Turismo - Noruega

Noruega

Situada no extremo norte da Europa (Escandinávia), fazendo fronteira com a Rússia, Suécia e Finlândia, a Noruega encanta e atrai turistas pelo seu clima frio, suas paisagens, sua cultura e sua história. É a terra do Sol da meia-noite, terra de alces e cervos. A palavra Noruega significa "caminho para o norte". Sua costa é pontuada pelos fiordes, que chegam até a 1000 metros de profundidade.
A Noruega foi um reino Viking. Economicamente, é conhecida por suas exportações de petróleo e frutos do mar. A possibilidade de conhecer um passado Viking e suas histórias de conquistas ainda atrai muitos turistas à região da Escandinávia.
A natureza norueguesa é tão impressionante que chega a ser opressora. Existe água por todos os lados, assim como árvores, com seus tons de verde intensos. Assim, podemos dizer que na Noruega a água e o verde são os condutores dos passeios. Para muitos, esse país parece mais uma maquete, pois tudo está em seu devido lugar, como se fosse construído depois de muito bem planejado.
AcomodaçãoLíngua
ClimaSaúde
Comes & BebesSegurança
ComprasServiços Consulares
ComunicaçãoViagem
DinheiroVisto
Diversão  

 Cidades

Oslo (capital)
Bergen
Bodø
Drammen
Fredrikstad
Kristiansand
Stavanger
Tromsø
Trondheim

 Quando viajar

O clima na Noruega é mais agradável durante o verão, que ocorre de maio a setembro. Para quem procura neve, o ideal é viajar de dezembro a abril; porém, em algumas regiões montanhosas, a neve perdura até maio. A primavera (de março a junho) é intensa e a estação é conhecida pela abundância de água (em decorrência do derretimento da neve); logo, uma boa opção é visitar as cachoeiras e quedas d'água antes que elas desapareçam. Além disso, a estação oferece bastante sol e temperaturas agradáveis. Constatamos assim que o país pode ser visitado em todas as estações, pois cada uma delas oferece opções diferenciadas de lazer aos turistas.

 Organize sua viagem

Primeiramente, conheça as possibilidades de entrada no país:
Trem - pessoas vindas de países vizinhos;
Avião - pessoas vindas de outros países europeus e de outros continentes.
Ônibus - principalmente pela Eurolines, linha de ônibus que cobre boa parte da europa.
(É aconselhavel comprar sua passagem com antecedência.)
Barco/Navio - pessoas vindas da Bélgica, da Alemanha, da Dinamarca, da Inglaterra e da Islândia.
Carro - é possível entrar na Noruega de carro pela Suécia, pela Finlândia e pela Rússia.
Em um país com tantas atrações como a Noruega, é importante organizar bem o seu roteiro, a fim de desfrutar ao máximo da sua estadia. Nesse país, você poderá fazer atividades dignas de tornarem sua viagem inesquecível!  Opções como turismo rural, turismo cultural, turismo esportivo e aventuras diversas não faltarão! Se você decidir começar pelo turismo cultural, poderá visitar monumentos em Oslo, em Trondheim, ou ainda em Tromso. Taratam-se de cidades que possuem castelos, igrejas, catedrais, monumentos naturais e um centro histórico impressionante.

Se existe um turismo que merece destaque na Noruega, é o turismo esportivo. Desfrute de locais incríveis, como todo a zona norte, os Alpes Escandinavos ou a Lapônia Noruega. Prepare-se para se perder entre os brancos do gelo e da neve, praticando esportes como esqui, snowboard, caminhada nórdica, escalada, patinagem no gelo, entre outros. A Noruega conta com espaços naturais que proporcionam vistas incríveis a partir dos picos, do miradouro Preikestolen ou ainda a partir de Monte Floyen. Percorra os fiordes, observe orcas no norte e desfrute das cores do país durante a primavera e o verão. Esporte, cultura, natureza, lazer, aventura... tudo em um país só!

Noruega (continuação)

Informações úteis

 Visto

Os brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias. Porém, em alguns casos pode ser exigida a apresentação de passagem aérea de ida e volta para o Brasil.

 Serviços Consulares

Embaixada do Brasil na Noruega
Sigurd Syrs gt 4, 0244 - Oslo
Telefone +47  22 54 07 30
Fax +47 22 44 39 64
e-mail: consular@brasil.no
Real Consulado Honorário da Noruega - São Paulo
Rua General Almério de Moura, 780 - Morumbi - São Paulo - SP Cep:05690-080
Telefone:(0xx11) 3759-2379 Fax:(0xx11) 3758-5986
E-mail:consuladosp@consuladogeraldanoruega.com.br
Atendimento: seg/sex - 9h30 às 13h.
Real Consulado Geral da Noruega - Rio de Janeiro
Rua Lauro Müller 116, Sala 2206, Torre Rio Sul, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ Cep: 22290-160
Telefone: (0xx21) 2541-7732 Fax: (0xx21) 2275-0138
E-mail: cg.riodejaneiro@mfa.no
Atendimento por telefone: seg/qui: das 14h às 15h30 hs e sextas: 14h às 15h.
Atendimento geral ao público: 9h às 12h30.

 Segurança

A taxa de criminalidade na Noruega é muito baixa e reduzida, basicamente, a alguns episódios de roubo e vandalismo. Apesar disso, deve-se evitar certas ruas e regiões da capital Oslo ao anoitecer, como áreas próximas ao rio Akerselva e à rua Skippergata. Esteja sempre atento a seus pertences.
Cuidado extra também ao praticar esportes, utilize sempre os equipamentos adequados nas montanhas ou nas geleiras e opte pela visita guiada com um profissional. Animais selvagens também podem apresentar perigo aos desavisados (lembrando que há ursos habitando algumas florestas).
Os números de emergência são:
Bombeiros: 110
Polícia: 112 (Na dúvida, ligue para este número, pois também funciona como central.)
Ambulância: 113
O brasileiro que estiver em situação de perigo (acidente, morte ou prisão) no país conta com um número de telefone especial, destinado única e exclusivamente para emergências: (+47) 9345 0092 - ressaltando que ele não deve ser usado para informações em geral, apenas para emergências graves.

 Saúde

A qualidade da água no país é adequada, sendo a da torneira, em sua maioria, potável. Não é comum a incidência de intoxicação alimentar em turistas, pois geralmente os alimentos são bem lavados e preparados.
A Noruega oferece um clima quente no verão; portanto, apesar do frio da região, leve roupas leves. Já no inverno, os turistas que se aventurarem nas montanhas e em demais temperaturas abaixo de zero, devem usar roupas esportivas adequadas. Mudanças de temperaturas são comuns em um mesmo dia.
Caso necessário, a Noruega tem um número elevado de farmácias. Além disso, alguns medicamentos mais comuns (como aspirina e paracetamol, por exemplo) podem ser encontrados em supermercados e postos de conveniência.

 Clima

Apesar da localização geográfica norueguesa, o clima no país não é tão frio quanto o imaginado, podendo, inclusive, chegar aos 30 ºC (embora por períodos limitados). Nas regiões do interior, a temperatura pode cair para até -25 ºC.
No norte do país há mais neve e os dias, no inverno, tendem a ser escuros, em razão da inclinação planetária e da pouca incidência de sol. Em alguns locais, ocorre o fenômeno da "noite polar", isto é, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante alguns dias. Essa inclinação que, no inverno, condiciona a escuridão quase total durante o período, também proporciona o fenômeno conhecido como "Sol da meia-noite" durante o verão, no qual há sol o dia todo, ou seja, por alguns meses não há noite na região. Não é incrível?
Mais ao sul do país, embora não aconteça o fenômeno do Sol da meia-noite, no verão, o dia costuma ser mais claro e a noite mais curta do que o normal.

 Língua

Apesar de a língua oficial ser o norueguês, uma complicada língua do norte, a maioria dos habitantes fala inglês fluentemente. Logo, não é necessário aprender o norueguês. Aos turistas, recomenda-se ir pelo menos com o básico do inglês.
Outra língua bastante falada é o Sami. Nas cidades em que o idioma é falado (mais ao norte), as informações como sinais de trânsito são fornecidas em Sami e Norueguês. Além dos dialetos noruegueses, a capital Oslo, sendo uma capital multicultural, abriga línguas de todos os lugares do mundo.

 Dinheiro

Moeda: a moeda oficial é a coroa norueguesa (noske krone, cuja abreviação é kr.). Circulam moedas de $1, 2, 5, 10, 25 e 50 e notas de $50, 100, 200 e $1.000 coroas norueguesas.
Cartões: praticamente todas as lojas (com exceção de mercadinhos e postos dos correios) aceitam os principais cartões de crédito, como Visa e Mastercard. No entanto, é necessário apresentar documentação para fazer compras, por isso, leve sempre seu passaporte ou carteira de motorista consigo. Traveller-cheques e dólar são aceitos em todos os lugares. O câmbio pode ser efetuado nos bancos, aeroportos, casas de câmbio, shoppings e hotéis.
Saques: os terminais de caixas eletrônicos são chamados de "Minibanks" e podem ser encontrados por todas as áreas urbanas. Nos principais aeroportos e terminais de trem e ônibus, pode-se sacar euros, libras e também coroas suecas, dinamarquesas e norueguesas.

Noruega (continuação)

 Compras

Os horários de funcionamento dos estabelecimentos na Noruega já melhoraram bastante, mas muitas lojas, aos sábados, abrem apenas durante a manhã e quase todo o comércio fecha aos domingos. Os mercados funcionam geralmente das 10h às 23h durante a semana. As lojas de conveniência, como as grandes cadeias Narvesen e Mix (em todo o país), Deli de Luca (Oslo, Stavanger, Bergen) estão abertas desde cedo até tarde da noite todos os dias, com 24 horas de serviço nas grandes cidades. Em todo o país você encontrará postos de gasolina Statoil, Shell e Esso. Praticamente todos os postos oferecem opções de fast-food.
A maioria das grandes cidades da Noruega possuem inúmeros shoppings, embora ainda existam ruas comerciais, como Karl Johans Gate, por exmeplo. Tentar negociar valores e descontos é uma prática desaprovada em quase todas as lojas. Você até pode pechinchar, mas normalmente o preço que você vê, é o preço que você paga.
Dicas: aproveite sua estada na Noruega para comprar um lusekofte, casaco tradicional norueguês, ou um chapéu com estampas de flocos de neve. Dê-se ao luxo de adquirir pratos de porcelana de Porsgrunn, fornecedor de porcelana para os reis da Noruega, ou uma taça de cristal de Hadeland. Os amantes de queijo adorarão o gammelost, uma especialidade nacional.

 Comunicação

Telefone: a cobertura de telefonia móvel é universal em áreas urbanas e geralmente também é boa nas áreas rurais.
Correio: possui horário de funcionamento das 8h às 17h durante a semana (às quintas-feiras, o horário estende-se até as 18h). Em Oslo, durante a semana as agências ficam abertas até as 20h. Aos sábados, o atendimento costuma ser até as 13h.
Internet: a maioria dos lares noruegueses estão ligados à internet, o que acaba tornando rara a existência de cibercafés fora das grandes cidades, devido a um mercado relativamente pequeno. Grande parte das bibliotecas públicas têm acesso gratuito à internet. Se você tiver um laptop com conexão Wi-Fi, há zonas de internet sem fio em praticamente em todos os lugares (postos de gasolina, centros comerciais, cafés, shopping centers, hotéis ,etc). Nos hotéis, geralmente há um terminal disponível para uso dos hóspedes.

Noruega (continuação)

 Viagem

Aeroportos
O Aeroporto de Gardenmoen, em Oslo, é o principal aeroporto internacional da Noruega. Os demais aeroportos do país incluem: Sandefjord, Moss, Stavanger, Bergen, Trondheim e Tromsø.
Avião: o avião pode ser uma boa opção de transporte para as distâncias maiores, como entre Bergen e Oslo, ou para Tromso e Trondheim, bem mais ao norte. Os voos no sul da Noruega costumam ser mais baratos que os do norte.
Carro: as estradas da Noruega são boas e seguras, mas um automóvel não é o meio de transporte mais econômico no país. Aliás, durante o inverno evite viajar de carro, pois são necessários pneus próprios para neve ou correntes. Além disso, muitas estradas podem estar bloqueadas em razão do acúmulo de neve. Quanto mais para o norte você for, mais difícil será viajar de carro pelo país.
Trem: é o meio mais comum de se viajar pela Noruega. Os trens são confortáveis, mas não são de alta velocidade, como em outros países europeus. Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Noruega.
Ônibus: o ônibus é uma boa opção de transporte e geralmente costuma ser mais barato que o trem. No extremo norte da Noruega, o ônibus é o transporte público usual, pois não há trens na região. Há um sistema de passes de ônibus válidos durante 21 dias com uso ilimitado na Noruega.
Barco: o barco como meio de transporte é utilizado principalmente para a visita aos fiordes. Bergen é o ponto de partida para muitas excursões.

 Acomodação

A Noruega é um lugar relativamente caro tanto para se viver quanto para visitar. Logo, os turistas devem estar preparados, pois o alto custo de vida reflete nos preços cobrados por grande parte dos hotéis do país. No que diz respeito à acomodação, Paris, que é considerada uma cidade cara, ainda é consideravelmente mais barata que Oslo, para você ter ideia. Por isso, os albergues são opções bem econômicas de hospedagem. Nos sites a seguir é possível encontrar diversas opções de albergues na Noruega:
http://www.portuguese.hostelworld.com/findabed.php/Albergues/Oslo/Noruega
http://www.hihostels.no/
Para estadas longas (a partir de uma semana), considere a hipótese de alugar um apartamento, uma casa, ou mesmo uma cabana. Dependendo do período que você permanecer no país, esse tipo de acomodação pode sair bem mais em conta que a hospedagem em um hotel padrão.

 Comes & Bebes

O prato nacional da Noruega é o Fårikål, que consiste em uma caçarola com guisado de carne de borrego e repolho. Bife, medalhões, carnes de caça, veados, renas e alces são alimentos muito apreciados, assim como o salmão defumado, variedades fermentadas, bem como outros peixes. Se você gosta de pratos que contenham carne, não saia da Noruega sem experimentar rena, alce, cervo ou tetraz, típicos do país. Aprecie-os com um molho cremoso e, se desfrutar de um copo de vinho tinto, terá à sua disposição uma excelente refeição.
O almoço norueguês geralmente consiste de pão e snacks, em vez de pratos quentes, hábito que acaba sendo compensado pela refeição reforçada na hora do jantar. Por essa razão, pode ser difícil encontrar um restaurante aberto ou um lugar que sirva refeições quentes antes das 14h.
Outra especialidade da gastronomia norueguesa é o queijo de leite de cabra preparado de uma forma especial (brunost). Esse queijo castanho e doce não é muito conhecido fora da Noruega, mas é adorado pelos noruegueses de todas as idades. A carne curada ou seca (spekemat), sob a forma de presunto e salsichas secas, é uma comida popular na Noruega durante o verão. O Spekemat serve-se, em geral, com um pão tostado muito fino (mais uma especialidade norueguesa), natas azedas e ovos mexidos.
Recentemente, vários chefes de cozinha noruegueses ganharam prêmios internacionais em concursos de culinária de grande prestígio. Isso contribuiu para elevar os padrões dos restaurantes noruegueses e para desenvolver uma cozinha moderna com base em produtos tradicionais do país.

Quanto às bebidas, os noruegueses bebem bastante, mas o comércio de bebidas funciona um pouco diferente do Brasil. O único tipo de bebida alcoólica encontrada nos supermercados é a cerveja, e mesmo assim, só é possível comprá-la até as 20h nos dias de semana e até as 18h nos finais de semana. Nos supermercados não são comercializados vinhos, vodkas, uísques, etc.; essas bebidas podem ser adquiridas em casas especializadas, como o Vinmonopolet. O preço das bebidas no país costuma ser alto. As marcas mais conhecidas de cerveja são RingnesHansa e Frydenlund.

Noruega (continuação)

 Diversão

Estações de esqui - A Noruega é um país perfeito para quem curte praticar esportes de inverno. O esqui mais praticado é o de fundo de vale, por trilhas balizadas e iluminadas (já que no inverno quase não há sol nas regiões setentrionais do país). O principal centro de esportes de inverno na Noruega é Morgedal, em Telemark. Além de esqui, há opções menos radicais, como trenó motorizado ou puxado por cães.
Preikestolen (ou Prekestolen, que significa "Púlpito do Pregador" ou "Rocha do Púlpito") - É uma falésia de 604 metros que se ergue sobre o Fiorde de Lyse, em frente ao platô Kjerag, em Forsand, na Noruega. O topo da falésia é de aproximadamente 25 por 25 metros, quadrado e quase plano. É um lugar incrível e uma grande atração turística do país.
Bares - Durante a semana é comum encontrar noruegueses sentados em bares, desfrutando uma cerveja ou um bom vinho. Nos finais de semana, os noruegueses costumam se reunir na casa de amigos e dificilmente retornam para suas casas antes da meia-noite.

Passeios

Cabo Ocidental - Um roteiro turístico interessante para se fazer de carro na Noruega é Hamar e o Lago Mjøsa; Lillehammer, que em 1994 sediou as Olimpíadas de Inverno; as lindas paisagen do vale Gudbrandsdalen e as cidadezinhas de Vågå e Lom, famosas por suas igrejas do período medieval. Se tiver tempo para um pequeno desvio em seu roteiro de viagem, dê uma chegada a Dalsnibba, situada a 1494 metros acima do nível do mar; ou tome ferry pelo impressionante Geirangerfjord.
Helgeland e Lofoten - Outro roteiro turístico interessante é percorrer de carro a costa de Helgeland, famosa por sua beleza natural. O roteiro inclui áreas de montanha como o monte Torghatten e passeios de barco pelas ilhas do litoral.
Bergen - Existem várias opções de cruzeiros na Noruega, partindo de Bergen, mas não são baratos. Bergen não é apenas ponto de partida para a visita aos fiordes. É também uma cidade histórica e charmosa, com uma arquitetura típica e que conserva seu bairro medieval. Ruas como a Knøsesmauet são particularmente graciosas. Um dos melhores passeios em Bergen é tomar um teleférico até o alto do monte Ulriken: a vista da região é deslumbrante. De Bergen pode-se também chegar de carro ao Sognefjord, outro local com ricas paisagens.
Aalesund - Conhecida como a “capital do bacalhau”, Aalesund é uma cidadezinha muito graciosa, que vive da pesca e que fica a 50 minutos de voo de Oslo. Destruída quase completamente por um incêndio em 1904, Aalesund praticamente renasceu das cinzas. Situada sobre uma península e ilhas, Aalesund dá a impresão de ser uma espécie de Veneza nórdica, com seus canais e suas casinhas coloridas. Considerada uma das mais belas cidades da Noruega, foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Visita ao Polo Norte - De Kirkenes partem as expedições ao Polo Norte, visitas guiadas que normalmente custam 10.000 € por pessoa. A viagem ocorre a partir de Murmansk, na Rússia, e depois segue de helicóptero até a base russa Bornéu, que está situada sobre uma placa de gelo. De Bornéu ao Polo Norte, a viagem é realizada a pé. A aventura chega a ser um pouco perigosa, devido à existência de ursos polares na região.

Noite

A Noruega é um país com uma vida noturna agitada, a qual pode ser comparada à encontrada nos países latinos ou em cidades como Nova York e Paris. Oslo, Bergen e Trondheim oferecem numerosas possibilidades para quem deseja sair à noite, tais como bares, restaurantes e discotecas. Por volta da 1h, as discotecas do país já estão lotadas. A maioria das festas estendem-se até as 3h, qaundo a música e a venda de bebidas são suspensas.

Praia

As praias não costumam ser os grandes destaques da Noruega, uma vez que existem os fiordes. Entretanto, durante o verão muitos turistas ficam encantados com as praias norueguesas. Como o verão por lá é curto, não perca tempo e saiba desde já quais são as melhores praias da Noruega:
Praias próximas à Stavanger: na região sudoeste do país, o visitante irá deparar-se com belas praias de areias brancas, tais como Solastrand, Vigdel, Hellestø Beach, Orrestranda Beach, Vaulen e Godalen. A maioria delas fica a aproximadamente 15 - 40 minutos da cidade de Stavanger.
Praias em Oslo: na região metropolitana de Oslo, as melhores praias são Huk e Paradisbukta. Nessas praias, o nudismo é opcional e bem aceito pelos noruegueses. É possível chegar a qualquer uma dessas praias de ônibus.
Selje: ao longo da costa ocidental norueguesa, no distrito de Nordfjord, localiza-se a romântica cidade de Selje. Nela está Seljesanden, uma simpática praia que inclusive disponibiliza serviço de boat até Bergen.

Neve

Nos meses mais frios do ano (janeiro e fevereiro), grande parte da Noruega transforma-se num paraíso de neve. Nas áreas de baixa altitude do interior, tanto no norte quanto no sul da Noruega, as temperaturas no inverno podem cair muito, chegando, às vezes, a - 40 ºC no interior das províncias de Finnmark e Troms, e nas regiões centro e leste do país.   

Natureza

O país dos fiordes e do Sol da meia-noite é famoso por possuir paisagens naturais de rara beleza. Mais de 90% do território norueguês é ocupado por campos e florestas. Saiba mais sobre os principais fenômenos que podem ser observados e apreciados no país:
Fiordes: a Noruega tem como principal atração turística seus fiordes (fjords), ou seja, golfos profundos e estreitos entre altos rochedos, que recortam a costa do país no Oceano Atlântico. Eles são o resultado do derretimento das geleiras ocorrido no final da última era glacial, há 10 mil anos. A pressão das geleiras abriu fendas profundas nas montanhas, que posteriormente foram invadidas pelo mar. Os fiordes podem ser percorridos de barco. O ponto de partida para conhecer a região dos fiordes na Noruega é a cidade de Bergen. Há cruzeiros que navegam entre as muralhas de pedra de um lado e os fiordes do outro, um espetáculo impressionante.
Sol da meia-noite: no auge do verão, nas regiões mais setentrionais da Noruega, o sol nunca se põe (em razão da latitude). O astro chega a ficar bastante baixo no horizonte, como um pôr do sol avermelhado, para depois tornar a subir lentamente, sem que chegue a anoitecer. É fascinante ver o sol da meia-noite refletindo-se na neve. A cidade ideal para isso é Tromso, numa ilha, junto a um fiorde. O sol da meia-noite, em disco inteiro, é visível no cabo Norte, extremo norte da Noruega, desde 14 de maio até 29 de julho, aproximadamente.
Auroras boreais: no norte da Noruega outro fenômeno é igualmente grandioso: as auroras boreais são um espetáculo de luzes coloridas que parecem dançar no horizonte. O espetáculo faz parte das atrações turísticas que o país oferece. Obs.: as auroras boreais não são visíveis durante a época do Sol da meia-noite.
Ecoturismo: a Noruega é uma opção perfeita para os amantes do trekking e outras modalidades de ecoturismo. Em várias regiões do país há trilhas balizadas pelas montanhas e florestas. Existe inclusive a possibilidade de realizar trekking sobre geleiras, já imaginou? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções