Turismo - Portugal

Portugal

Portugal é o país do fado, do pastel, dos Manuéis e Joaquins, da Nossa Senhora de Fátima, das grandes navegações, da história do Brasil. Um dos mais antigos países da Europa, fica geograficamente distante das maiores capitais do continente.
Marcado pelo isolamento empobrecedor em que viveu durante os quase cinquenta anos da ditadura Salazar, Portugal esteve à margem dos grandes acontecimentos europeus do século 20, dando origem a um certo complexo de inferioridade nacional. A integração à UE, porém, está trazendo um ar cosmopolita às suas cidades.
O turismo é a maior aposta neste novo milênio e são bem visíveis os investimentos que o país vem recebendo. Um bom exemplo é a Expo 98 de Lisboa. Felizmente, como tantas outras cidades menores, a capital portuguesa ainda mantém uma nostálgica atmosfera provinciana, cenário perfeito a um viajante brasileiro.
AcomodaçãoDiversão
ClimaLíngua
Comes & BebesSaúde
ComprasSegurança
ComunicaçãoServiços Consulares
DinheiroViagem
  Visto

 Cidades

AlbufeiraLagos
AlcobaçaLisboa
BatalhaÓbidos
CoimbraPorto
ÉvoraPortimão
FaroSintra
FátimaTomar

 Quando viajar

A primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Portugal.

 Organize sua viagem

Uma primeira vantagem para nós, brasileiros, em visitar Portugal, é topar com gente que (quase sempre) entende o que dizemos, numa recíproca (quase sempre) verdadeira. A segunda, é um imemorável encontro com os reis, navegadores e poetas que frequentaram nossas aulas de história do Brasil. O país é pequeno, mas a variedade da paisagem portuguesa é muito grande. Lisboa e o rio Tejo ficam na região centro sul e sua margem leste, a região do Alentejo ("além do Tejo", dividido em alto e baixo) é florida mesmo no inverno, com cidades bem conservadas, vinhas e olivais. Mais ao sul está a turística Algarve, estreita fatia de território mediterrâneo. No outro extremo, ao norte, a região de Trás-os-Montes, a mais primitiva do país.

Portugal (continuação)

Informações úteis

 Visto

Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 3 meses de permanência.

 Serviços Consulares

Embaixada
Estrada das Laranjeiras 144. Lisboa
Fone: 21-724-8510
www.embaixadadobrasil.pt
Email: geral@embaixadadobrasil.pt
Consulados
Praça Luiz de Camões 22, 1 ESQ - Lisboa
Fone: 21-321-4100
www.consulado-brasil.pt
Email: consbras.lisboa@netcabo.pt
Avenida de França, n° 20 - 1° andar - Porto
Fone: 22-608-4070
e-mail: cgporto@mail.telepac.pt

Informações Turísticas

Os centros de informações turísticas são conhecidos como Postos de Turismo ou simplesmente Turismo. Geralmente você os encontra em estações de trem ou muito próximo a elas. Oferecem mapas, informações culturais, eventos e atrações em geral. Nas principais cidades, consegue-se um guia gratuito com informações específicas do local.

 Segurança

Sem maiores problemas, mas sempre é bom ficar atento, especialmente nas grandes cidades portuguesas e em suas ruelas estreitas e escuras.
Telefone de emergência:  112

 Saúde

As farmácias (farmâcias) costumam vender vários tipos de medicamentos que necessitariam de receitas em outros países. Funcionam das 9h às 13h e das 15h às 19h e podem ser identificadas por uma cruz verde iluminada.

Não se exige nenhum tipo de vacina para entrar em Portugal, porém é aconselhável vacinar-se contra febre tifoide e poliomielite.

 Clima

O inverno na região sul, principalmente nas costas de Algarve, é ameno, mas julho e agosto costumam ser meses extremamente quentes. De abril a outono, o norte do pais fica agradavelmente quente, mas com chuvas frequentes. O inverno nas regiões montanhosas do norte é bastante frio.

 Língua e Etiqueta

A maior diferença entre o português de Portugal e o nosso é, sem dúvida, o sotaque. De vez em quando soa meio estranho, ou mesmo engraçado. Para eles, nossas expressões e acentos são talvez mais familiares, graças às novelas brasileiras.

Os portugueses são muito amáveis, mas um pouco formais. Sempre trate um estranho por “senhor” ou “senhora”.

Embora a maneira de se vestir seja quase sempre informal, quando visitar igrejas ou outros templos procure cobrir braços e joelhos.

 Dinheiro

Moeda: o euro substituiu o escudo em 2002, à cotação de 1 euro para 200,482 escudos.
Câmbio: boa opção é no Banco do Brasil de Lisboa, que cobra uma comissão menor. Trocas também podem ser feitas em outros bancos, casas de câmbio e hotéis. Cartões de crédito são bem aceitos e permitem scar dinheiro dos caixas eletrônicos ATM.
Bancos: os bancos funcionam das 9h às 15h, de segunda a sexta.

Portugal (continuação)

 Compras

Portugal tem tradição em arte e artesanato e por todo o país pode-se encontrar uma ampla e interessante variedade de cerâmicas. No norte, a região do Minho oferece alternativas raras de presentes, como rendas e joalheria com filigranas de ouro.
Feriados: Ano Novo, 25 de abril (aniversário da Revolução), Corpus Christi, 10 de junho (Dia Nacional), 15 de agosto (Assunção), 5 de outubro (Dia da República), 1o de novembro, 1o de dezembro (Independência), 8 de dezembro (Imaculada Conceição) e Natal.
Horários Comercial: O comércio abre das 10h-19h. No sábado até 13h.

 Comunicação

Telefone: os telefones públicos aceitam tanto moedas quanto cartões (inclusive cartões de crédito). O cartão telefônico pode ser comprado em bancas, tabacarias ou no escritório da Portugal Telecom. Podem-se também fazer ligações das agências de correio.
DDI: 00351
Correio: o correio de Portugal costuma ser eficiente. A correspondência de primeiro porte (ou correio azul) e a internacional devem ser postadas nas caixas de correio azuis. As de segundo porte (ou normal), nas vermelhas.
Internet: em cyber cafés ou casas especializadas. Algumas bibliotecas públicas permitem o acesso gratuito. Nas maiores cidades há o Instituto Português da Juventude ou IPJ que também oferece internet sem custos.

Portugal (continuação)

 Viagem

O país é pequeno e as distâncias nunca são muito longas.
Avião: a TAP Air Portugal é a companhia aérea portuguesa responsável pelos voos internacionais. Os voos internos são operados pela Portugália e SATA. Empresas como Ibéria, Air France e Lufthansa fazem voos com escalas entre São Paulo e Lisboa.
Trem: não são todas as cidades que têm estações de trem, mas as principais são bem servidas. Conforme o percurso pode ser mais lento e barato do que o ônibus. Caminhos de Ferro Portugueses é a companhia ferroviária nacional, com 3 serviços: Intercidade (IC), Inter-regional (IR) e o Regional (R), este fazendo muitas paradas. Os dois primeiros são mais rápidos e a passagem custando quase o dobro do último. Todas as estações disponibilizam os horários dos trens em um grande painel, além de timetable, um livrinho com os trens regionais. De qualquer estação de Portugal pode-se fazer reservas para outros itinerários. Se quiser seu próprio timetable local, compre nas bancas o Guia Horário Oficial.
Ônibus: a principal companhia de ônibus é a Rodoviária. Existem basicamente dois serviços: expressos, que são os mais confortáveis e diretos, operando principalmente nas maiores cidades, e carreiras, com muitas paradas e horários não muito frequentes.

 Acomodação

A maioria dos centros de informações turísticas locais mantém listas dos principais hotéis. Ficar em cidades como Porto e Lisboa, onde a competitividade turística é maior, pode ser mais barato. As Pousadas da Juventude (HI) são realmente a melhor opção, com uma excelente infraestrutura, equipadas com cozinhas e sala de TV.
A maioria sem curfew e com café da manhã (bom, inclusive), além de roupas de cama. Preços variam, aumentando no verão. A carteirinha é sempre solicitada e o pagamento é normalmente efetuado na hora do check-in. No verão é recomendável fazer reservas, ou chegar cedo pela manhã. Em cidades menores, outra alternativa econômica são os quartos privados.
Para hotéis, há uma tabela oficial que os classifica por estrelas (de 1 a 5), mas com valores nem sempre respeitados. Diárias variam e o café da manhã não costuma estar incluído. Pechinchando, você pode conseguir baixar o preço, que em baixa estação são ainda mais negociáveis.

 Comes & Bebes

Come-se muito bem - e barato - em Portugal. Muitos restaurantes oferecem menus turísticos e pratos do dia. Atenção ao preço do couvert em alguns locais: pão, manteiga, queijo e azeitonas podem ser cobrados por unidade. Peça pela porção inteira ou meia porção. Em Portugal, típico não é só o que você come, mas onde você come: restaurantes, cervejarias, marisquerias e pastelarias.
Os aperitivos mais comuns são sanduíches, bolinhos e pastéis de bacalhau, sopas e prego em pão, que é carne com ovo. Os pratos tradicionais envolvem peixe, em geral sardinha, bacalhau e atum. A maioria dos restaurantes serve vinho da casa, mas o mais conhecido é, sem dúvida, o vinho do Porto. Experimente também a aguardente, uma pinga portuguesa. Doces costumam ser à base de ovos e queijo. Populares são as queijadinhas e o delicioso pastel de nata.

Portugal (continuação)

 Diversão

Muita gente vem a Portugal para praticar esportes, e há bons cursos de golfe no Algarve. Modalidades aquáticas, tanto no Algarve como na costa, são outras atrações. Espetáculos de Fado, música típica lisboeta, e também eventos culturais podem ser desfrutados nas grandes cidades e em festivais de arte anuais.
Guias de programação: ingressos para quase todos os eventos em Lisboa podem ser reservados pessoalmente ou por telefone na Agência de Bilhetes para Espectáculos (ABEP). Pague em dinheiro caso queira retirar o ingresso direto do quiosque. Cinemas e teatros não aceitam reservas por telefone ou cartão de crédito. A programação completa de eventos e guias de diversões, bares e clubes noturnos é divulgada em várias revistas de Lisboa.
Dança e música erudita: os templos da cultura em Lisboa são a Fundação Calouste Gulbenkian e o amplo Centro Cultural de Belém, que apresentam espetáculos de balé, ópera e concertos. A casa de ópera portuguesa é o Teatro Nacional de São Carlos. Há festivais de música erudita. Um dos melhores é o de verão em Sintra.
Teatro e cinema: em Lisboa, os amantes do teatro podem assistir a espetáculos portugueses e em língua estrangeira no Teatro Nacional Dona Maria II. Filmes Cult e clássicos do cinema internacional podem ser vistos na Cinemateca Portuguesa, que tem calendário mensal de exibição. Como no Brasil, em Portugal os filmes quase sempre são exibidos na versão original, com legendas em português.
Fado: o fado é a expressão da nostalgia e da melancolia. “Fado” significa destino, e o termo pode ser aplicado tanto a uma canção em particular quanto ao gênero musical. A emoção dominante é a saudade daquilo que se perdeu ou do que jamais se repetirá. É entoado com mais frequência por mulheres do que por homens, com acompanhamento de uma guitarra portuguesa (semelhante a um bandolim) e uma viola. Em geral, as casas de fado oferecem jantar e show. Pode ser um programa caro, portanto, vá apenas se de fato gostar de fado. As melhores casas são administradas pelos próprios fadistas: é o caso do Parreirinha de Alfama, cuja dona agora é Argentina Santos, uma das melhores cantoras do gênero.
Ar Livre: embora seja um país pequeno, Portugal oferece grande diversidade territorial e acolhe diversos esportes e atividades. Os esportes aquáticos são comuns ao longo dos 750km de costa. O melhor ponto para surfe é a mundialmente famosa praia do Guincho, perto de Cascais. O mar bravio, no entanto, só admite surfistas experientes. Na verdade, toda a costa atlântica pode ser perigosa para a prática da natação e de outros esportes aquáticos, o que explica o apelo exercido pelas calmas baías do Algarve, todas bem equipadas para todo tipo de atividade. Podem-se alugar pranchas de windsurfe e pequenos barcos a vela na maioria dos balneários – também há instrutores. As marinas de Lagos e o gigantesco complexo de férias de Vilamoura são os principais centros de iatismo. Muitas áreas do interior de Portugal são excelentes para trilhas, ciclismo e cavalgadas.
Golfe e Tênis: os melhores cursos de golfe de Portugal estão concentrados no Algarve, que tem se tornado um dos principais destinos europeus para as férias de aficionados. O clima suave permite que se jogue durante todo o ano, e muitos cursos foram elaborados por atletas profissionais. Alguns dos melhores exigem que o golfista tenha certa experiência, enquanto outros acolhem alunos de qualquer nível, provendo-os de excelente treinamento. Quem gosta do esporte pode agendar um período de treino nas férias. Para obter mais informações, contate a Federação Portuguesa de Golfe. Quadras de tênis são encontradas virtualmente em todo o pais, especialmente nas áreas de interesse turístico. Alguns dos maiores balneários do Algarve oferecem clínicas de tênis nas férias para quem aprecia o esporte.
Tourada: a tourada portuguesa difere da corrida de toros espanhola em diversos pontos. Em primeiro lugar, o touro não é morto na arena, e a estrela do espetáculo é o cavaleiro. Uma atração adicional portuguesa é a pega, atividade na qual uma equipe de homens, os forcados, lutam para derrubar e imobilizar completamente o touro usando apenas a força das mão e dos braços. O centro tradicional das touradas é Ribatejo, as Lisboa tem uma esplêndida arena neomourisca no Campo Pequeno, fechada temporariamente para reforma.
Brasileirada: Portugal gosta muito de brasileiros. Não sem razão, eles se sentem responsáveis pela nossa história. Atualmente, os portugueses compartilham muitas coisas conosco: as novelas da Globo, a rádio Cidade com locutores brasileiros, paixão pelo futebol, revistas (Veja e Exame) e muita música. Até os alfacinhas de Lisboa com os tripeiros de Porto alimentam a velha rixa que existe entre paulistas e cariocas. Portugal é assim, um Brasil mais velho, compacto e menos miscigenado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções