O, a ou lhe?

Lhe tem duas funções:
1. objeto indireto — complementa verbo transitivo indireto. É o caso de oferecer, agradecer, obedecer: Ofereci-lhe um cafezinho (a gente oferece alguma coisa a alguém). Agradeço-lhe o favor (a gente agradece alguma coisa a alguém). Obedecemos-lhe sem discussão (a gente obedece a alguém).
2. adjunto adnominal. Substitui o possessivo seusua, dele, delaAcariciou-lhe os cabelos (acariciou seus cabelos). Invejou-lhe o vestido (invejou vestido dela). Encheu-lhe os bolsos de balas (encheu seus bolsos de balas).
A e o funcionam como objeto direto: João ama Maria. (João a ama). O diretor cumprimentou os funcionários (o diretor os cumprimentou). Comprei o material exigido pela escola (comprei-o). Vi a professora entrando no shopping (vi-a entrando no shopping).
 É dúvida frequente o uso dos pronomes átonos "o(s)", "a(s)" ou "lhe(s)". Empregá-los corretamente requer algum conhecimento de regência verbal. Basicamente, as formas "lhe" e "lhes" substituem os objetos indiretos iniciados pela preposição "a" (deu a ela = deu-lhe, entregou a ele = entregou-lhe etc.).

Já as formas "o" e "a", bem como seus plurais, completam verbos transitivos diretos, ou seja, substituem os complementos não preposicionados (trouxe o documento = trouxe-o, espalhou a notícia = espalhou-a etc.).

É comum que, por terem regências diferentes, verbos semanticamente aparentados provoquem dúvidas quanto a esse assunto. Veja-se o caso do par "respeitar/ obedecer".

"Respeitar" é transitivo direto ("respeita-o"), mas "obedecer" é transitivo indireto ("obedece-lhe"). São muitos os exemplos, que a constância no manuseio da linguagem escrita acaba tornando familiares.

Um lembrete que pode ser útil é que os verbos transitivos diretos admitem a transposição para a voz passiva, diferentemente da maioria dos transitivos indiretos, intransitivos, de ligação e impessoais, e transitivos diretos seguidos de objeto direto preposicionado (obedecer, desobedecer e responder são consagradas exceções). Então, se admitir a formulação da frase na passiva, o verbo será um transitivo direto (logo, na voz ativa, será completado pelas formas "o", "a", "os" ou "as", não pelas formas "lhe" e "lhes").

Veja alguns exemplos: alguém é atingido (eles o atingem), alguém é respeitado (eles o respeitam), alguém é favorecido (elas o favorecem), algo é distribuído (eles o distribuem), alguém foi visto (eles o viram), alguém foi parabenizado (eles o parabenizaram), alguém foi atacado (eles o atacaram), algo foi impactado (eles o impactaram) e assim por diante.

Fazendo esse raciocínio, fica mais fácil não empregar o "lhe" no lugar do objeto direto.

Veja, abaixo, o fragmento corrigido:

...porque a imprensa tem de apresentar ao seu público os fatos que o atingem diretamente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções