Turismo - Chile

Chile

O Chile é um país estreito situado na costa do oceano Pacífico fazendo fronteiras com o Peru, Bolívia e Argentina. A cada ano que passa, mais turistas brasileiros se interessam em conhecer os encantos do Chile. Famoso por suas deslumbrantes e variadas paisagens, o país é também muito procurado pelos amantes dos esportes de inverno, que enchem as estações de esqui de Valle Nevado e Portillo, locais que vêm atraindo muitos brasileiros que antes se dirigiam a Bariloche.
Os chilenos são muito agradáveis e hospitaleiros com todos os estrangeiros, tornando o passeio pelo país bastante agradável.
AcomodaçãoLíngua
ClimaSaúde
Comes & BebesSegurança
ComprasServiços Consulares
ComunicaçãoViagem
DinheiroVisto
Diversão  

 Cidades

Santiago (capital)
Valparaíso
Viña del Mar
Antofagasta
Arica
San Pedro de Atacama
Temuco
Punta Arenas
Hanga-Roa

 Quando viajar

O Chile pode ser percorrido em todas as estações do ano, pois cada uma delas tem características especiais. No verão (de novembro a março), todo o país torna-se um lugar perfeito para percorrer. As praias recebem uma atenção especial. Apesar da água do oceano Pacífico ser fria, devido à corrente de Humboldt, as praias se enchem de vida e pessoas. Durante fevereiro, muitas comunas chilenas celebram suas próprias festas de verão. Nesta época, na Patagônia e no sul as chuvas param e os dias são ensolarados. Durante o inverno, abre a temporada de esqui no centro e no sul do país. No entanto, na zona norte há boas temperaturas e escassas chuvas.

 Organize sua viagem

Em um país com tantas atrações como o Chile, é importante organizar bem o seu roteiro, de forma a desfrutar ao máximo da sua estadia no país. A capital, Santiago, é uma cidade agradável e moderna, junto aos Andes. Nos arredores de Santiago há boa estações de esqui, como a do badalado Valle Nevado, onde uma excursão pode ser feita de carro saindo-se pela manhã e voltando à Santiago a noite. De Santiago há voos para Valdívia, Puerto Montt e Punta Arenas, no sul, e para Temulco, a uma hora de San Pedro do Atacama, norte do Chile.
Valparaíso é o porto de Santiago. Possui algumas áreas que não apresentam um bom aspecto, o que é uma pena, uma vez que a parte alta da cidade tem uma arquitetura tradicional de casinhas coloridas. Muitos imóveis estão sendo restaurados e transformados em bares animados à noite e em butiques charmosas. Ao lado de Valparaíso está Viña del Mar, uma famosa cidade praiana, muito procurada nos finais de semana pelos habitantes de Santiago. No verão, suas praias ficam lotadas. As águas são invariavelmente frias.
Já o norte do Chile oferece paisagens bem diferentes. O Atacama é um espetacular deserto e apresenta um visual imperdível para quem viaja a turismo.
No sul do Chile predominam as paisagens de montanhas nevadas e lagos, onde há boas opções para os que se interessam pelo turismo de aventura, como a subida de vulcões, passeios à cavalo e caminhadas. É onde ficam cidades consideradas como atrações turísticas no Chile, como Valdíva e Pucón (famosa por suas águas termais), Puerto Mont e Puerto Varas. De Puerto Montt se pode, alugando-se um carro, percorrer lindas paisagens de lagos tendo ao fundo imponentes vulcões, como o Osorno.
Na região da Patagônia, ficam Puerto Natales e o famoso e lindo Parque Nacional de Torres del Paine.

Chile (continuação)

Informações úteis

 Visto

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias. A cédula de identidade já basta para entrar no país, sendo que o documento deve estar em ótimo estado de conservação.

 Serviços Consulares

Embaixada do Brasil no Chile
Calle Alonso Ovalle, 1665 - Santiago
Telefone (00xx562) 698-2347
Fax (00xx562) 671-5961
Consulado do Brasil em Santiago
"Edificio Banco Exterior" Calle Enrique Mac-Iver, 225 - 15º Piso
Santiago – Centro
Tel. :(562) 441-9187

 Segurança

O Chile está entre os países com menor índice de criminalidade no mundo. A capital Santiago é uma das cidades mais seguras do hemisfério sul e os carabineros (policiais do chile) mantêm as ruas da cidade policiadas, seguras e tranquilas, mesmo à noite. Tentar subornar os carabineiros é ofensivo, pois eles são bastante confiáveis e honestos. Em caso de emergências, deve ligar a carabineros ao telefone 133. Para bombeiros o número é 132 e para a ambulância ligue 131. O número de informações gerais é 103.
Apesar de toda segurança, é bom ficar atento em algumas zonas periféricas das cidades, evitando os passeios noturnos em lugares solitários. Quanto à homossexualidade, apesar da descriminalização, ainda é um tema tabu no país, pois os chilenos são bastante conservadores.
Outra dica importante é não andar pelas ruas do Chile consumindo bebidas alcoólicas, pois você pode ser detido. Beba em locais apropriados como bares e pubs.

 Saúde

Atualmente, não se exigem vacinas nem exames médicos para entrar no Chile. No país não ocorrem doenças como a malária, febre amarela ou cólera.
O Chile se destaca pela qualidade do seu sistema de saúde e pelas clínicas modernas. O sistema de saúde pública que o país oferece está entre os melhores da América Latina. Existem serviços de urgência que também atendem a estrangeiros. Mesmo assim, é recomendável viajar com um seguro de saúde adicional e verificar atentamente sua cobertura. Os serviços médicos privados no Chile são de um valor mais elevado do que os que a rede pública de saúde oferece.
Quanto à alimentação, recomenda-se não comer produtos do mar crus e frutas sem lavar, além de estar atentos à comida comercializada na rua. A água no país é de boa qualidade, porém recomenda-se aos mais sensíveis a mudanças tomar água engarrafada, principalmente em áreas mais afastadas de cidades.

 Clima

Na capital Santiago as temperaturas têm uma média de 20ºC no verão, com máximas de até 36º C. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes. No inverno as temperaturas podem chegar a -2ºC, ainda que a média diurna seja de 10º C. Ao planejar qualquer viagem, deve-se considerar que a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode variar em mais de 20 graus.
No Norte, o clima é de caráter árido ou desértico com escassas precipitações. Todo o ano as temperaturas se mantêm perto dos 20ºC.
No centro e numa parte do sul do país o clima é mediterrâneo. As quatro estações estão muito bem definidas, com um verão seco e morno e um inverno chuvoso e frio.
Mais ao sul, as chuvas aumentam e o clima torna-se marítimo chuvoso, registrando fortes precipitações tanto no verão como no inverno. Na Patagônia, o clima é de estepe fria, caracterizado por uma grande amplitude térmica, fortes ventos, baixas temperaturas e muita neve no inverno.

 Língua

A língua oficial é o espanhol. O espanhol do Chile também é denominado castelhano, pela influência dos primeiros europeus que vieram de Castilha.

 Dinheiro

Moeda: a moeda oficial é o peso chileno. Circulam moedas de $1, 5, 10, 50 e 100 e notas de $500, 1000, 2000, 5000, 10000 e 20000 pesos. Todos os cartões de crédito, tais
como Visa, Master Card, Diners e American Express são aceitos, com exceção de alguns locais mais distante das cidades. Traveller-cheques e dólar são aceitos em todos os lugares. O câmbio pode ser efetuado nos bancos, aeroportos, casas de câmbio, shoppings e hotéis.
Os bancos abrem de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 14:00.

Chile (continuação)

 Compras

Em Santiago, para comprar produtos típicos chilenos (cerâmica, utensílios de cobre, lápis lazuli e estatuetas de madeira), vá até a Feira Artesanal Indígena, na frente do Cerro Santa Lucia. O bairro Bela Vista também oferece opções de artesanato.
Já os shoppings se concentram no bairro Las Condes. São eles o Alto Las Condes, que é o mais requintado, o Parque Arauco, o maior, e o Apumaque, o mais antigo. Tem ainda o artesanato chileno no Centro de Artesanato Pueblo Los Dominico, na av. Apoquindo. Uma ótima compra que se pode fazer são as joias em Lápis Lazuli, uma pedra semipreciosa só encontrada no Chile e Afeganistão.

 Comunicação

Telefone: uma grande rede de telefones públicos é distribuído na cidade, por isso é aconselhável comprar cartões telefônicos ou ter moedas a partir de 100 pesos. As chamadas internacionais são eficientes e não são tão caras. Todos os shoppings têm um call center onde você pode obter informações, fazer chamadas a cobrar e comprar cartões pré-pagos.
Correio: a empresa encarregada do serviço postal no país é a Chile Post. Os correios estão abertos durante a semana das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h. O envio é seguro, mas tende a ser um pouco lento, dependendo da localidade destino. Existe também um serviço de encomendas, que permite enviar pacotes de até 30 quilos.
Internet: no Chile, o uso de Internet está crescendo a cada dia. A maioria dos hotéis proporciona internet gratuita para seus hóspedes, tendo salas especiais com computadores ou tendo acesso com o seu próprio computador atráves de uma rede Wireless (Wi-Fi). Além disso, nas ruas existem muitos cybercafés que possibilitam o acesso. Se você possui seu próprio computador, a melhor opção é encontrar um café com conexão Wireless.

Chile (continuação)

 Viagem

Para viajar pelo país, existem duas companhias aéreas com vários voos diariamente a quase todas as cidades. Existem também várias empresas de ônibus que cobrem todo o país. Alguns servem comidas e bebidas não alcoólicas.
Há serviços de trem cobrindo Santiago até Temuco, Arica até La Paz e Calama aré Oruro. O serviço é lento, pouco confortavél e pouco confiavél nos dias de operação.
Nas cidades, existem táxis (na cor preta com o teto amarelo) que são baratos e paga-se de acordo a quantidade que o taxímetro marca ao fim da viagem. Pode-se ainda alugar carros em quase todas as cidades do país. Os requisitos são carteira de motorista, mais de 25 anos e cartão de crédito.

 Acomodação

O Chile oferece uma grande quantidade de opções de estabelecimentos para hospedagem, dentre eles hotéis, pousadas e alojamentos diversos. A maior parte das redes e estabelecimentos situam-se na cidade de Santiago, onde ocorre uma intensa atividade turística e comercial.
Os hotéis e as pousadas no Chile atendem à diversos tipos de turistas, desde os mais sofisticados, até os que procuram por algo mais simples. Além dos inúmeros hotéis requintados há ainda uma vasta oferta de hotéis e de pousadas que fornecem preços baixos, com estabelecimentos básicos, porém, bem limpos e com um bom atendimento. Em épocas de alta temporada é importante que você faça sua reserva de hospedagem com antecedência.

 Comes & Bebes

A comida no Chile é bastante cara. Se você não quer gastar muito, evite restaurantes em vias principais, optando por locais menos requintados. A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento dons da terra e do mar. Assim como em outras culturas da América central e do sul, o milho é Rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo (milho). Também as Cazuelas (caçarolas) de carne ou de aves, e as Parrillas (muito conhecidas na Argentina), mais especificamente o Asado Chileno à la Parrilla, são populares no Chile.
A extensa costa marítima chilena permite que os pratos de peixe sejam ricos e variados, sendo de salientar a Albacora ou Corvina a la mantequilla, o Congrio Frito, os Mariscales, etc. Integrada já na culinária internacional encontra-se a Empanada Chilena, que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos.
Mas a gastronomia chilena é tão rica como diversa em termos de regiões: a culinária patagônica é marcada pelo uso de cordeiro e Ostiones; no norte a preferência é pelos Cebiches e as Papas a la Huancaina, de origem peruana. No Centro-Sul, dominam as carnes sob todas as formas e para todos os gostos.
Quanto a bebidas, o Chile é famoso por seus excelentes vinhos que são exportados para o mundo inteiro. Em especial, podemos citar os vinhos do Vale do Maípo, onde são obtidos os melhores caldos tintos e brancos. Não deixe de experimentar o pisco, especialmente o "pisco sour", drinque preparado com suco de limão e açúcar.
Bares e restaurantes costumam vender cerveja de barril (chop), mais econômica que a cerveja engarrafada. Quanto à água, no Chile ela é potável em quase todo lugar.

