Turismo - Uruguai

Uruguai

O Uruguai ou República Oriental do Uruguai é o segundo menor país da América Latina, com uma população de 3, 3 milhões de habitantes. Juntamente com Argentina e Chile, é o terceiro país com o maior Índice de desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNDU). Possui um alto nível de alfabetização e o maior índice de educação dos países da América Latina, perdendo somente para Cuba. O Uruguai é considerado o país com maior índice de liberdade de imprensa da América do Sul. Em 2009, ultrapassou a Argentina e passou a ser o maior consumidor per capta de carne bovina no mundo.
AcomodaçãoLíngua
ClimaSaúde
Comes & BebesSegurança
ComprasServiços Consulares
ComunicaçãoViagem
DinheiroVisto
Diversão  

 Cidades

Colonia del Sacramento
La Paloma
La Pedrera
Montevideo
Paysandú
Punta del Diablo
Punta del Este

 Quando viajar

A melhor época para visitar o Uruguai é o verão, pois o inverno costuma ser muito frio e úmido. De dezembro a março as temperaturas variam de 18 °C até 28 °C.  Esse é um bom período para conhecer as praias do litoral uruguaio.

 Organize sua viagem

O Uruguai é um país pequeno e pode ser percorrido quase inteiramente por terra. Apesar de seu tamanho oferece diversos destinos turísticos como, por exemplo, praias, serras, campos e até estações termais.

No verão o destino mais procurado, principalmente por argentinos e brasileiros, são as praias uruguaias. A mais conhecida é a praia de Punta del Este, que fica no litoral do departamento (estado) de Maldonado. É considerada uma das mais importantes praias da América do Sul. Se destaca por sua beleza natural e por oferecer muitas opções de diversão e lazer, como inúmeros esportes e uma das noites mais badaladas do Uruguai. É conhecida mundialmente por ser um dos destinos preferidos de quem tem um poder aquisitivo mais elevado e por celebridades.

Em fevereiro acontece o carnaval uruguaio e Montevidéu é palco dessa grande festa popular uruguaia.

Uruguai (continuação)

Informações úteis

 Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Uruguai. É exigida apenas a cédula de identidade em boas condições. Cidadãos portugueses também não precisam de visto para ingressar no país, basta que o passaporte seja válido. O turista tem um prazo de 90 dias para permanecer no país.

 Serviços Consulares

Embaixada do Brasil – Uruguai
Endereço: Boulevard Artigas, 1328
Cidade: Montevidéu
Telefone:(00xx5982) 707-2119 / 2115 / 2036 / 2003 / 9690
Fax:(00xx5982) 707-2086
Email: montevideu@brasemb.org.uy
Site:http://www.brasil.org.uy/
Consulado Geral do Brasil – Uruguai
Endereço: Calle Convencion, 1343 - Ed. La Torre - 6° Piso
Cidade : Montevidéu
Cep:11.100
Telefone:(00xx5982) 901-2024 / 1460 / 900-6282 / 908-1713
Fax:(00xx5982) 900-0348
Email:conbras@consbras.org.uy

 Segurança

O Uruguai é considerado o segundo país mais seguro da América Latina. A capital, Montevidéu, é sempre bem policiada, o que proporciona tranquilidade aos seus visitantes. Porém, sempre é bom ter atenção, principalmente, durante a noite.

 Saúde

O Uruguai possui um sistema de saúde bem preparado para atender os estrangeiros. Atualmente, não se exige nenhum atestado de vacina ou exames para se entrar no país.

 Clima

O clima do país é temperado e não possui muitas variações climáticas. Os ventos provenientes do norte são úmidos e quentes e os do sul são frios e secos. O Uruguai é o único país que está totalmente situado dentro da zona temperada do Hemisfério Sul.

 Língua

O espanhol é o idioma oficial do país. O Uruguai é o único país não falante de português onde o ensino de Língua Portuguesa é obrigatório a partir da sexta série do ensino fundamental.

 Dinheiro

Moeda: a moeda oficial do Uruguai é o Peso Uruguaio (que equivale a 100 centésimos). São emitidas cédulas de 50, 100, 500 e 1.000 pesos e moedas de 1, 2, 5 e 10 centavos. Os cartões de crédito mais aceitos frequentemente são VISA, Diners Club e Master Card. O dólar americano tem grande aceitação em lojas, supermercados e restaurantes.

A maioria dos bancos abre das 13h às 18h de segunda à sexta.

Uruguai (continuação)

 Compras

As opções de compras mais tradicionais no Uruguai são os free shops das cidades de Chuí, Rio Branco e Rivera. Estas lojas oferecem uma gama enorme de produtos em um mesmo lugar. Encontra-se de tudo: roupas, perfumes, bebidas e todo o tipo de eletrônicos. Em Rio Branco e Rivera há mais lojas, mais infra-estrutura e opções de compra. Já no Chuí, o comércio é menor e não tem grandes lojas.

Dicas:

Os preços dos produtos nos free shops estão em dólar, mas a conversão pode feita na hora caso o pagamento seja feito em reais, pesos uruguaios ou cartão de crédito. Algumas lojas não aceitam o cartão de débito.
Horários:

O comércio abre de segunda à sexta das 9h30 às 19h30 e nos sábados das 9h até as 13h. Os shoppings abrem das 10h às 22h todos os dias, inclusive nos finais de semana.

 Comunicação

TELEFONE: o Uruguai conta com um bom serviço telefônico público. A empresa responsável é a ANTEL. Há muitos telefones espalhados pelas vias públicas uruguaias e existem também tele centros. Os telefones funcionam com cartões ou moedas.

Para maiores informações, consulte o site: http://www.antel.com.uy

CORREIO: a empresa que faz o serviço postal no Uruguai é o Correo Uruguayo que tem se desenvolvido bastante nos últimos anos. O país conta com o melhor serviço expresso da América Latina e com uma linha de selos comemorativos de acontecimentos históricos e pessoas importantes.

Para conferir os serviços prestados pelo correio uruguaio, consulte: http://www.correo.com.uy/

INTERNET: a internet é de fácil acesso no país. A maioria dos hotéis e hostels disponibilizam o serviço para seus hóspedes gratuitamente.

Uruguai (continuação)

 Viagem

Linhas aéreas: A principal companhia aérea do país é a Pluna Líneas Aereas.  O Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, e o Aeroporto de Laguna del Sauce, que fica em Punta del Este são os principais aeroportos uruguaios. As linhas aéreas que voam do Brasil para o Uruguai são: TAM, Gol e Pluna.

Barco: Outra opção é entrar no país de barco. Há linhas que fazem o trajeto de Buenos Aires, na Argentina, para as cidades uruguaias de Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este.

Trem: Não existem mais trens de longa distância no Uruguai.

Táxis: É uma opção barata e uma boa alternativa para quem não gosta de utilizar o transporte coletivo.

Aluguel de carros: Devido a sua pequena extensão territorial, o melhor é percorrer o país de carro. Para alugar um carro no Uruguai é necessário ter mais que 21 anos (em alguns lugares é preciso ter mais que 25), possuir cartão de crédito, a carteira de habilitação brasileira (CNH) e a Carta Verde (um seguro obrigatório de responsabilidade civil  exigido para circular nos países do Mercosul que pode ser adquirido em bancos, como o Banco do Brasil).

 Acomodação

O país está bem preparado para receber os visitantes. Conta com uma grande variedade de hospedagem. Hotéis, cabanas, hostels, alojamentos em fazendas, pousadas e campings são algumas das ofertas. O melhor é sempre reservar com certa antecedência, principalmente, se a viagem está planejada para o período do verão.

 Comes & Bebes

Há muitos pratos típicos da culinária uruguaia. A carne está presente na maioria deles. O churrasco uruguaio (asado uruguayo) diferentemente do churrasco brasileiro é asado com lenha e não com o carvão. O “chimichurri” (molho composto por vinagre, azeite de oliva e diversos condimentos, como a pimenta, que dependendo da quantidade usada pode deixar a mistura mais forte) é um bom acompanhamento para parrillada, uma mescla de carnes assadas na parrila (grelha).
Não se pode ir ao Uruguai e não saborear o tradicional “chivito”. Sanduíche, parecido com o bauru brasileiro, originalmente preparado com carne de cabrito (“chivo” em espanhol) que pode ser servido ao pão, ao prato e com batatas fritas. Há ainda a clássica “hamburguesa”, que como sugere o nome, é um tipo hambúrguer uruguaio que leva vários ingredientes típicos e pode ser encontrado em carrinhos espalhados pelas esquinas das cidades.
Outras comidas que fazem parte da gastronomia uruguaia são a “pascualina”, a “garrapiñada”, a “chaja” (saborosa torta que leva pêssegos, chantilly e suspiros) e os tradicionalmente conhecidos “dulce de leche” e “alfajores”.
O mate, assim como na Argentina, também é uma bebida típica do Uruguai. As cervejas uruguaias mais conhecidas são a Pilsen, a Patricia, a Norteña e a Zillertal. O vinho da uva Tannat tem grande produção e é muito apreciado no país.

Uruguai (continuação)

 Diversão

Passeios
Para quem gosta de turismo histórico, uma opção bem conhecida e uma das mais procurados pelos turistas é a visita a Colonia del Sacramento. Fundada em 1680, a cidade histórica oferece inúmeros passeios e atrai turistas por sua arquitetura colonial bem conservada, suas lindas ruas, suas igrejas, seus museus e seu lindo farol. Este passeio não fica tão distante de Montevidéu e os turistas que estiverem em Buenos Aires também podem fazê-lo, já que existem linhas de barco que fazem o percurso. A cidade possui uma grande opção de hospedagem, desde hotéis luxuosos até hostels e pousadas, que são uma alternativa mais simples. Tudo para atender a todos os tipos de visitantes. Colonia del Sacramento é considerada Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

Outro destino que pode ser muito interessante é o das termas de Salto e Paysandú. Este é um dos atrativos turísticos uruguaios que pode ser desfrutado durante o ano todo. A temperatura das águas varia de 38 °C até 45 °C. A região das termas conta com uma grande infra-estrutura para os turistas, com vários hotéis e restaurantes.  Nesta zona também está localizado o primeiro parque com águas termais da América do Sul, o Parque Aquático Acuamanía.
Noite
A noite uruguaia é movida pelos bares que oferecem música e dança aos seus visitantes.  No bairro Ciudad Vieja, em Montevidéu, se concentram muitos bares, pubs, restaurantes, casas noturnas e de espetáculos, onde se pode conhecer o melhor a cultura uruguaia e se divertir escutando ou dançando o tango uruguaio e músicas típicas.

Para quem gosta de jogos de sorte os cassinos são uma boa opção. O cassino mais famoso é o Hotel Conrad Resort & Casino que fica na praia de Punta del Este.
Praia
Embora seja um país pequeno, o Uruguai tem um litoral extenso e opção de praias é o que não falta.  La Paloma é um dos balneários mais conhecidos do litoral uruguaio e oferece diversas alternativas de lazer além de suas belas praias.

 Outra praia muito procurada pelos turistas é La Pedrera. Também situado no departamento de Rocha o balneário se destaca pela intensa vida cultural e noturna.

Punta del diablo, Cabo Polonio e Punta Ballena são alguns dos destinos uruguaios que mais recebem visitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para os cantos litúrgicos / Músicas que não deveriam ser cantadas na Missa

Pronúncia de líquido, liquidação e liquidificador

Italiano - Conjunções