com grafismo vermelho destoando dos demais, com fundo branco, mais atual.
Porém, entre pros e contras, o saldo do Kia Cerato 2020 é positivo até por causa do espaço interno, como o mesmo entre-eixos de 2,70 metros dos rivais, mas com o maior porta-malas da categoria, com 520 litros, ante 519 do Civic , 470 litros do Corolla e 440 litros do Cruze. Bom também é que basta se aproximar do carro com a chave no bolso para a tampa traseira se abrir, o que facilita a vida se as duas mãos estiverem ocupantes carregando pacotes, por exemplo.
Conclusão
A evolução do Kia Cerato da nova geração fica clara logo nos primeiros quilômetros ao volante. O carro ganhou certo apelo esportivo e passou a ter preço competitivo. Bom espaço interno e uma lista interessante de equipamentos também fazem parte dos atrativos. Vale considerá-lo entre as opções se a idéia é levar um sedã médio hoje em dia.
Ficha técnica
Kia Cerato SX 2.0
Preço: R$ 104.990
Motor: 2.0, flex, quatro cilindros
Potência: 167 cv (E) / 157 (G) a 6.200 rpm
Torque: 20,6 kgfm (E) / 19,2 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: automática, seis marchas
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,80 m (largura), 1,44 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Consumo: 10,1 km/l (cidade), 12,6 km/l (estrada), com gasolina
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Vel. Máx: 195 km/h
I7 - Qualitech
Hotel apresenta Jeep Wrangler feito de doces natalinos
Montagem completa levou 250 horas, com 227 kg de doces e 1 mil placas de biscoitos de gengibre; confira mais detalhes sobre a obra de arte
Biscoitos de gengibre não são difundidos no Brasil, mas fazem parte da cultura natalina da América do Norte e em alguns países da Europa. É normal que lojas de doces façam obras de arte para atrair mais clientes e bombar nas redes sociais. Ao invés de criar a casa do Papai Noel ou um boneco de neve de gengibre, um hotel de luxo no Arizona (EUA) decidiu inovar com a apresentação de um Jeep Wrangler .
O perfil oficial ainda publicou dois vídeos no Facebook. O primeiro mostra o curioso processo de criação do Wrangler adocicado em uma time-lapse. Como base, os confeiteiros e artistas utilizaram uma unidade do veículo utilitário que teve o seu conjunto mecânico removido. Uma vez no palco, o Jeep ganhou seu recheio.
Os funcionários começaram cobrindo o capô, para-lamas e a parte frontal da carroceria com barras de biscoito de gengibre. Em seguida, confeiteiros acrescentaram glacê manualmente em cada uma das placas. O número de detalhes chama atenção - tem até balas de menta revestindo os bancos.
A montagem completa do Wrangler natalino levou 250 horas - com 227 kg de doce e mais de 1 mil placas de biscoito de gengibre. Ainda que o modelo do hotel não tenha mais motor, o Wrangler 1986 que serviu de base para a obra de arte contava com duas opções mecânicas: 2.5 de quatro cilindros e 4.2 de seis.
I2
DeLorean DMC-12 elétrico faz drift sozinho; confira o vídeo
O objetivo é de aprimorar como os veículos autônomos atuam em situações perigosas
Já não é novidade falar de direção autônoma. Mesmo assim, a Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma maneira (muito) interessante de “andar de lado”. O DeLorean DMC-12 , o carro do filme “ De Volta para o Futuro ”, batizado de Marty, recebeu dois motores elétricos, que oferecem 71,38 kgfm de toque, além de alguns softwares de controle impressionantes para deslizar esbanjando muita precisão e sem qualquer intervenção humana.
Foram instaladas duas antenas de GPS para rastrear a localização e calcular a rota, além do exemplar 1981 também ganhar uma nova suspensão, freios maiores, uma gaiola de proteção e um conjunto de computadores instalados atrás dos bancos dianteiros.
O experimento foi realizado em velocidade de 50 km/h e “Marty” consegue fazer curvas de lado em torno de 40 graus. Segundo o engenheiro mecânico Chris Gerdes, o objetivo é de aprimorar como os carros autônomos lidam em situações perigosas, como superfícies escorregadias ou manobras de emergência.
I3
Hyundai Creta 2020 quer voltar ao topo. Confira impressões ao volante
SUV compacto mais vendido no ano passado, o Hyundai Creta passou pelas primeiras mudanças visuais desde o lançamento
O Hyundai Creta fechou 2018 como o SUV compacto mais vendido do mercado brasileiro. Mas este ano quem está se dando melhor é o Jeep Renegade , que fechou o acumulado até setembro com uma vantagem de mais de 9 mil carros sobre o SUV compacto coreano. E para tentar virar o jogo, a Hyundai aplicou as primeiras mudanças visuais do modelo desde o seu lançamento no Brasil, em 2017.
A maior parte das novidades foi reservada para a versão de topo Prestige, que ganhou antena do tipo barbatana, novas rodas de 17″, lanternas traseiras em LED, novos faróis principais e de neblina e para-choque frontal redesenhado trazendo luzes diurnas em LED. Por dentro, o destaque fica para os bancos de couro com revestimento bicolor em marrom e marfim.
Aproveitando o tapa no visual, a Hyundai acrescentou à lista de equipamentos retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e rebatimento automático dos retrovisores externos. Até então oferecida à parte, a chave pulseira Key Band passou a ser item de série. O acessório, além de permitir a abertura das portas e a partida do motor, funciona também como uma smartband . Integrada a um aplicativo para smartphone, traz um contador de passos e funções como alarme e marcador de horas de sono.
A Hyundai não mexeu no conjunto mecânico do Creta 2020. Mas com o fim da versão esportivada Sport, a Prestige se tornou a única da linha equipada com o motor 2.0 de até 166 cv e o câmbio automático de seis marchas. Apesar da potência elevada e dos 20,6 kgfm de torque, o conjunto motriz é apenas suficiente. O câmbio poderia fazer as trocas com mais rapidez, característica que incomoda nas retomadas de velocidade e que exige do motorista o uso constante das trocas sequenciais. E o consumo também assusta: abastecido com etanol, a média é de 6,9 km/l no uso urbano, segundo o Inmetro.
Montado sobre a mesma base do sedã médio Elantra , o SUV surpreende pelo conforto. O Creta não é recheado de itens tecnológicos, mas traz o mínimo para a sua faixa de preços e alguns destaques, como o banco do motorista com ventilação (único no segmento). Os ocupantes do banco traseiro tem saídas de ventilação exclusivas e um ótimo espaço para pernas, além de portas com ângulo de abertura de quase 90°.
Já o porta-malas leva bons 431 litros (um dos maiores dentre os utilitários esportivos compactos). Ao volante, destaque para o sistema de direção (com acerto bem leve) e para a suspensão, que agrada pela maciez mesmo em estradas de terra bem irregulares. Em resumo, o Creta não empolga, mas trata muito bem todos os ocupantes. Mas será difícil voltar ao topo do ranking com os novos rivais que surgiram – e os que ainda surgirão.
FICHA TÉCNICA
Hyundai Creta Prestige
Preço básico: R$ 80.990
Carro avaliado: R$ 107.990
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando continuamente variável (Dual-CVVT)
Cilindrada: 1999 cm³
Combustível: flex
Potência: 156 cv a 6.200 rpm (g) e 166 cv a 6.200 rpm (e)
Torque: 19,1 kgfm a 4.700 rpm (g) e 20,5 kgfm a 4.700 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,290 m (c), 1,780 m (l), 1,635 m (a)
Entre-eixos: 2,590 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 431 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.399 kg
0-100 km/h: 9s7 (e)
Velocidade máxima: 188 km/h (e)
Consumo cidade: 10,0 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Consumo estrada: 11,4 km/l (g) e 8,2 km/l (g)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: D (Utilitário Esportivo Compacto)
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Honda HR-V tem descontos de até R$ 6,5 mil na versão LX CVT
Modelo com motor 1.8 e câmbio CVT vai de R$ 94.990 para R$ 88.400; veja
A Honda preparou ofertas especiais para quem quiser passar a virada de HR-V com a promoção ‘Contagem Regressiva’. O SUV na versão LX CVT está sendo oferecido com bônus de R$ 6,5 mil, mais a supervalorização do usado. Dessa forma, o Honda HR-V vai de R$ 94.990 para R$ 88.400, com parcelas de R$ 999.
Na versão LX, o Honda HR-V tem motor 1.8 de 139 cv de potência e 17,4 kgfm de torque, com câmbio continuamente variável. De acordo com o Inmetro, seus números de consumo ficam na casa dos 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, além de 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com etanol.
Entre os equipamentos disponíveis, destaque para assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital, computador de bordo e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
I5
JAC lança rival do Compass, em versão única, com motor 1.5 turbo e câmbio CVT
Novo SUV médio da marca chinesa chega a partir de R$ 99.990 com uma lista bem recheada de equipamentos de série. Saiba mais detalhes da novidade
A JAC lança o SUV médio T60 no Brasil a partir de R$ 99.990. O carro chega para disputar um lugar de destaque no mesmo segmento do Jeep Compass, o líder absoluto de vendas, com 54.524 unidades entre janeiro e novembro, de acordo com o balanço da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Como principal atributo na briga com os rivais, o modelo da marca chinesa conta com a relação entre custo e benefício.
Na lista de itens de série, o JAC T60 conta com controles eletrônicos e estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, multimídia com tela de 10,25 polegadas, freio de estacionamento elétrico, câmera de 360° e painel de instrumentos digital com tela TFT entre outros equipamentos.
Como opcional, a fabricante oferece para o SUV médio o pacote com teto solar elétrico e bancos revestidos de couro por R$ 5 mil extras, o que leva o preço para R$ 104.990.
O JAC T60 da linha 2020 vem com motor 1.5 turbo, com injeção direta da gasolina e rende 168 cv e razoáveis 21,4 kgfm a 2.000 rpm. No sistema de transmissão está incluído o câmbio automático CVT , que simula seis marchas e a tração é dianteira. São números para acelerar de 0 a 100 km/h e, 9,6 segundos e atingir 195 km/h, diz a fabricante.
A reportagem de iG Carros está no lançamento do JAC T60 da linha 2020 e logo terá maios detalhes da novidade, inclusive as primeiras impressões ao dirigir.
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Kia Cerato SX 2.0: no rastro do Stinger contra os rivais Corolla e Civic
Nova geração do sedã médio muda tudo e ganha injeção de testosterona para ter mais apelo na briga por um lugar de destaque no segmento
Bem que olhei desconfiado para aquela frente que lembra a do esportivo Stinger quando bati os olhos no Kia Cerato 2020 estacionado na frente da redação. Será que dessa vez o sedã ganhou apelo mesmo? A dúvida foi sanada depois de alguns dias ao volante, o que incluiu saídas de pedágio e algumas curvas numa ida rápida ao interior de SP no feriado.
Aos poucos, fui me convencendo que o Kia Cerato 2020 ficou mais interessante que a geração anterior em alguns aspectos na briga no disputado terreno dos sedãs médios. Logo depois do lançamento, no final de setembro, a mídia destacou que o preço é um dos maiores trunfos do carro na comparação aos principais rivais. De fato, agora vindo do México e todo reformulado, modelo passou a ser mais competitivo.
Parte de R$ 94.990 na versão EX e chega a R$ 104.990 na topo de linha SX, que vem com ar-condicionado digital de duas zonas, luz diurna de LED, bancos com revestimento de imita couro e botão de partida entre os itens de série como itens que o diferenciam em relação à básica.
Mas não foi apenas o preço que me chamou atenção nesse Kia. Ainda lembrando o Stinger, agora Cerato ficou mais divertido de guiar. Além da nova plataforma, o carro recebeu o motor 2.0 do SUV Sportage, que gera 167 cv e razoáveis 20,6 kgfm em altos 4.700 rpm é verdade, mas, se for levado em consideração os apenas 1.283 kg, o Kia passa a ter a melhor relação peso potência ante Civic , Corolla e Cruze (7,7 kg/cv contra 7,9 kg/cv do Toyota, 8,3 kg/cv do Honda e 8,6 kg/cv do GM).
Na prática, isso significa que o Cerato ficou bem mais ágil que a geração anterior, superando o Civic na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,5 segundos, ante 10,9 s do concorrente. Apesar disso, Corolla e Cruze ainda são mais rápidos, com 9,2 s e 9 s, respectivamente. Além disso, com a maior leveza, o Kia se sai melhor nas curvas, mesmo com eixo traseiro de torção e borrachudos pneus coreanos Kumho 205/60R 16, enquanto a maioria dos rivais já conta com aro 17.
O motor 2.0 rende bem, mas é preciso manter o giro um pouco mais alto para poder extrair boa agilidade do carro. Quanto a isso, a boa notícia é que o isolamento acústico é elogiável. Pode acelerar que o interior se mantém sempre em silêncio e sem vibrações indesejáveis, mas o consumo acaba ficando um pouco prejudicado, principalmente com apenas etanol no tanque, embora fique próximo do que consume o rival Civic na cidade, conforme dados do Inmetro (7 km/l do Kia ante 7,2 km/l do Honda).
Acelerando o Kia Cerato 2020
Interior também tem itens do Stinger, como o volante e a central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play
Numa tocada mais animada, o carro dá conta do recado, mas ainda falta um pouco mais de refinamento na rapidez das respostas do acelerador e do câmbio automático de seis marchas com hastes atrás do volante revestido de couro, de base achatada e com um dos três raios de alumínio vazado. Os freios eficientes também são uma grata surpresa, transmitindo segurança em qualquer situação.
O que também agradou no Cerato é que o carro tem quatro modos de condução, que pode ser selecionados a partir de um botão ao lado da alavanca de câmbio. Pode-se escolher pelas seguintes opções: econômico, esportivo, conforto e smart, que se adapta ao modo de dirigir do condutor.
Ao ligar o sistema de som, também agradou a qualidade dos graves e agudos. A central multimídia é compatível com Apple Car Play e Android Auto e existem duas entradas USB, sendo uma delas para recarregar o celular, com maior amperagem. Em contrapartida não soou bem o mostrador digital do ar-condicionado com grafismo vermelho destoando dos demais, com fundo branco, mais atual.
Porém, entre pros e contras, o saldo do Kia Cerato 2020 é positivo até por causa do espaço interno, como o mesmo entre-eixos de 2,70 metros dos rivais, mas com o maior porta-malas da categoria, com 520 litros, ante 519 do Civic , 470 litros do Corolla e 440 litros do Cruze. Bom também é que basta se aproximar do carro com a chave no bolso para a tampa traseira se abrir, o que facilita a vida se as duas mãos estiverem ocupantes carregando pacotes, por exemplo.
Conclusão
A evolução do Kia Cerato da nova geração fica clara logo nos primeiros quilômetros ao volante. O carro ganhou certo apelo esportivo e passou a ter preço competitivo. Bom espaço interno e uma lista interessante de equipamentos também fazem parte dos atrativos. Vale considerá-lo entre as opções se a idéia é levar um sedã médio hoje em dia.
Ficha técnica
Kia Cerato SX 2.0
Preço: R$ 104.990
Motor: 2.0, flex, quatro cilindros
Potência: 167 cv (E) / 157 (G) a 6.200 rpm
Torque: 20,6 kgfm (E) / 19,2 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: automática, seis marchas
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,80 m (largura), 1,44 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Consumo: 10,1 km/l (cidade), 12,6 km/l (estrada), com gasolina
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Vel. Máx: 195 km/h
I7 - Qualitech

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