Chile (continuação)

 Diversão

O Chile possui de tudo um pouco: neve, praia e deserto.

Passeios

Você gosta de vinhos? Que tal fazer um passeio e conhecer vinícolas famosas? Por ser um grande produtor de vinho, devido ao clima ideal para o plantio da uva, muitas vinícolas, como a Concha y Toro, realizam visitas guiadas.
Outro passeio interessante é o Cerro San Cristóbal, com 300 metros de altura. Para chegar ao alto, de onde é possível avistar boa parte da cidade de Santiago, é preciso ir de teleférico. Ao todo, são três paradas e o visitante pode descer e continuar a "escalada" entre a vegetação. No último estágio está mais um desafio: escadarias levam à estátua da Virgem Maria.

Noite

Providencia é o bairro boêmio, assim como o agitado Bellavista. À noite, por exemplo, os chilenos saem de casa e sentam-se em mesas de bares que ficam do lado de fora. Assim, eles aproveitam para apreciar um vinho sob a luz das estrelas.
Também pode-se desfrutar de momentos de diversão ou lazer nas discotecas, com música techno, house, drum and bass e rock; e em salsotecas, onde se faz presente a influência da colônia cubana no Chile, onde incitam a dançar e beber mojitos (coquetel de rum, açúcar e rótela). Dançar e compartilhar com a juventude é uma forma simples e divertida de conhecer um país e sua gente. Essa informalidade pode ser desfrutada junto a uma cerveja, um pisco sour ou uma taça de vinho.

Praia

Se você gosta de cidades praianas, pode conhecer também o litoral do Oceano Pacífico indo para Valparaíso e Viña del Mar. No verão, essas praias ficam lotadas.

Neve

Conhecer e brincar com a neve é também imperdível para quem vai ao Chile. Valle Nevado e Portillo são estações de esqui de primeira linha. Para se chegar a Valle Nevado, há excursões com agências de turismo, que podem ser conhecidas na recepção do hotel.
O Valle Nevado não foi planejado apenas para a prática de esportes de neve. É um centro de montanha, onde você também encontrará um mundo de atividades para todos os gostos e panoramas maravilhosos que permitem o merecido descanso.
Você terá a seu alcance cinema e a melhor gastronomia, animados programas com karaokê e música ao vivo, ou o relaxamento na piscina aquecida e no fitness center.
Há numerosos espaços que reúnem todas as comodidades para tornar sua estadia agradável. Para os grandes e os pequenos também há atividades e animações, inclusive exposições plásticas, palhaços, práticas esportivas, diversas oficinas, jogos de salão e baile.

Natureza

Para os que gostam de natureza e aventura, o Chile apresenta o Deserto do Atacama, diferente de tudo que você já viu. Imagine as imagens do deserto do Saara, acrescente bosques de cactos, piscinas térmicas, lagos coloridos, colunas de vapor d’água saindo do solo, centenas de flamingos, vulcões nevados e então terá uma pequena noção do que irá encontrar. As paisagens são supreendentes. As montanhas coloridas, o vale da Lua ao entardecer, o salar de Atacama, os geisers de Tatio, sempre vigiados pelo silencioso e gigantesco vulcão Licancabur, parecem ter saído de um filme de aventura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções